B5 AFN temperatura motor/óleo baixa, ventoinha sempre ligada

Boas,

A minha B5 AFN anda sempre com temperatura do motor nos 65º(ou seja, o mínimo do ponteiro são 60º, só sobe 5º) andando uns 40kms ou 10kms, é igual e mal mexe. A temperatura do óleo também só sobe um risco e pouco mais ( ou seja, vai até aos 70º/75º). A ventoinha do radiador está praticamente sempre a trabalhar (nunca dei por ela parada).

Será termostato nas couves? Como dispara o radiador neste motor? Tem um sensor ou é baseado na circulação de água? Se o termostato está nas couve e está sempre aberto faz sentido.

Cumps
 
mas a ventuinha so para com o motor desligado pk trabalha com a correia auxiliar
podes ate ter o termoestato marado ou ate mesmo o sensor de tempratura mas a ventuinha nao para
 
subscrevo o mesmo isso é termostato avariado já me aonteceu o mesmo, muda que fica tudo bem e a ventoinha está sempre a trabalhar é o normal e a outra ventoinha só liga quando accionas o ar acondicionado, abraços
 
Se a ventoinha grande tiver sempre a trabalhar também pode dar origem a isso (apesar de achar que é o termostato), agora há que distinguir ela a trabalhar com o balanço do motor, o que é normal, e ela ter a embraiagem colada, algo que já me aconteceu.

Boa sorte
 
camarada ismael isso nao sei uma coisa sei e que venham os profissionais confirmar ou nao nas b5 e ja vi algumas dezenas uma das ventoinhas nao sei se é a maior ou nao pra mim sao iguais loollll uma está sempre a trabalhar e em todas as audis b5 que vi saõ todas iguais uma trabalha sempre a ao ser que se desligue a carrinha e a outra so liga quando accionas o ar acondicionado, ao inicio tb pensei que estivesse estragada visto o meu golf nao ser assim mas depois perguntei na audi e disseram-me que o sistema era assim e eu nao contente com a resposta deles loollll cada vez que conhece alguém com uma b5 pelo menos carrinha é logo a primeira coisa que inspecciona, resumindo egas, powerman, asous, silvino enfim "n" deles, abraços
 
Mas eu não estou a dizer que ela não está sempre a rodar, antes pelo contrário eu tenho um b5 sei muito bem disso.

Eu meti o link do post do nazario_men porque acho que está 5*, essa ventoinha só roda pelo balanço do motor, tu consegues para-la facilmente. No caso de não parar, o motor simplesmente não aquece e é a embraiagem da ventoinha que entregou a alma ao criador
 
Vou fazer QUOTE ao post dele, é assim que a ventoinha funciona.

Abç

a ventoinha grande trabalha numa embraiagem termica, ela tem sempre tendecia a rodar mesmo em frio...
em frio consegues parar a ventoinha com a mao
quando o motor começa a aquecer, a embraiagem agarra e a ventoinha passa a trabalhar com a rotaçao do motor
caso isso nao aconteça tens um problema com a embraiagem da ventoinha
 
Boas,

Pelos vistos a questão da ventoinha é normal, a ventoinha que falo dá-me a entender que seja essa que está sempre a rodar com o motor, dado que eu não oiço a ventoinha a funcionar (a ventoinha normal do radiador quando passa os 90º faz um barulho perceptível, o que não é o caso desta), só abrindo o capot e vendo. Quando desligo o motor, ela para.

No entanto e dado que é algo falado por aqui, algum expert poderia colocar uma imagem das duas ventoinhas identificando-as para ficarmos esclarecidos.

Relativamente ao termostato vou trocar, a minha duvida agora prende-se com o sensor de temperatura, se compensa ou não trocar. Fazem ideia com quantos kms se troca o sensor de temperatura, ou só se troca se estiver estragado.

Obrigado pelos esclarecimentos, esta partilha de conhecimento é muito útil para a malta.
 
Boas.

Não te precipites. Liga o vag-com e vê se tem algum erro. Se não tens o cabo, faz um search aqui no forum por "Vag locator" e procura alguém perto de ti que tenha o cabo e te ajude.

Outra maneira é se tiveres climatronic, carregas ao mesmo tempo no botão da recirculação e na seta para cima e depois com os botões da temperatura (+/-) metes no código 59 que te indica a temperatura do coolant. Se marcar diferente do quadrante, pode ser o sensor da temperatura ou o próprio quadrante marados.

No entanto pelo que descreves, pode ser tb o sensor de temperatura (penso que fica na parte inferior do radiador) que envia a info para a ventoinha ligar/parar.

Espero ter ajudado,

Cumps.
 
simon, não tem nada que saber, é como diz o Ismael, e o Salvador. Se te puseres virado de frnte para o cofre do motor é a ventoinha da direita, ou melhor, assim que ligas o carro (a frio) só uma das ventoinhas é que está a girar ( a da direita). Nessa altura poderás testar se ela está boa, metendo a mão ( mau conselho) ou outra coisa qualquer até que ela pare, caso sintas muita resistência a sua paragem é porque está atracada, o que é mau sinal! Quanto à temperatura estás como eu, a minha tb não passa dos 70/75º, já percebi que tenho o termo nas couves.:D
Abraços,
 
Back
Top