[A4 B6] Audi A4 B6 1.9TDI 130cv AVF Sport - Simples, Prático e Fiável

Broas pessoal,

Assim começa o DB desta máquina, a qual considero um dos melhores motores alguma vez feito quer a nível de eficiência como de fiabilidade (para a potência que tem), no entanto não só de motor se baseia um veículo e ai entra também a qualidade de construção alemã.
Se quiserem passar a parte do "encher chouriço" desçam até ao -> AQUI


Voltando atrás no tempo:
- Fevereiro 2010: comprei o meu primeiro carro, Citroën Saxo 1.5D com 98 kkms de 2000. Versão base com o único extra que tanto me deu jeito, ar Condicionado (WIN!!!) :p
Na altura estava a estudar e queria investir numa "máquina" que me desse o mínimo de chatices mecânicas e o mais poupado possível. Acho que não poderia ter acertado melhor (para o orçamento que tinha).
Neste momento está com 220 kkms dos quais cerca de 50 kkms foram feitos durante 2014.
Confiava neste carro para dar uma volta pela Europa o problema é que as minhas costas deveriam partir antes de acabar a trip :lol:
Como era esperado poucas chatices me deu além de um ou outro problema crónico.

À coisa de 1 ano comecei a procurar um substituto para conseguir fazer as minhas viagens semanais a subir de descer a A25 entre Aveiro e Viseu que me conseguisse manter a velocidade cruzeiro acima dos 90 km/h :lol::lol::lol:
Tomando em consideração a pouca veia de mecânico que tenho, fui fazendo uma lista de veículos do segmento D, com nascença menor ou igual a Junho de 2007, que cumprisse o objectivo e do qual me deixasse uma sorriso de orelha a orelha cada vez que olhasse para ele :p

A lista foi encurtando e as minhas opções recaíram em primeiro lugar em 2 motores bastante distintos e no final surgiram 3 veículos possíveis:
1 - Honda Accord 2.2 i-CTDi Executive (também é TDI!!! :p ) Sedan construído no Japão entre 2006 e 2007 com poucos kms e muitos extras!
2 - Audi A4 B6 Sedan com motor 1.9TDI 130cv (ou seja construído entre 2000 e 2004, quanto mais recente melhor)
3 - Skoda Superb com motor 1.9TDI 130cv, com o máximo de extras construído até 2006 ou 2007

Razões:
1 - Sim, coloquei o Honda em número 1 pois seria a minha escolha 50/50, racional/emocional. Muito raros de encontrar pois os donos ficam com eles muito tempo e existem poucos. Ainda hoje agora viro a cabeça quando vejo um... :(
2 - Audi, escolha 75/25, racional/emocinal. Mais fácil de encontrar dadas as existências deste modelo por estas bandas. O principal problema é encontrar um em condições com poucos kms.
3 - 100% racional. Pouca existência e normalmente estão cheios de kms (taxis e afins). A maior vantagem é que estes carros vinham carregados de extras!!!

Um ano à procura sem me decidir qual das 3 opções iria aparecer primeiro e quando apareceu eu lancei-me.
AQUI

Audi A4 B6 1.9TDI 130cv (AVF) versão Sport Nacional na cor que mais gosto (cinza escuro - Dolphin Grey) com 142kkms. Apaixonei-me (eu e a minha mulher) no dia em que o vi! (fotos do dia em que se fechou o negócio)

O meu objectivo em direccionar-me para o segmento D era o conforto em viagens. Saiu-me o "tiro ao lado" já que vem com suspensão rebaixada, mas este facto é de certa forma mitigado pela maior parede dos pneus da jante 16, assim, não tenciono trocar de jantes num futuro próximo.
Ainda equacionei foi mudar a medida do pneu de 215/55 (origem) para 205/55 por razões de t€mpo, quer no preço dos pneus, quer na diminuição do consumo, mas descobri que esta medida 205/55 tem um perímetro um bocadinho menor que a 215/55 o que irá afectar a relação rotação pneu/motor e isso não me agrada. Assim sendo vai ficar assim por agora.

Só tinha um senão que me deixou um pouco de pé atrás... a manutenção... só tinha historial na marca até aos 45 kkms e depois nada......... apenas a última muda de óleo em 2012 :mad: ...com óleo ROADY :mad::mad: ......10w40!!! :mad::mad::mad::mad:
Pela "lenga lenga" do vendedor, o carro esteve parado numa garagem quase 2 anos por problemas nas finanças do antigo dono (já verifiquei e está tudo em ordem) e desde 2012 apenas fez 10 kkms. Informou-me também que a correia de distribuição foi trocada aos 90 kkms... fiz umas contas e isso deve ter acontecido em 2010... mais uma despesa.

Bem, apesar de tudo decidi avançar e fazer eu logo que possível uma revisão geral, que neste momento já está feita, apenas quis fazer cerca de 1000kms com ele para fazer fluir o óleo com 2 anos de estagnação e encontrar mais algum pormenor que devesse ser verificado.
E encontrei: barulho na coluna de direcção como se o braço estivesse seco ao virar para a esquerda, isto é mais perceptível se estiver numa rotunda e sequencialmente virar o volante de um lado para o outro enquanto dou a volta à rotunda...

Resumo:
Marca/Modelo: Audi A4 B6 2004
Motor e Transmissão: 1.9TDI 130cv (AVF) versão Sport, caixa 6v

Chassis: Suspensão Sport

Travões:
- Frente: OEM
- Trás: Brembo e pastilhas Textar

Jantes/Pneus:
- Originais Pack Sport: 16" Artis / Pneus 215/55
- Frente: Bridgestone Potenza RE050A
- Trás: Nankang NS-II

Exterior:
- Cor: Dolphin Grey
- Sensores de parqueamento traseiros (parecem OEM?)

Interior:
- Pack Sport
- Pack extra completo pele/couro (bancos completos, forra portas, manete velocidades, volante 3 spokes, apoio de braços,...)
- Computador de bordo (monocromático) com indicação de luzes fundidas (pois sei que os há sem esta função, dunno why)
- Radio Concert 2

O mais importante já está tratado ou está em fase de resolução: Manutenção
Material trocado todo escolhido pelo mecânico menos o óleo de motor, já que ele queria colocar Motul e fontes conhecedoras de óleo indicaram-me o Mobil 1 ESP como melhor opção (o mecânico deve ganhar á comissão pelos óleos motul já que só fala bem da marca e não usa outra...):
- Kit Correia de distribuição (INA) + Bomba de água + Líquido refrigerante (Motul Inugel G12, 50%)
- 4 Filtros novos (FRAM): óleo, diesel, ar e habitáculo com carvão activo
- Válvula filtro gasóleo (anti-retorno), parece que não tinha e foi colocada
- Óleo Mobil 1 ESP 5W30 com especificação 504 e 507 englobando a 505.01
- Discos travão traseiros (Brembo) e pastilhas (Textar)
- Óleo direcção (Motul Dexron III), não sei se foi o mais indicado...

Resultado da revisão feita:
- Tenho outro motor! Significativamente mais silencioso! ao ralenti e em carga.
- Infelizmente o barulho na coluna de direcção ainda persiste (embora inferior) mas tem de ser resolvido assim que possível.
- O mecânico ligou-o à máquina e confirmou que os kms na centralina estavam correctos! Agora queria confirmar isto por outra fonte assim que possível. Seja como for nunca estou safo de já terem sido martelados por quem sabe...

Fotos tenho poucas pois ainda não lhe fiz uma photoshoot no entanto ficam aqui as fotos do dia em que fui fechar negócio:

IMG_20150711_144731%20%28Custom%29.jpg


IMG_20150711_144742%20%28Custom%29.jpg


IMG_20150711_144752%20%28Custom%29.jpg


Upgrades no futuro:
- luzes cortesia nas portas DONE
- radio 2 din, RNS-E ou outro... ainda não tenho nada concreto em mente. Queria deixá-lo com o look OEM, mas as limitações do RNS-E deixam-me de pé atrás (falo de: bluetooth para chamadas, música e OBD reader, mapas em DVD, USB, WiFi,...)
- Eliminar EGR DONE (mais ou menos)
- Pintar as partes baixas à cor da carroçaria
- Patilha de abertura do apoio de braço (está partida) DONE
- Espelho do switch faróis DONE
- Shades para os vidros traseiros DONE
- Melhoramento amplificador antena DONE

Por agora é tudo! Assim que tiver mais fotos vou colocando.
Espero que gostem!
 
Last edited:
Olá! Sê bem vindo ao forum e à secção do veneno!

Quando puderes passa pelas apresentaçoes..

Quanto à bicha está porreirinha, coloca mais fotos aqui do interior e exterior para todos vermos e te podermos dar mais dicas quanto às mods.
Nâo faltam aqui projetos para ires sacando ideias

Boa sorte :)
 
Olá! Sê bem vindo ao forum e à secção do veneno!

Quando puderes passa pelas apresentaçoes..

Quanto à bicha está porreirinha, coloca mais fotos aqui do interior e exterior para todos vermos e te podermos dar mais dicas quanto às mods.
Nâo faltam aqui projetos para ires sacando ideias

Boa sorte :)


Já passei pelas apresentações antes de vir para aqui :p
Fotos incoming provavelmente no fim de semana pois ele está a precisar de banho
 
Já passei pelas apresentações antes de vir para aqui :p
Fotos incoming provavelmente no fim de semana pois ele está a precisar de banho

Começa a investigar as proximas mods, um kit usp ou algo do genero, quanto ao radio 2 din eu devo colocar um android com esqueleto rns.
 
Muito lindo o carro!
Estou a ver que estavas inspirado para escrever este testamento todo :D
Se quiseres mais mod's simples e baratas alem da egr, podes tirar o catalisador e meter um oil catch can.
Filtro de ar tipo K&N

Tendo isso acho que estas no ponto :p

---------------------

Já me esquecia, faltam ai duas ponteiras na traseira
 
Last edited:
Começa a investigar as proximas mods, um kit usp ou algo do genero, quanto ao radio 2 din eu devo colocar um android com esqueleto rns.

Tuning exterior só porque fica mais bonito e afins, não estou para aí virado (olha para o título do DB, sim vou fazer disto mais um DB do que projecto)
Android era o ideal caso não destoasse na consola central e tivesse boas compatibilidades... ainda está em fase de estudo. O que falas é algo deste género?
https://www.youtube.com/watch?v=Cu3vdq9lFnE

- - - - - - - - - -

Muito lindo o carro!
Estou a ver que estavas inspirado para escrever este testamento todo :D
Se quiseres mais mod's simples e baratas alem da egr, podes tirar o catalisador e meter um oil catch can.
Filtro de ar tipo K&N

Tendo isso acho que estas no ponto :p

Repro também não está nos planos. Oil catch can? Never heard of it. Vou pesquisar depois digo algo.
A eliminação da EGR era pois a dita cuja nada faz bem ao motor/óleo além de que aumenta os consumos.
 
Para um uso normal também não vejo necessidade.
Limpas a egr, eliminas fisicamente e eletronicamente. fica top, eu fiz isso no meu A3 e ficou top.
Tem de ser uma coisa bem feita o oil catch can. Orifícios bem grandes, uma cena bem pensada, fica top! Ou então uma mangueira para o chão também serve xD

Com tempo e pesquisas encontras mods boas para o carro.
O oleo e o combustível também faz toda a diferença.
 
Para um uso normal também não vejo necessidade.
Limpas a egr, eliminas fisicamente e eletronicamente. fica top, eu fiz isso no meu A3 e ficou top.
Tem de ser uma coisa bem feita o oil catch can. Orifícios bem grandes, uma cena bem pensada, fica top! Ou então uma mangueira para o chão também serve xD

Com tempo e pesquisas encontras mods boas para o carro.
O oleo e o combustível também faz toda a diferença.

Falaram me há uns dias que a melhor forma de eliminar a EGR era coloca lhe uma esfera (não sei onde) e que nem sequer era necessário eliminar electronicamente, não fazia interferência... Acho estranho mas como ainda não conheço a realidade destes motores... Se alguém souber, gostava de saber qual é o princípio de funcionamento dessa esfera.
Inutilizar canalizador, parece me desnecessário para o meu caso.
 
Falaram me há uns dias que a melhor forma de eliminar a EGR era coloca lhe uma esfera (não sei onde) e que nem sequer era necessário eliminar electronicamente, não fazia interferência... Acho estranho mas como ainda não conheço a realidade destes motores... Se alguém souber, gostava de saber qual é o princípio de funcionamento dessa esfera.
Inutilizar canalizador, parece me desnecessário para o meu caso.

Eu tinha a minha eliminada assim. Com a esfera no tubo de vaco que fica em cima.
Ativeia a egr e fiquei com melhores consumos, deixou de fazer coice ao mudar as mudancas em alta rpm e o carro aquece mais depressa o que tambem é bom.
O inconveniente é encher a admissao de carvao... mas neste momento prefiro a egr ligada.
 
Falaram me há uns dias que a melhor forma de eliminar a EGR era coloca lhe uma esfera (não sei onde) e que nem sequer era necessário eliminar electronicamente, não fazia interferência... Acho estranho mas como ainda não conheço a realidade destes motores... Se alguém souber, gostava de saber qual é o princípio de funcionamento dessa esfera.
Inutilizar canalizador, parece me desnecessário para o meu caso.

ja ouvi falar disso.
no meu meti junta cega e eliminei com o vagcom.
ja os meus consumos bauxaram
 
Eu tinha a minha eliminada assim. Com a esfera no tubo de vaco que fica em cima.
Ativeia a egr e fiquei com melhores consumos, deixou de fazer coice ao mudar as mudancas em alta rpm e o carro aquece mais depressa o que tambem é bom.
O inconveniente é encher a admissao de carvao... mas neste momento prefiro a egr ligada.

Encher a admissão de carvão e motor aquecer mais depressa é sinal de que a EGR está a fazer o seu trabalho, ou seja, recircular gases de combustão... É exactamente o contrário que se deseja fazer quando se elimina a EGR.
Se essa esfera bloqueia o tubo de forma a que a EGR esteja sempre aberta... então não obrigado!
 
Tuning exterior só porque fica mais bonito e afins, não estou para aí virado (olha para o título do DB, sim vou fazer disto mais um DB do que projecto)
Android era o ideal caso não destoasse na consola central e tivesse boas compatibilidades... ainda está em fase de estudo. O que falas é algo deste género?
https://www.youtube.com/watch?v=Cu3vdq9lFnE

- - - - - - - - - -


Sim desse genero, mas há um melhorzinho agora quadcore etc que me vou meter a comprar.

20Z6CbWl.jpg
 
Se queres manter o carro mais OEM então vai pelo RNS-E o rádio é muito bom , não tem bluetooth mas dá para aplicar , não tem usb mas também dá para instalar :

Rns-e
Módulo multimédia + TDT ( já ficas com USB e TV )
Câmara marcha trás
Jante 18
E já ficas com um bom começo :p

- - - - - - - - - -

Ah esqueci-me tens aqui um bom carro e uma boa base para um grande projecto , vê o projeto do goblin e vês o que dá para fazer :D
Ps: eu tirava as letras da traseira :lol:
 
Se queres manter o carro mais OEM então vai pelo RNS-E o rádio é muito bom , não tem bluetooth mas dá para aplicar , não tem usb mas também dá para instalar :

Rns-e
Módulo multimédia + TDT ( já ficas com USB e TV )
Câmara marcha trás
Jante 18
E já ficas com um bom começo :p

- - - - - - - - - -

Ah esqueci-me tens aqui um bom carro e uma boa base para um grande projecto , vê o projeto do goblin e vês o que dá para fazer :D
Ps: eu tirava as letras da traseira :lol:

Alguém sabe para que valores vai esse conjunto? (RNS-E + kit bluetooth + kit multimedia)
Outra questão: o kit bluetooth serve apenas para chamadas ou também dá para ouvir música com ligação a um smartphone?
As letras da traseira... hmmm... era capaz de ficar melhor ou pelo menos "mais limpo" sem dúvida... mas tenho bastante orgulho no coração que equipa esta máquina

Uma dúvida, parece-me que a temperatura do motor está programada para se manter nos 75ºC... em AE chega aos 90 e normalmente fica-se por aí, mas se apanhar uma descida por exemplo volta logo para os 75/80ºC. Termostato? não estou a pensar trocar assim tão cedo já que a correia de distribuição já foi trocada e pelo que verifiquei o termostato está logo por trás da mesma certo?

Fotos tiradas um pouco à pressa no link do primeiro post.
Tive um pequeno (grande) azar com o espelho retrovisor............. se alguma vez o tirarem ou sair por qualquer motivo, retirem a anilha que aperta o encaixe............... o resultado está nas fotos...
 
Back
Top