Aviso (O) no CB Help

Ora boas,

A minha Avant, A4 B5 de 11/97, não indica quando tenho as pastilhas gastas, é normal?

Isto é, quando carrego no botão de acerto do relógio para ela percorrer as varias funções de checkup do cb, esta "(O)" nunca acende.

Quando comprei a carrinha à 3 anos e pico atrás, lembro-me que estava a precisar de pastilhas e discos novos, era mesmo uma necessidade iminente pois já fazia barulho a travar e tudo, estava mesmo nas lonas e no CB nada!
O referido aviso nunca acendeu.

Liguei-lhe o Vag-Com e quando lhe tive a configurar o painel de instrumentos para acender a panasquice da luz de aviso do sinto de segurança, reparei que não tinha a função para aparecer o aviso de (O) activa....
Ao activar, ela apareceu logo no quadrante mas nunca desligava, ficava permanentemente acesa.

Que quer isto dizer afinal?

Não é suposto eu ter isto activo no meu carro, no meu modelo, no ano em questão?

Tenho as pastilhas gastas e ao ligar isto ele fica permanentemente aceso?

É necessário algum tipo de pastilhas especial com contactos para este sensor?

Se sim, é possível que anteriormente tenham ligado os fios directamente e desactivado a função para meter qualquer tipo de pastilhas?

Como posso verificar/solucionar esta questão?

Agradeço à partida toda a vossa sábia colaboração e também a atenção dispensada.
 
Boa noite. Antes demais, tens que confirmar se as pastilhas têm sensor de desgaste ou se o próprio veículo tem as fichas de ligação... No calço de dentro, deve sair um fio com uma ficha na ponta que vai ligar à ficha junto ao amortecedor (provavelmente até presa ao amortecedor em si).. É algo tipo isto:

brakepadforopelwithsens.jpg


Podes eventualmente ter as fichas mas não estarem ligadas.. Conheço pessoal que faz uma marosca nas fichas para n aparecer o erro.. erro esse que normalmente aparece e ainda tens pastilhas para mais 5/10 mil kms..
 
E é possível eu não ter fichas de todo?

Não tenho a certeza, mas das vezes que olhei para lá, não me lembro nunca de ter visto ficha nenhuma, nem junto ao amortecedor nem em lado nenhum....
 
Sim, é possível pois o antigo dono pode ter tirado isso, daí estar desactivado.... Por outro lado, desconheço se saíram veículos sem esse sistema por uma questão de versões mas os mestres aparecem já aí com essa informação ;)

De qualquer forma, se tiveres o sistema e tiver "aldrabado", deves ter uma ficha com uma ponta de fio com respectivo shunt ligada à ficha do próprio carro.. É assim que se costuma fazer:

dsc01304fpd.jpg
 
Niiiice!!!

Com tempo, já lá vou inspeccionar com atenção e pormenor.

Se bem que, continuo com a ideia de já ter andado intrigado com esta questão e de nunca lá ter visto nadinha, talvez tenham mesmo saído B5's sem este equipamento e o meu ser um deles...

Não sei, vou inspeccionar e depois logo volto aqui!

M.
 
É como te digo.. podem ter saído modelos sem o tal avisador no entanto, até o Corsa da minha mãe trazia isso logo acho estranho ;)

Verifica lá e diz algo... entretanto o Egas ou assim já deve passar aqui e tira já as dúvidas ao pessoal...
 
A minha de 99 tem isso.. e houve uma altura em que ganhou humidade dentro dessa ficha e andava sempre aceso o aviso. desmontei a roda e abri a ficha e ficou novo depois de limpar com spray contactos... ;)
 
recentemente também me acendeu essa luz (0) no quadrante e não tenho sensor de pastilhas..

falta de oleo também não deve ser..

alguem tem ideias?
 
fui à feuvert e disseram-me que tinha o cabo do sensor partido, dai acender a luz.
não tinham lá nenhum para trocar e ficaram em averiguar o preço para depois trocar se estivesse interessado.


aquilo não da pra ver sem tirar as rodas?
 
Só agora vi o tópico.. Explica lá como é que dizes que não tens sensor nas pastilhas e depois dizes que tens o cabo do sensor partido :S
 
boas.. resolvido.
afinal tenho sensor.. na roda esquerda.. tinha um dos dois fios partido na entrada da ficha..
soldei o fio e o plastico (ficha) e resolveu.

thanks.
 
m81a disse:
Ora boas,

A minha Avant, A4 B5 de 11/97, não indica quando tenho as pastilhas gastas, é normal?

Isto é, quando carrego no botão de acerto do relógio para ela percorrer as varias funções de checkup do cb, esta "(O)" nunca acende.

Quando comprei a carrinha à 3 anos e pico atrás, lembro-me que estava a precisar de pastilhas e discos novos, era mesmo uma necessidade iminente pois já fazia barulho a travar e tudo, estava mesmo nas lonas e no CB nada!
O referido aviso nunca acendeu.

Liguei-lhe o Vag-Com e quando lhe tive a configurar o painel de instrumentos para acender a panasquice da luz de aviso do sinto de segurança, reparei que não tinha a função para aparecer o aviso de (O) activa....
Ao activar, ela apareceu logo no quadrante mas nunca desligava, ficava permanentemente acesa.

Que quer isto dizer afinal?

Não é suposto eu ter isto activo no meu carro, no meu modelo, no ano em questão?

Tenho as pastilhas gastas e ao ligar isto ele fica permanentemente aceso?

É necessário algum tipo de pastilhas especial com contactos para este sensor?

Se sim, é possível que anteriormente tenham ligado os fios directamente e desactivado a função para meter qualquer tipo de pastilhas?

Como posso verificar/solucionar esta questão?

Agradeço à partida toda a vossa sábia colaboração e também a atenção dispensada.
mas esse função de avisador de pastilhas de travao então dá para desativar? Se dá quem dá aí uma ajudinha? Obrigado...
 
Dá para desactivar via vag-com, eu já fiz isso uma vez, através do painel "instruments" se não estou em erro..
No meu caso o meu carro, não tem sequer esse sensor, acho que só a partir de 98 é que já trás, por isso já vinha desactivado de origem.
 
Back
Top