Audi A4 B8 após desligar o carro sistema refrigeração ligado

Boas, tenho um A4 B8 e nunca me apercebi dessa situação.
Isso acontece-me às vezes é com o meu Peugeot 307 HDI, mas na marca disseram que é normal. Está relacionado com o filtro de particulas.
 
Também tenho um A4B8 e acontece-me isso também. Perguntei na oficina o que era e disseram-me que era a regeneração do filtro de particulas
 
Boas pessoal.

Aproveito para desenterrar este tópico, pois hoje, reparei que a minha A4 faz exactamente o mesmo.

De manhã, cerca da 8H00, no percurso de casa para o trabalho, cerca de 13 km, sempre nas calmas, nada de arranques, máximo 2500 RPM, assim que a estaciono e desligo, arranca a ventoinha da refrigeração. O líquido está no máximo. Já ontem pelas 15H00 me tinha acontecido o mesmo, mas não liguei porque estava mesmo muito calor. Agora, acontecer de manhã, numa distância tão curta e sem puxar pelo carro, acho improvável. Já agora, os entendidos, podem explicar, o que é que a ventoínha disparar poerá ter a ver com a regeneração do filtro de partículas?

Alguém tem mais informações sobre isto? Não sei se será muito normal, pois o carro anterior que tinha, 320d E91, também tinha FAP e nunca lhe ouvi a ventoinha.

Cumpts

Rodri
 
Exacto isso aconteçe porque o filtro esta a regenerar
nessa situação deves deixar as ventoinhas desligar e so depois desligar o motor
isso vai demorar uns 5 min

abraços
qualquer coisa apita
 
O meu tambem acontece isso e tenho um amigo q tem um A5 com o mesmo motor (esse carro tem cerca de 20 000 kms) e faz o mesmo, todos dizem q é normal.
 
É normal porque esta a regenerar não é por estar quente
dai alguns carros darem muitos problemas de fap,s
isto devia ser tudo explicado na compra do carro mas as marcas querem é vender
enfim

abraços
 
Pois é pessoal.

Ontem passei muito tempo pesquisar sobre o assunto, e parece que acontece mesmo devido à regeneração da FAP.
A minha só me fez isso na 2ª à tarde e ontem de manhã. Depois já não fez mais.

Uma coisa que reparei durante a condução ontem de manhã, ou seja antes de ter disparado a ventoinha, é que no computador de bordo aconselhava-me sempre mudanças mais baixas do que o habitual. Segundo sei, quando a FAP está a fazer a queima, necessita que o motor ande num regime com mais RPM's, daí ele estar sempre a aconselhar uma mudança mais baixa.
E pelo que li, os carros que fazem percursos mais curtos diariamente, têm tendência para fazer a regeneração da FAP mais vezes.


Cumpts

Rodri
 
Curioso...

Ainda há tempos vi este vídeo, que vos deve interessar!


De facto é como o rafael diz. Se calhar evitavam-se problemas com os FAP, se na compra informassem as pessoas.
 
Last edited by a moderator:
Efetivamente está relacionado com a regeneração, apesar desta apenas ser feita com o motor a trabalhar.
No entanto, como a regeneração implica um aumento de temperatura junto ao FAP na ordem dos 800ºC e se a paragem do carro coincidir com o momento em que o filtro está a regenerar (altas temperaturas), mesmo com o motor desligado há necessidade de haver dissipação do calor através dos moto-ventiladores.

Abraço
 
Efetivamente está relacionado com a regeneração, apesar desta apenas ser feita com o motor a trabalhar.
No entanto, como a regeneração implica um aumento de temperatura junto ao FAP na ordem dos 800ºC e se a paragem do carro coincidir com o momento em que o filtro está a regenerar (altas temperaturas), mesmo com o motor desligado há necessidade de haver dissipação do calor através dos moto-ventiladores.

Abraço

Boa explicação. Eu não o faria melhor.

Cumpts

Rodri
 
Boas eu também uma Audi A4 b8 2008 143cv sempre que ligo o motor basta de andar só um km volto a desligar o motor e o ventilador começa logo a trabalhar mesmo com a temperatura abaixo dos 90° o carro tem o fap anulado. Já foi feito 3 ou 4 diagnósticos não aparece erro ninhum, acho muito estranho o carro não gasta água nem aquece

Alguém me consegue dizer o problema?
Deixo o meu e-mail caso queiram me ajudar. arsenio.fialho192@gmail.com
 
Back
Top