audi a6 - arranque soluços apenas em inclinação subida

boa noite,
tenho uma carrinha a6 com 180k.
quando em inclinação subida (apenas em subida!) arranco após ligar o carro ou em transição de marcha a trás, o carro dá uns belos safanões, depois lá segue. é de caixa automática.
já fui à soauto, dizem ser um chicote qualquer da caixa que custa mais de 1000€!
achei estranho... então o chicote só falha em subida?
não há registo de anomalias, o software foi todo atualizado - os sintomas mantém-se.
a solução é evitar estacionar em subidas, desligar a ignição automática em trânsito para evitar quando páro em subidas.
se estiver numa subida, páro o carro sem desligar ignição e arranca, tudo é normal!
caixa sem problemas... também me foi dito que estas caixas já não mudam óleo.
ainda não consegui testar, mas disseram-me para experimentar desligar o estabilizador para ver se o comportamento se mantém.
alguém está a ver o que possa ser? faz sentido poder ser do estabilizador?
não queria gastar 1000€ sem certeza de que não é qualquer outra coisa muito mais básica, simples e barata.
muito estranho ser apenas em subida e após ligar o motor ou transitar de mudança. parece que está a gagejar até arrancar e estabilizar! se arrancar muito lentamente arranca melhor - mas tem que ser com muito jeitinho!
já deu para perceber que o meu forte não é carros ;) qualquer pista/ajuda é vem vinda.
obrigado
 
Antes de mais, ligar ao cabo de diagnostico vagcom. Se não possuires um, pede a um user para te fazer um scan.
 
Então isso deverá passar por verificar toda a cablagem, fichas e caixa. Berbicaxo. Não faço ideia se algem ja passou pela mesma situação aqui no forum.
O teu a6 de que ano é e tem travão eletrico?
 
Last edited:
Se não me engano as dsg do grupo vag são de embraiagem com bimassa ou de dupla embraiagem com bimassa.... Mas há mais marcas com caixa automática com embraiagem normal.....
 
De que ano é o carro?
Tanto pode ser embraiagem como conversor de binário (acho que se chama assim) , tudo depende do ano e da caixa que lá tiver.
Mas antes de pensar em mudar embraiagem e afins, muda o óleo dessa caixa que pelos kms já devia de ir na 3° muda de óleo...(isto se ainda não foi feito), as vezes a muda de óleo resolve...mas mesmo assim é raro.
Também pode ser a mecatrónica da caixa a dar o berro...
Mas prepara-te que pode vir uma conta pesada
 
olá. é de maio 2012. na soauto confirmaram que estas caixas não mudam óleo.

De que ano é o carro?
Tanto pode ser embraiagem como conversor de binário (acho que se chama assim) , tudo depende do ano e da caixa que lá tiver.
Mas antes de pensar em mudar embraiagem e afins, muda o óleo dessa caixa que pelos kms já devia de ir na 3° muda de óleo...(isto se ainda não foi feito), as vezes a muda de óleo resolve...mas mesmo assim é raro.
Também pode ser a mecatrónica da caixa a dar o berro...
Mas prepara-te que pode vir uma conta pesada[/QUOTE
De que ano e a A6?
 
2.0 177cv sim. mas foi de facto esta info dada na audi :( estas caixas não mudam óleo, aliás não o fizeram...
Ainda que digam que não, ainda está para nascer uma caixa sem oleo a precisar de ser trocado. A minha, na audi disseram que não se trocava. Era vitalício. Eu já mudei aos 100.000kms. E olha que a valvulina não estava assim tão limpa.
 
Back
Top