Avarias múltiplas A/C

Olá a todos,
Há já algum tempo que procurava e finalmente tenho programa de diagnóstico. Apesar de ser muito vago aquilo que faço com ele, para já essencialmente seria para identificar a avaria no A/C pois já há cerca de 2 anos que tento resolver o problema, pois falei por 2 vezes com o mecânico e ele não descobre, ou não quer descobrir o problema.
Posto isto, liguei o diagnóstico e fiz um scan de erros ao A/C e o resultado foi este das fotos.

Só me vou focar no sensor de qualidade do ar e no sensor de pressão do A/C.

Identifiquei os sensores, desmontei do carro para identificar numeros OEM e vamos lá ver preços na net.

Ora bem, aqui reside o problema dos preços praticados para estas peças.

Sensor da qualidade do ar ronda os 60€ até 100to e tal :eek:

Sensor de pressão do A/C ronda os 18€ até aos bolsos mais chorudos.

Disse pra mim, 18€ até que não é muito, mas depois ainda faltava o transporte e chega aos 30€.

Agora peço a vossa ajuda para me indicarem um ou outro local que por experiência costumam comprar e sai mais em conta.

Mais uma questão, em relação ao sensor de qualidade do ar, alguém sabe se isto tem algum fusível ou esquema de ligação para poder testar? Pois pode ser só falta do +.
 

Anexos

  • 20200820_113018.jpg
    20200820_113018.jpg
    440,2 KB · Visualizações: 14
  • 20200820_113135.jpg
    20200820_113135.jpg
    305,2 KB · Visualizações: 12
Last edited:
Esse programa de diagnóstico apesar de dar os erros genericos, não permite saber mais detalhes,
nem fazer medições individuais de valores / ajustes básicos. Nisso o VAG-COM / VCDS é melhor.

Sugestão: apagar os erros todos, andar um pouco com o carro e diagnosticar de novo para confirmar que os erros se mantêm
e não são antigos.

Do apresentado, tens vários problemas, uns de fácil outros de mais dificil resolução:

1-Os motores / flaps de regulação e abertura de passagem do ar pelas condutas precisam de ser verificados/ lubrificados / substituidos, se for o caso:
1º Erro 1272 -> Positioning Motor for Central Flap (V70)
2º Erro 1841 -> Potentiometer/Actuator for Temperature Flap; Left (G220)
3º Erro 1274 -> Air Flow Flap Positioning Motor (V71)
4º Erro 00735 -> Potentiometer in Positioning Motor for Air recirculation Flap (G143)
5º Erro 1592 -> Air Quality Sensor (G238) (ficha desligada ou avariado junto á entrada do filtro de habitáculo).
6º/7º/8º Erros 00819 -> High Pressure Sensor (G65) do circuito AC
Suspeito que tenha ficha desligada (ou fios partidos). Sensor de alta pressão / ligações precisa ser verificado / substituido. Ronda os 75 Euros

Onde aparece o erro 1841 é o do flap mais chato é do fluxo de ar quente/esquerdo que fica desse lado, junto ao pedal do acelerador. preciso desmontá-lo para o substituir.
 
Esse programa de diagnóstico apesar de dar os erros genericos, não permite saber mais detalhes,
nem fazer medições individuais de valores / ajustes básicos. Nisso o VAG-COM / VCDS é melhor.

Sugestão: apagar os erros todos, andar um pouco com o carro e diagnosticar de novo para confirmar que os erros se mantêm
e não são antigos.

Do apresentado, tens vários problemas, uns de fácil outros de mais dificil resolução:

1-Os motores / flaps de regulação e abertura de passagem do ar pelas condutas precisam de ser verificados/ lubrificados / substituidos, se for o caso:
1º Erro 1272 -> Positioning Motor for Central Flap (V70)
2º Erro 1841 -> Potentiometer/Actuator for Temperature Flap; Left (G220)
3º Erro 1274 -> Air Flow Flap Positioning Motor (V71)
4º Erro 00735 -> Potentiometer in Positioning Motor for Air recirculation Flap (G143)
5º Erro 1592 -> Air Quality Sensor (G238) (ficha desligada ou avariado junto á entrada do filtro de habitáculo).
6º/7º/8º Erros 00819 -> High Pressure Sensor (G65) do circuito AC
Suspeito que tenha ficha desligada (ou fios partidos). Sensor de alta pressão / ligações precisa ser verificado / substituido. Ronda os 75 Euros

Onde aparece o erro 1841 é o do flap mais chato é do fluxo de ar quente/esquerdo que fica desse lado, junto ao pedal do acelerador. preciso desmontá-lo para o substituir.
Primeiro quero agradecer te a ajuda. :)

Depois, e em relação ao programa, acredito que sim, que o VAGcom seja bem mais completo que este, mas este estava disponível e gratuito.

Fiz realmente o que sugeriste, apaguei todos os erros, mas mal liguei o carro voltaram todos, e os mesmos erros.

Em relação ao sensor de pressão do A/C, já consegui resolver, fui comprar um a uma loja de peças auto aqui na zona, troquei e está Ok. Por 18.45€ fiz a festa! O problema é que o A/C continua a não arrancar, só com a chave rodada o botão ECON não liga, mas com o carro a trabalhar o botão ECON liga e não desliga mais, e o A/C continua sem fazer frio. Como o A/C esteve assim muito tempo, e penso que tenha sido carregado há cerca de 3/4 anos, fui ver os parâmetros de pressão do compressor e deu um valor de 1.0 bar, ou seja, isto é pouco deduzo eu. Qual é a pressão nominal para o sistema? Sabes se compressor arranca mesmo com pressão baixa ou não?

Em relação aos outros erros acho que vou deixar para outra altura, lá para o inverno, que aí há mais tempo.
 
Deve ter pouco gas por isso nada melhor que fazer um recarregamento.
Não é por nada, mas desconfio muito desse sensor de pressão do AC de 18,45 euros.

É preciso medir outros parametros com o VCDS..

Dos 2 tubos que entram junto ao filtro do habitaculo (1 mais fino e outro mais grosso), o mais fino está frio / gelado ou não (com o motor e AC a trabalhar)?
 
Deve ter pouco gas por isso nada melhor que fazer um recarregamento.
Não é por nada, mas desconfio muito desse sensor de pressão do AC de 18,45 euros.

É preciso medir outros parametros com o VCDS..

Dos 2 tubos que entram junto ao filtro do habitaculo (1 mais fino e outro mais grosso), o mais fino está frio / gelado ou não (com o motor e AC a trabalhar)?
O sensor é original Audi, comparei na loja e tudo bate certo, inclusive as argolas.

Vou fazer esse teste que falas de palpar o tubo do A/C e dou novidades. No entanto, não sei se será possível pois penso que o compressor não arranca, pelo menos não o ouço a atracar.
 
Do apresentado, tens vários problemas, uns de fácil outros de mais dificil resolução:

1-Os motores / flaps de regulação e abertura de passagem do ar pelas condutas precisam de ser verificados/ lubrificados / substituidos, se for o caso:
1º Erro 1272 -> Positioning Motor for Central Flap (V70)
2º Erro 1841 -> Potentiometer/Actuator for Temperature Flap; Left (G220)
3º Erro 1274 -> Air Flow Flap Positioning Motor (V71)
4º Erro 00735 -> Potentiometer in Positioning Motor for Air recirculation Flap (G143)

@PauloSMPereira Para esses quatro pontos podes dar um salto a este tópico:

https://www.audipt.com/threads/diy-...e-controla-os-flaps.53960/page-6#post-2491860

Já tens aí informação que te permite resolver a situação.
Poderá não ser suficiente a lubrificação mas também não precisarás de substituir (existe forma de consertar).
 
Esse programa de diagnóstico apesar de dar os erros genericos, não permite saber mais detalhes,
nem fazer medições individuais de valores / ajustes básicos. Nisso o VAG-COM / VCDS é melhor
Consegue sim colega ;) no meu faço tudo apesar de gostar de trabalhar mais com o VAG
 
Se o gás for insuficiente, tem que dar erro de pressão
@vick_79 sabes me dizer qual a pressão que deve ter o circuito?
Os problemas são cada vez mais a cada dia que ando na carrinha! Infelizmente falta um pouco de sensibilidade à sexo feminino para estas coisas de auto, está sempre tudo bem mas quando meti a mão à carrinha passados uns 2 ou 3 anos, pfffffff a carrinha está podre. Acho que vou inundar o fórum com tópicos sobre avarias.
 
@vick_79 sabes me dizer qual a pressão que deve ter o circuito?
Os problemas são cada vez mais a cada dia que ando na carrinha! Infelizmente falta um pouco de sensibilidade à sexo feminino para estas coisas de auto, está sempre tudo bem mas quando meti a mão à carrinha passados uns 2 ou 3 anos, pfffffff a carrinha está podre. Acho que vou inundar o fórum com tópicos sobre avarias.
Não faço ideia qual seja pressão correcta.. tens mais erros para alem desses?
 
Não faço ideia qual seja pressão correcta.. tens mais erros para alem desses?
Ok vou passar por um expert para carregar o A/C e depois ver o que faço com este monte de problemas que foram surgindo. Hoje andei bastante com a carrinha, e como tinha limpo todos os erros ontem, hoje vou fazer um scan novamente.

Mas depois da viagem que fiz hoje, mais parece que a carrinha tem 130 preguiças em vez de 130Cv.
 
Ok vou passar por um expert para carregar o A/C e depois ver o que faço com este monte de problemas que foram surgindo. Hoje andei bastante com a carrinha, e como tinha limpo todos os erros ontem, hoje vou fazer um scan novamente.

Mas depois da viagem que fiz hoje, mais parece que a carrinha tem 130 preguiças em vez de 130Cv.
Erros no motor trens?
 
Erros no motor trens?
Não, tudo limpo por mais estranho que pareça.
Mas em Março tive um problema, em que a carrinha não desenvolvia e mal conseguia subir a rampa da garagem em primeira. A mulher teve mesmo de chamar ajuda para tirar de lá a carrinha pois não tinha potência. No fim de semana dei uma vista de olhos e tinha um tubo do vácuo quase a saltar fora de um joelho de ligação. O problema é que a carrinha apartir daí (penso eu) nunca mais foi a mesma. Será bomba do vácuo a dar as últimas por ter "engolido" impurezas por muito tempo?
 
Ora bem, algumas novidades e que parecem ir no bom caminho.
Vamos por partes...
Ontem, 20-08-2020 apaguei todos os erros..
Hoje, 21-08-2020 fui dar uma volta e o diagnóstico ao A/C no final foi o seguinte...
- Fiz o ajuste do posicionamento do comutador do motor e alguns erros desapareceram, no entanto vou seguir a dica do @blackibiza e colocar tudo ok.
- O erro/avaria do sensor de qualidade do ar, retirei-o fora, dei duas supradelas, voltei a montar e como que por magia, hoje não apareceu erro nenhum.
- Depois da troca por um novo, o sensor de pressão de A/C dá como anómalia "Sinal muito baixo" e aqui peço a vossa experiência para decifrar o erro, pois eu penso que o erro tenha a ver com a pressão baixa do gaz no sistema.

Depois, fiz um diagnóstico aos travoês e gostava que vissem o erro que está na foto e comentassem.
 

Anexos

  • 20200821_215733.jpg
    20200821_215733.jpg
    444 KB · Visualizações: 7
  • 20200821_215827.jpg
    20200821_215827.jpg
    445,7 KB · Visualizações: 7
Last edited:
Back
Top