Barra Anti-Aproximaçao

aproveitando o tópico
barra estabilizadora e barra AA é mesma coisa??
e qual a função destas barras?
 
melhorar a atitude do carro nas curvas.

E lol em caso de acidente, deixar o carro mesmo bem torcido xD lol
sem falar no desgaste prematuro de alguns componentes
 
serve para dar cabo do chassis caso o mesmo nao esteja reforçado e preparado para levar a barra... :green: tirando isso vai curvar melhor e ficar mais estavel a travar...

Podes comprar em algumas casas normais de pecas auto ou atravez do ebay... os valores rondam os 100€
 
Barra AA:

As barras anti-aproximação são uma modificação importante a fazer quando se pretende alterar a suspensão. Normalmente não vem montadas em carros de série. Estas barras são montadas entre as torres dos amortecedores. Em curva, as torres dos amortecedores são expostas a grandes forças que tendem a produzir uma certa torção no chassis que faz com que estas se movam ligeiramente para o interior, uma vez que não há nenhuma ligação entre os amortecedores. Assim, sua principal função é proporcionar mais rigidez ao chassis do carro, não permitindo que o chassis sofra tanto essas deformações, melhorando-se assim o comportamento do carro em curva. A frente vai ficar mais rígida e pode-se curvar a mais velocidade. Para alguns modelos de carro também existem barras anti-aproximação inferiores e traseiras. Atenção que a montagem destas barras é quase obrigatória quando se altera a suspensão ou o diâmetro das jantes. Caso contrário o chassis do carro vai "sofrer" as consequências dos esforços adicionais a que vai ser submetido. Quanto mais dura a suspensão e melhor for a aderência dos pneus, mais vantagens poderá tirar de uma barra deste tipo. Outro dos aspectos das barras anti-aproximação a não menos prezar quando se fala em tuning, é o aspecto que dá ao compartimento do motor, quer a barra esteja pintada ou polida.
Estas barras podem ser feitas de aço, alumínio, sendo estas mais caras do que as de aço, mas tem a vantagem de serem mais leves. O preço desta barra é acessível desde que se opte por uma de aço estando disponíveis a partir de cerca de 50 €. Também existem em carbono, mas o preço é consideravelmente mais elevado.

Barra Estabilizadora:

Uma barra estabilizadora é, como o próprio nome indica, uma barra (veio de secção cilíndrica), que trabalha principalmente à torção e que se monta de modo a ligar os dois braços de suspensão de um mesmo trem (dianteiro ou traseiro). Qual a vantagem de ligar as suspensões? Sempre que se executa uma curva a velocidade elevada existe uma tendência natural (devido à força centrífuga) para a suspensão do lado de fora da curva ficar sobrecarregada enquanto a de dentro fica com pouca aderência ao solo. Esta tendência provoca o tão natural adornar do carro e prejudica fortemente o comportamento dinâmico do mesmo. A barra estabilizadora procura reduzir este efeito. A função da barra estabilizadora é assim de obrigar a roda interior a ficar mais "agarrada" à estrada. Como é isto possível. A barra apresenta uma geometria em forma de alavanca que ao ser torcida devido à compressão da suspensão exterior à curva exerce um força de compensação na suspensão interior que a pressiona na direcção do solo.

Resumindo, a barra estabilizadora reduz o adornar do veículo em curva, melhorando o comportamento dinâmico do automóvel e logo contribuindo para uma melhor segurança activa. Em contrapartida, torna as suspensões menos independentes prejudicando, de certa forma, o conforto que o veículo oferece ao passageiros.


Não custa nada ajudar quem menos sabe. Espero ter ajudado Tandre

Para que não persistam dúvida exemplos de AA e Estabilizadoras:

BARRAS AA:




BARRAS ESTABILIZADORAS:



OUTRA IMAGEM DE UMA BARRA ESTABILIZADORA. ESTE ATÉ É UTILIZADA NO S3 8P

 
Não custa nada ajudar quem menos sabe.

a informação que tão amavelmente foste buscar à net, está disponível aqui no fórum... bastava para isso procurar...

Nessa página falta referir que o comportamento do carro em piso molhado fica mais "solto" (escorregadio)... quem as usa deverá ter isso em consideração...
 
Volto a referir que os carros do dia a dia nao sao carros de PISTA... logo uma barra AA num carro que nao tem chassis desportivo e reforçado pode danificar gravemente o mesmo com torçao do mesmo, causada por uma subida de passeio em que cruze o chassi ...

Obviamente que um carro de PISTA nao esta sujeito a determinados tipos de torçao de um carro do dia a dia... (passeios, Lombas etc...)
 
a informação que tão amavelmente foste buscar à net, está disponível aqui no fórum... bastava para isso procurar...

Nessa página falta referir que o comportamento do carro em piso molhado fica mais "solto" (escorregadio)... quem as usa deverá ter isso em consideração...


Estou de acordo.

Apenas quis ajudar. Acho as pesquisas na net são muito úteis quando se têm alguma dúvida.

Poderia obviamente colocar por palavras minhas mas não seria a mesma coisa e faltariam de certo alguns pormenores técnicos se o fizesse e para não induzir em erro decidi efectuar essa pesquisa, que por sua vez me ajudou a esclarecer algumas questões nesta matéria.
 
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