Audi A4 B8 após desligar o carro sistema refrigeração ligado

Boa tarde pessoal.

Não sei se esta pergunta já foi colocada, mas acho pertinente.

Adquiri recentemente um audi A4 B8 de 2008.

Já fiz cerca de 1200 km com ele, alguns km a esticar mais e outros nas calmas.

Hoje que está um tempo de chuva, notei uma coisa estranha (ou não, daí estar a fazer a pergunta):

Fiz alguns km nas calmas e a velocidades muito moderadas (80 / 100...) e quando cheguei a casa desliguei o carro e ele esteve à vontade cerca de um minuto e meio com o sistema de refrigeração a trabalhar.

Os km que fiz foram com o AC desligado e como vim nas calmas, achei estranho o sistema ficar a trabalhar depois de desligar o carro.

Gostava que alguém me ajude neste tópico, pois poderá não ser normal do carro e terei que ver o que se passa com quem me vendeu...

Cumprimentos
 
ricardobatista disse:
Boa tarde pessoal.

Não sei se esta pergunta já foi colocada, mas acho pertinente.

Adquiri recentemente um audi A4 B8 de 2008.

Já fiz cerca de 1200 km com ele, alguns km a esticar mais e outros nas calmas.

Hoje que está um tempo de chuva, notei uma coisa estranha (ou não, daí estar a fazer a pergunta):

Fiz alguns km nas calmas e a velocidades muito moderadas (80 / 100...) e quando cheguei a casa desliguei o carro e ele esteve à vontade cerca de um minuto e meio com o sistema de refrigeração a trabalhar.

Os km que fiz foram com o AC desligado e como vim nas calmas, achei estranho o sistema ficar a trabalhar depois de desligar o carro.

Gostava que alguém me ajude neste tópico, pois poderá não ser normal do carro e terei que ver o que se passa com quem me vendeu...

Cumprimentos

Por vezes no meu B8 também acontece isso! :roll:
 
philze disse:
é normal visto que tem bomba de agua adicionais para o arrefecimento mais homogenio

Mas é normal fazer isso regularmente ou só com tempo mais frio?

É que isso aconteceu-me algumas vezes à tarde, daí eu querer também saber qual a razão aparente, pois pode ser coincidência isso do tempo estar mais fresco....

Desde já, obrigado por a tua resposta.... fiquei mais descansado ;)
 
De qualquer maneira, gostava de saber se isto acontece a mais alguém e quais as razões em concreto, pelo que agradeço que me elucidem melhor...

cumprimentos
 
boas, eu tb tenho uma B8 e nunca reparei em tal coisa...
Mas agr vou ficar de olho pa ver se tambem faz...
abraço
 
...verifiquem se com o carro frio, o nivel de agua no vaso expansor tá ao nivel...
é só uma dica......

...esse tipo de arrefecimento, acontece, normalmente, para que a temp baixe mais rapidamente, e assim, ajuda a que o "sistema de refrigeração", não fique muito tempo sobre pressão...
...mas é normal acontecer, se estiver com muita temperatura quando se desliga o carro (normalmente penso que acima dos 104º )... e funciona tipo como uma "emergência", pois se o carro estiver abaixo dessa temperatura, nada acontece...

penso que não estou a dizer nenhuma asneirada...mas os peritos que se pronunciem...
 
Pois.... só que isso aconteceu quando a temperatura do carro estava normal, pois conforme já referi, nesse dia andei sempre a velocidades moderadas entre os 80 e 100km/h.... foi o que me deixou bastante confuso....
 
ricardobatista disse:
Pois.... só que isso aconteceu quando a temperatura do carro estava normal, pois conforme já referi, nesse dia andei sempre a velocidades moderadas entre os 80 e 100km/h.... foi o que me deixou bastante confuso....

deixa-.me dizer-te que o "estar normal" é relativo...pois, apesar de poderes ter o ponteiro nos 90º, este valor, na realidadade tem uma intervalo efectivo entre os 80 e poucos graus até aos 104 graus...salvo erro...
ou seja, o carro estando dentro deste intervalo de valores, o ponteiro, está sempre nos 90º
 
ricardobatista disse:
mas é normal o carro aquecer nessas velocidades e em tempo frio???

O carro aquece sempre até aos 90º 100º como ja explicaram aqui! Esteja Sol, frio, chuva, ou neve !!
Ou andes a 80 100 ou a 120 140 !
Acho que nao te podes controlar pelo tempo é mesmo assim o motor a funcionar gera calor !
 
Bom... nãosei se tem a ver mas...

O teu carro deve ter FAP, filtro de particulas... no meu antigo Peugeot 206 1.6HDI FAP... por vezes fazia viagens curtas e a ventoinha disparava.... desloquei.me à oficina e disseram-me que é normal, pois tem a ver com a queima do filtro de particulas. Ou seja... o carro ta a fazer a queima e nós desligamos o carro... nesta altura a ventoinha disparava....
 
Sim, o carro tem filtro de particulas, pois o homem disse-me que quando fosse fazer muda de oleo para ter cuidado por isso mesmo, por ter filtro de part....

então se isso é normal já fico mais descansado...
 
Estive a ler um pouco sobre o filtro de particulas e li também que até é normal o sistema refrig ficar a trabalhar após desligar o carro, mas também já me disseram que quando está a trabalhar não se deve desligar o carro....

Alguém me sabe dizer algo sobre isso????

Cumprimentos
 
Back
Top