Audi R10 - 1º Diesel em Le Mans

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AUDI AG is one step ahead of the opposition yet again: The inventor of ‘TDI’ will fight, as the world’s first automobile manufacturer, for overall victory with a diesel engine at the famous 24 Hours of Le Mans.



The heart of the Audi R10 is a completely new V12 TDI engine with a cubic capacity of 5.5 litres – the maximum permitted at Le Mans. Audi ventures into previously unexplored diesel-engine terrain with power exceeding 650 hp and torque of more than 1100 Newton metres from the V12 power plant.


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Audi R10 - 1? Diesel em Le Mans

INFO

dois turbocompressores Garrett, está limitada pelos regulamentos, a 2,94 bar absolutos

A injecção de combustível é feita através do sistema “common-rail." A pressão de injecção excede facilmente os 1.600 bar, como nos modelos de produção. No entanto, a pressão alcançada na ignição, atinge um valor jamais visto em qualquer outro motor da Audi.

apresentando um impressionante binário, acima dos 1.100 Nm
:shock: :shock: :shock: :shock:


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Bela maquina :P :twisted:
 
Audi R10 - 1? Diesel em Le Mans

vou mandar vir um amanhã com uns trocos do euromilhoes... é o todo terreno lá para a herdade do alentejo :D

Grandes maquinões estes senhores sabem fazer :twisted:
 
Audi R10 - 1? Diesel em Le Mans

O primeiro Diesel em Le Mans


Uma vez mais, a Audi está um passo à frente da concorrência: a marca que estreou as motorizações TDI no mercado, irá tornar-se no primeiro construtor automóvel a nível mundial, a lutar pela vitória absoluta na próxima edição das 24 Horas de Le Mans (17 e 18 de Junho de 2006), com um carro equipado com um motor Diesel. O Audi R10 fez a sua primeira aparição pública no dia 13 de Dezembro, em Paris. Um veículo totalmente concebido em alumínio que estreia o potente motor TDI de 12 cilindros com 5.5 litros Biturbo.

O Audi R10 desenvolve uma potência superior a 650 CV, apresentando um impressionante binário, acima dos 1.100 Nm - um valor consideravelmente superior ao atingido em anteriores carros de competição da marca -, caso do vitorioso Audi R8. Esta motorização V12 em alumínio, é, de facto, uma experiência até agora inexplorada no campo da competição automóvel. À semelhança do que aconteceu com a tecnologia TFSI, que triunfou em edições anteriores em Le Mans, antes de ser introduzida em veículos de grande produção, também agora, a Audi espera vir a beneficiar da tecnologia vanguardista do motor V12 TDI, quando esta for aplicada no mercado.

"Com o A8 4.2 quattro TDI, a Audi já produz um dos veículos Diesel mais potentes do mundo", salientou o Dr. Martin Winterkorn, Presidente do Board de Audi AG, na apresentação do R10 em Paris. "Este projecto ajudará os nossos técnicos a desenvolver novas soluções no que respeita à tecnologia TDI. Como tal, estimamos que a percentagem de motores Diesel seja ainda maior num futuro próximo."

A montagem do motor V12 no Audi R10, originou mudanças radicais no chassis. O R10 tem uma plataforma e distância entre-eixos significativamente mais longas que o R8. Também foram implementadas novas tecnologias durante o seu desenvolvimento, como por exemplo, o monobloco em fibra de carbono e a caixa de velocidades que se apresenta como uma unidade extremamente rígida, complementando assim as características únicas do R10.

"O projecto do R10 já é o maior desafio da Audi Sport", adiantou o Dr. Wolfgang Ullrich, responsável máximo da Audi Motorsport. "A tecnologia TDI ainda não foi testada aos seus limites, no domínio da competição. Nós somos os primeiros a assumir este desafio, que está enquadrado num patamar tecnológico extremamente elevado e, como tal, voltamos a ter a colaboração de parceiros de longa data: a Michelin, a Bosch e a Shell. Em conjunto, temos a hipótese de escrever um novo capítulo na história da competição automóvel, mais concretamente na tecnologia Diesel”.

O novo Audi R10, obteve resultados muito positivos no decorrer dos primeiros testes efectuados no mês de Novembro. Neste intenso programa de ensaios, está incluída a presença na próxima edição das 12 Horas de Sebring, nos Estados Unidos, a 18 de Março, seguindo-se a preparação para as 24 Horas de Le Mans. A responsabilidade do desenvolvimento do R10 está, uma vez mais, a cargo da equipa dirigida por Reinhold Joest, à semelhança do que aconteceu no projecto R8.

V12 TDI totalmente em alumínio

O coração do Audi R10 é um V12 TDI, completamente novo, de 5.5 litros - a cilindrada máxima permitida em Le Mans. A potência ultrapassa os 650 CV, enquanto o binário máximo excede os 1.100 Nm. "Este motor é o Diesel mais potente do mundo, apresentando-se como o maior desafio que a Audi enfrentou, no campo desportivo, na sua já longa história", salientou Ulrich Baretzky, responsável pelo Departamento de Motores e Tecnologia da Audi Sport. "Anteriormente nunca aconteceu nada comparável com este projecto. Nós começámos o seu desenvolvimento numa folha de papel em branco."

O V12 TDI, montado no R10 é o primeiro motor Diesel da Audi com um veio de excêntricos em alumínio. O ângulo entre as bancadas de cilindros é de 90 graus. O V12 TDI, possui, tal como os modelos Audi de grande produção, quatro válvulas por cilindro e dois veios de excêntricos à cabeça. A injecção de combustível é feita através do sistema “common-rail." A pressão de injecção excede facilmente os 1.600 bar, como nos modelos de produção. No entanto, a pressão alcançada na ignição, atinge um valor jamais visto em qualquer outro motor da Audi.

A pressão de sobrealimentação produzida pelos dois turbocompressores Garrett, está limitada pelos regulamentos, a 2,94 bar absolutos - razão pela qual o diâmetro dos limitadores de entrada do ar (também limitada), é de 2 x 39,9 milímetros. A gestão do motor é controlada pela mais recente geração do sistema Bosch Motronic (MS14).

A força desta motorização e o seu elevado binário, estão disponíveis desde baixos regimes de rotação, estando o seu valor máximo compreendido entre as 3000 e as 5000 rpm.

Nada familiar aos pilotos do R10, é o baixo nível sonoro revelado pelo bloco V12 TDI. Por sua vez, a velocidades mais elevadas, a potência de 650 CV não transmite ao “cockpit” do R10 “aberto”, qualquer tipo de vibração. Já no exterior, este moderno bloco de 12 cilindros emana um som agudo que, numa primeira análise, ninguém identificaria como um motor Diesel. O novo R10 só pode ser reconhecido acusticamente como um carro de competição a Diesel, durante o processo de aquecimento nas boxes.

Uma das maiores vantagens do motor Diesel, é o baixo consumo de combustível, que certamente se fará notar em Le Mans e, ao mesmo tempo, permitirá que a quota do regulador da respectiva pressão seja em redor de 75 por cento.

No interior do V12 TDI, as pressões extremamente altas, geram uma força nunca vista, em carros de competição. Porém, o objectivo principal dos técnicos da Audi é alcançar o nível de confiança do R8, que nunca registrou qualquer falha a nível do motor, nas 77 provas em que participou, até hoje.


Mais uns detalhe da Nova Bomba da Audi (texto retirado do Site Audi oficial) :twisted:
 
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