-= Audi Q5 =- Tópico de discussão geral sobre este modelo

Boas!

Tendo em conta que agora sou possuidor deste modelo e somos poucos por cá e a informação não abunda, decidi criar este tópico para que todos os possuidores deste carro pudessem discutir todas as questões pertinentes sobre o mesmo.

Tenho conseguido saber algumas coisas, mas tudo em fóruns internacionais, pelo que era ótimo poder trocar impressões com outros utilizadores de cá.

Para já ainda não tenho muito a dizer, visto ter o carro há pouco tempo e ainda andar em fase de exploração de todas as potencialidades do mesmo.

Fico a aguardar a participação de outros Q5's owners! ;)
 
Fica então aqui a resolução de um problema que me andava a matar a cabeça. Achava estranho o meu Q5 ter menos luz (médios) que tinha na B6, e sentia mesmo alguma dificuldade em estradas muito escuras.

Além do mais tinha este erro:

============================

Address 55: Xenon Range Labels: 8K0-907-357.clb Part No: 8K0 907 357 B Component: Dynamische LWR H01 0030 Revision: 00000001 Serial number: Coding: 0000006 Shop #: WSC 06334 000 00000 VCID: 346318E32CFB

1 Fault Found: 02988 - Left-Hand/Right-Hand Traffic Switchover Active 000


- - - MIL ON Freeze Frame:
Fault Status: 11100000
Fault Priority: 7
Fault Frequency: 1
Reset counter: 27
Mileage: 77206 km
Time Indication: 0
Date: 2012.08.23
Time: 00:52:37
============================================

Que vim a saber que estava relacionado com o "Tourist Mode", que é quando vamos para países em que conduzimos na mão contrária.
Desativava via vag este modo, mas voltava a aparecer pouco depois.

Além do mais, sempre que metia a chave na ignição aparecia-me isto:

002.jpg


Depois de muito procurar sem encontrar a solução, ontem sem querer dei com ela.

Então o que fiz foi via vag dizer que queria que me aparecesse no MMI, no meu Car, a opção do Tourist Mode.
Ao fazer isso, fiquei com mais um item no menu, adaptação de faróis:

001.jpg
Que estava on, e bastou colocar em off. Conclusão, fiquei finalmente com luzes de médios em condições e dignas de se fazer uma viagem confortável.

Aproveito também para perguntar que opção têm nas luzes de druz. automático? Aquilo tem 3 opções: cedo, médio e tarde
 
Boas.

Tenho uma A4 B8 e também me aparecia essa informação no CB. Também achava que os médios estavam muito baixos. Desliguei essa opção no MMI e ficaram em condições. No entanto não tive que activar nada no VAG.

Cumpts

Rodri
 
No meu MMI essa opção estava ativa desde o princípio (também não tive de alterar no VAG). O que me acontecia era o contrário, tinha as luzes altas de mais e toda a gente se queixava. Quando informei a oficina disso na primeira revisão "deram-me a tanga" que tinha de ativar essa opção da adaptação de fários (e aí ficaram baixos de mais). Na 2ª revisão acertaram-me a altura dos faróis e ficou tudo normal (e ando sempre com a adaptação dos faróis desligada).
 
Pois mas se reparares na mensagem que aparece no CB quando essa opção está activa: "Regulação de alcance dos faróis: modo de viagem activo - Redução de alcance", é precisamente isso que acontece, os faróis baixam um pouco e o alcance é reduzido. Não percebo muito bem o que os engenheiros da Audi quiseram fazer com isto, porque é precisamente em viagem que precisamos de mais alcance dos faróis.


Cumpts

Rodri
 
Pois mas se reparares na mensagem que aparece no CB quando essa opção está activa: "Regulação de alcance dos faróis: modo de viagem activo - Redução de alcance", é precisamente isso que acontece, os faróis baixam um pouco e o alcance é reduzido. Não percebo muito bem o que os engenheiros da Audi quiseram fazer com isto, porque é precisamente em viagem que precisamos de mais alcance dos faróis.


Cumpts

Rodri
Os engenheiros criaram esta função para reduzir o encandeamento provocado pelos teus farois quando fazes uma viagem em paises de condução a esquerda. Antigamente, ou a optica possuia uma patilha de puxar, ou se colocavam aqueles stickers pretos na optica para delimitar a luz.
Inclusive, o rebaixamento do foco do farol do teu é minimo. O que muda bastante é o leque direito que passa para nulo.
 
Os engenheiros criaram esta função para reduzir o encandeamento provocado pelos teus farois quando fazes uma viagem em paises de condução a esquerda. Antigamente, ou a optica possuia uma patilha de puxar, ou se colocavam aqueles stickers pretos na optica para delimitar a luz.
Inclusive, o rebaixamento do foco do farol do teu é minimo. O que muda bastante é o leque direito que passa para nulo.

Esclarecido.

Mas já que inventam tanta coisa, deviam limitar essa função a países onde efectivamente se conduz à esquerda. My two cents.

Cumpts

Rodri
 
Boas!

Como já foi dito, esta função serve para baixar as luzes quando vamos para um outro país onde se conduz ao contrário, como por exemplo em UK. Ao ativar ele baixa literalmente ambos os faróis. Como no nosso caso o farol direito é o que tem mais alcance, ao conduzir o nosso carro em UK, como é ao contrário, seria mais provável encadear os condutores lá. O problema é que com essa função ativa, o farol esquerdo dá muito pouca luz, e conduzir com isso assim cá em PT à noite numa Auto-Estrada a uma velocidade elevada é impossível...


Esta função no vag é chamada de "Tourist Mode" e através do vag tive de ativar a opção de poder ativar/desativar o Tourist Mode no MMI. Ao fazer isso fiquei com a tal opção de adaptação de faróis que não tinha inicialmente, e só assim me foi possível resolver este problema que me andava a atormentar...


O curioso é que comprei o carro usado e vinha assim.... não tinha a opção de adaptação dos faróis ativa no MMI... suponho que quem andou com ele estes anos todos ficou a pensar que os Audi's não dão luz nenhuma... :D


Já agora Wolfy, que opção usas nas luzes de cruzamento?
 
Já agora Wolfy, que opção usas nas luzes de cruzamento?

Eu utilizo a opção "Tarde". A ideia é poupar ao máximo as lâmpadas de xenon. Com os Leds ligados, muitas vezes nos túneis mais iluminados nem valia a pena que as luzes acendessem. Assim acendem o mais tarde possível e também desligam mal começa a haver alguma iluminação matinal.

Só faço isto porque ando com os leds sempre ligados.

Por curiosidade: já repararam que os LEDs têm mais brilho se estiverem como luz diurna do que se estiverem como mínimos? Na minha garagem consigo andar com a iluminação da garagem apagada e com os LEDs em modo diurno (posição Off do manípulo e leds ligados no MMI) com muita visibilidade. Se passo o manípulo para os mínimos os LEDs passam para cerca de metade do fluxo luminoso, não sendo já suficiente (acontece a mesma coisa quando os médios ligam, os LEDs continuam acesos mas a metade do fluxo).
 
Iep é mesmo assim.

Se reparares também quando fazes pisca (pelo menos na A4 é assim) a intensidade também diminui.

Cumpts

Rodri
 
Wolfy,

Mais uma questão... quando desligo o carro as escovas da frente dão um pequeno solavanco, presumo que seja normal e se deva a ter sensor de chuva?
 
quando desligo o carro as escovas da frente dão um pequeno solavanco, presumo que seja normal e se deva a ter sensor de chuva?

Também me acontece (e também acontece no meu A3). Presumo que seja por causa do sensor, mas nem sempre acontece e ainda não consegui perceber quando é que realmente acontece (será só se os limpa vidros funcionaram automaticamente nessa viagem?).
Acontece-me o mesmo com a direção. Costumo ter o cuidado de deixar as rodas sempre direitas e sem estar em esforço mas por vezes, quando desligo o carro, o volante dá um saltinho para um dos lados.
 
Também me acontece (e também acontece no meu A3). Presumo que seja por causa do sensor, mas nem sempre acontece e ainda não consegui perceber quando é que realmente acontece (será só se os limpa vidros funcionaram automaticamente nessa viagem?).
Acontece-me o mesmo com a direção. Costumo ter o cuidado de deixar as rodas sempre direitas e sem estar em esforço mas por vezes, quando desligo o carro, o volante dá um saltinho para um dos lados.

Relativamente às escovas és capaz de ter razão... quanto ao volante o meu não faz nada disso... :p
 
Boas!

Mais uma questão para os proprietários de Q5's.....

O meu Q5 tem jante de 19' e veio com os seguintes pneus:

À frente: Continental ContiCrossContact LX Sport 235/55 R19 101H
Continental ContiCrossContact LX Sport 235/55 R19 101H com bordo da jante saliente, AO - pneucity.com

Atrás: Pirelli SCORPION VERDE All-Season 235/55 R19 105V XL
Pirelli SCORPION VERDE All-Season 235/55 R19 105V XL - pneucity.com

Os da frente são pneus de verão e os de trás são para todas as estações.

Alguma sugestão? Que pneus costumam trazer de origem os Q5's vendidos cá em PT?
 
Back
Top