AUDI S3 VS Mazda 3 MPS by AutoMotor

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O que faz um Audi frente a um Mazda? É o que muitos leitores deverão, neste momento, estar a questionar. É simples. Como são os desportivos mais recentes e, por isso, os mais cobiçados do momento, esta comparação é, não só, legítima como, também, inevitável. Talvez o cliente a quem estes modelos se destinam seja diferente. Mas, tirando o Mazda3 MPS, quem mais poderia desafiar o Audi S3? Senhoras e senhores, nós temos a resposta: Alfa Romeo 147 GTA (tracção dianteira) e VW Golf R32 (tracção 4Motion), ambos equipados com motores 3.2 V6 de 250 cv (o primeiro custava mais de 53 mil euros; o segundo ronda os 60 mil euros). Mas como o Alfa Romeo já não está disponível em Portugal e o VW é vendido apenas por encomenda, centremo-nos somente nos novos Audi S3 e Mazda3 MPS, que, juntos, perfazem nada menos do que 525 cv. Que a força esteja convosco...





Estética, construção, segurança

Deixemo-nos de rodeios e de cinismos. O Audi S3 é bem mais apelativo do que o Mazda3 MPS. Se o leitor achar a diferença pontual injusta, observe com atenção estes dois desportivos. Facilmente concordará connosco. O S3 reúne agressividade, elegância e requinte. Mas sem ser demasiado exuberante. A principal atracção deve-se, sobretudo, à imponente grelha cromada, aos retrovisores a imitar alumínio e às jantes de 18" com sete raios duplos. Os pára-choques mais dinâmicos, as minisaias laterais, os letterings S3 (grelha e tampa da mala), o deflector no topo do óculo posterior, as pinças de travagem de cor de carbono e a dupla saída de escape, são os detalhes que completam o visual atraente. A opcional cor metalizada preto "Phantom" (691 euros) da carroçaria confere-lhe alguma discrição. Quem quiser passar menos despercebido, deverá optar antes pelo branco pérola ou pelo laranja exclusivo desta versão.

Menos agradável visualmente é o Mazda3 MPS. Embora a carroçaria até seja bem elaborada, os detalhes que o diferenciam das versões "normais" são menos bem conseguidos. Face ao S3, o 3 MPS parece que foi, de facto, submetido a uma operação de tuning. Daquelas que por cá se fazem...

Talvez a carroçaria pintada de preto não ajude, mas a exuberância do deflector colocado no topo do óculo posterior e as dimensões generosas (102 mm) da saída de escape... Face aos restantes 3, a versão MPS diferencia-se, ainda, pelos pára-choques mais dinâmicos, pelas cavas das rodas dianteiras alargadas em 20 mm, pelo lettering prateado existente na traseira e pelas jantes de 18" com 10 raios. Depois do 6, a sigla MPS (abreviatura de Mazda Performance Series) tem a sua segunda aplicação no 3.

A maior solidez quando se fecham as portas, os acabamentos mais cuidados e a qualidade superior da maioria dos materiais utilizados, tornam o S3 numa das referências do segmento no domínio da construção. A montagem muito boa e o toque almofadado do tablier, são outras características que contribuem para tal resultado.

Por seu turno, a utilização de alguns plásticos menos bons e o som mais estridente quando se fecham as portas, não permitem ao 3 MPS igualar o seu rival neste particular. Não existem ruídos parasitas, é um facto, mas o tablier não tem um toque tão agradável nem um aspecto tão robusto. A melhor maneira de se perceber estas diferenças é entrar no 3 MPS depois de se sair do S3. A sensação de robustez e de qualidade não é, garantidamente, a mesma...

Embora a lista de dispositivos presente de série não seja igual em ambos, o S3 é tão convincente como o 3 MPS no que à segurança diz respeito. Claro que, aqui, poderia ser reivindicada, também, a existência de tracção quattro no Audi, mas preferimos incluí-la apenas na análise ao desempenho dinâmico, área onde a sua mais-valia é, de facto, evidente. Dotados, os dois, de seis airbags, pré-tensores e limitadores de esforço nos cintos dianteiros (reguláveis em altura), encostos de cabeça e cintos de três pontos de fixação nos três lugares traseiros, ABS com EBV+HBA (designa-se EBD+EBA no Mazda) e controlo de estabilidade desligável (ESP - integra ASR e EDS - no Audi; DSC - integra TCS - no Mazda), a diferença entre ambos deve-se ao facto de o S3 incluir trancamento automático das portas, argumento que o 3 MPS contrapõe com avisadores sonoros e luminosos da não colocação dos três cintos de segurança posteriores.

Conforto, habitáculo, equipamento

Equipados, ambos, com bancos pouco macios, suspensões firmes e jantes de 18", Audi S3 e Mazda3 MPS não dão particular ênfase ao conforto. É perfeitamente normal. No entanto, é curioso verificar como existem diferenças entre os dois. O que melhor filtra os desníveis de terreno, proporcionando, por isso, menos oscilações incómodas, é o S3. Claro que as irregularidades da estrada sentem-se todas, mas, ainda assim, consegue manter uma réstia de conforto. O 3 MPS perde mais a compostura sempre que o piso não é perfeito. As osilações incómodas são maiores e as vibrações na coluna de direcção surgem, também, em número superior. Mas aceitam-se.

Na análise ao habitáculo e mala, a superioridade pertence ao Mazda. Embora não apresente mais espaços de arrumação nem disponha de pormenores requintados existentes em número superior, o banco traseiro é ligeiramente menos acanhado e a mala propõe mais nove litros de volume. Para além disso, dispõe de cinco portas, o que torna, claro, o acesso ao habitáculo mais cómodo e funcional.

Observando apenas o design, tanto um como outro agradam. No Audi, a cor negra combina bem com as costuras brancas do volante, alavanca da caixa e travão de mão, com os pedais em alumínio, com os mostradores com fundo cinzento e grafismo branco, com as inserções em preto "piano" da consola central, portas e painéis traseiros e com as aplicações prateadas existentes um pouco por toda a parte. No Mazda, o ambiente desportivo é assegurado pelas costuras vermelhas dos bancos, volante e alavanca da caixa, pelos pedais e apoio para o pé esquerdo em alumínio, pelos mostradores com fundo cinzento e grafismo vermelho e pelas inserções cinzentas.

Na disputa pelo equipamento de série mais completo, regista-se uma igualdade pontual. Nenhum deles é muito extenso e nenhum deles é mais expressivo do que o outro. Também aqui existem diferenças. Enquanto que o Audi inclui regulação em altura para o banco do acompanhante, retrovisores rebatíveis, ar condicionado com regulação independente, preparação para telemóvel, alarme, retrovisor interior electrocromático, vidros atérmicos escurecidos, iluminação coming home/leaving home e cortina manual no óculo posterior, o Mazda contrapõe esses argumentos com sistema de chave inteligente, vidros eléctricos traseiros, sistema de som Bose, carregador de CD e cruise control. O empate é, por isso, justo.

Posto de condução, comportamento

Para aquilo que foram concebidos, S3 e 3 MPS cumprem a sua função com total competência. Mas, para tal função ser cumprida com eficácia, é fundamental que o condutor vá bem sentado. Neste particular, Audi e Mazda dificilmente poderiam agradar mais. Embora o volante do S3 tenha uma pega bem melhor do que o do 3 MPS devido ao facto de dispor de maior espessura, ambos estão correctamente colocados e propõem dupla regulação. Ergonómicos são, também, o posicionamento dos pedais e alavancas das caixas. O suporte lateral dos bancos é muito bom, a visibilidade não merece críticas e a localização dos comandos secundários é convincente.

Chegámos, finalmente, à área que mais interessa neste frente-a-frente: a dinâmica. Aqui, senhoras e senhores, o óscar vai para... Audi S3! Dotado de tracção quattro e pneus mais largos (Continental SportContact 2, de medida 225/40R18), o modelo alemão não só é mais fácil de conduzir como exibe um comportamento à prova de erro. É mais estável, oferece melhor motricidade, transmite mais confiança e permite alguns deslizes, nomeadamente as entradas em curva a velocidades elevadas. Mas não só. O comando da caixa é mais agradável de manusear, a direcção tem melhor feeling e os travões são mais resistentes à fadiga. Como se tudo isto não bastasse, é impossível patinar rodas. Mesmo com o ESP desligado. O S3 desafia menos o condutor, é certo, mas tem uma soupeless...

Mais irrequieto e menos estável, é o 3 MPS. Embora seja ágil e eficaz, é, também, mais exigente. Tudo porque as rodas dianteiras têm maior dificuldade em colocar no chão, cada uma, 130 cv. A presença de diferencial autoblocante e de DSC minoriza o problema, mas não o resolve na totalidade (que diferença tem este modelo para o 6 MPS dotado de tracção integral...). Ao volante do 3 MPS, convém acertar mais com a velocidade de entrada em curva. Equipado com pneus correctamente escolhidos (Bridgestone Potenza RE050A, de medida 215/45R18), nas acelerações a fundo convém agarrar bem o volante com as duas mãos para evitar que a frente serpenteie e começa a "flutuar". É precisamente aqui que reside a grande diferença para o S3: enquanto que este se mantém colado ao asfalto, o 3 MPS parece circular em "bicos de pés". No modelo nipónico não gostámos muito do comando da caixa (apesar de ter sincronizadores de triplo cone nas três primeiras relações e de duplo cone na quarta velocidade), da menor resistência à fadiga dos travões e da direcção menos comunicativa. Mas atenção: desenganem-se aqueles que pensam que o 3 MPS desilude em termos dinâmicos. Oferece um desempenho de bom nível, não há dúvida, mas é menos equilibrado e transmite menos confiança do que o S3. Conduzam estes dois desportivos e depois digam-nos...

Performances e consumos

Equipados com potentes motores de injecção directa de gasolina, S3 e 3 MPS oferecem performances explosivas. É perfeitamente normal o condutor e os passageiros ficarem com as costas coladas aos bancos, tal é a vivacidade imposta pelos blocos de quatro cilindros. Os ritmos variam em função da amplitude com que se pisa o pedal do acelerador, com a certeza porém de que é muito fácil alternar sorrisos de prazer com expressões de pânico. A sonoridade rouca de ambos é acompanhada, também, pelo assobio melodioso do turbocompressor e pelas descargas da válvula wastegate. Como facilmente se depreende, tanto um como outro não só encantam como se equivalem a este nível. As melhores acelerações pertencem ao S3 e as reprises mais céleres são alcançadas pelo 3 MPS. São décimos de segundo as diferenças existentes entre ambos...

No que concerne aos consumos, tal como reza o adágio popular, quem não é de comer não é de trabalhar. Por isso, não espantam as elevadas médias ponderadas aos 100 km por nós registadas: 11,9 litros no S3; 12,7 litros no 3 MPS. A reduzida capacidade dos depósitos contribui, também, para que a autonomia seja limitada em ambos.

Conclusão

Por dois pontos de vantagem sobre o Mazda3 MPS, o Audi S3 vence este aguerrido frente-a-frente. Embora seja exageradamente mais caro do que o Mazda (este último, recorde-se, até mon
ta um motor de maior cilindrada) e não tenha um habitáculo tão funcional pelo simples facto de dispor apenas de três portas, o Audi é bem mais apelativo visualmente, é muito melhor construído, perde menos a compostura em mau piso e, mais importante do que tudo isso, oferece um desempenho dinâmico mais equilibrado e menos exigente. Embora o Mazda agrade bastante, não consegue levar de vencido aquele que parece ser, por enquanto, o melhor desportivo do segmento. Se o dinheiro para si não constitui problema, já sabe qual a melhor opção...

8)
 
A fiabilidade da Mazda é muito boa mas a qualidade de construção vai em favor da Audi mas sem dúvida que a minha escolha iria para o S3
 
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