audi A6 4F C6 3.0TDI quattro - 6HP19A

Boas,
A ver se me dão umas ideias do que possa ser...

A minha carrinha tem cerca de 270.000kms, tendo eu trocado o óleo e filtro da caixa de velocidades automática há cerca de 20.000kms.
Para não facilitar, utilizei o óleo da ZF Lifeguard 6. Também sei que poderia usar o 8, mas para isso deveria programar a caixa. Assim levou o original para o ano do carro.

O que eu noto e que me incomoda um bocadinho é que as mudanças não mudam sempre da mesma forma. Há vezes que a caixa está tão espectacular que nem a conheço, mudando tudo certinho quase sem notar as passagens, há outras que fica feita parva sem mudar a mudança e depois muda de forma brusca.

Outra coisa que me aconteceu, mas que agora não tem feito, é eu estar a fazer marcha-a-trás para subir um passeio e ela não querer subir. Fica como se em ponto morto e eu acelero e não anda...

Alguém tem alguma ideia?
 
Venho trazer-vos as últimas novidades sobre este assunto...
Depois de muito pesquisar e ver alguns vídeos, descobri que é normal necessitar de reparar os blocos de válvulas das caixas automáticas, nomeadamente da 6HP19 que equipa a audi.
Com os kms e por vezes faltas de manutenção, começam a ter perdas nas próprias valvulas ou então poderão ter problemas nos solenóides.
Ora, a SONNAX desenvolveu um kit de reparação/upgrade exactamente para situações de perdas de pressão no bloco de válvulas.
Este fim-de-semana, depois de encomendar as peças todas de Inglaterra (peça de ligação do bloco de válvulas à caixa, Sonnax Zip Kit, placa/junta de separação do bloco, 7 litros de óleo ZF Lifeguard 6, Filtro de óleo e junta do cárter) meti mãos à obra:
1º Retirar o óleo da caixa;
2º Tirar o carter da caixa;
3º Retirar o bloco de válvulas;
4º Abrir o bloco de válvulas e limpar tudo com spray limpa travões (limpa bem e evapora rápido) - 4 latas deve chegar;
5º Substituir todas as peças pelas do kit sonnax;
6º Voltar a fechar o bloco de válvulas com uma nova placa/junta;
7º Colocar a nova peça de junção do bloco à caixa e apertar o bloco no sítio;
8º filtro novo, junta do cárter nova, fechar tudo;
9º encher de óleo - atenção que vai levar cerca de 6,5L, por isso comprem no mínimo 7L.

Resultado: Nem parece a mesma!! Toda muito mais certinha, mudanças de velocidades como deve de ser, parece que ficou com mais força e seguramente os consumos vão melhorar.

Cuidados a ter: vejam antes alguns vídeos no youtube (essencial até para conseguirem fechar o bloco sem problemas) e reservem um a dois dias para o trabalho e muita paciência. Eu consegui fazer num único dia mas desde manhã até perto das 24h, com a ajuda de 2 amigos.
Mais, se pensarem em fazer alguma coisa no bloco de válvulas comprem SEMPRE a placa/junta do bloco, porque a que lá estiver vai ficar estragada.
Chave dinamométrica é outra coisa essencial. Os parafusos do bloco apertam a 8Nm e os do carter de ferro a 14Nm. Não inventem e não confiem muito no olhómetro para não ficar mais caro do que tem de ser.
 
ASSIM ESTÁ BEM... Alguém que vem aqui pedir ajuda e vem novamente diser como fez e como se resolve.... Espetáculo...
 
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