Barulho ao remover a chave da ignição

Bom dia audistas. Esta semana comecei a notar um ruído estranho dentro do habitáculo quando removo a chave da ignição após utilizar o carro que de certeza que não estava lá antes. A viatura é um A4 B8 de 2008, 1.8 TFSI.

É um buzzing sound seco, sensivelmente 1 seg e de timbre alto que parece vir da zona do passageiro.
A única maneira (até agora) de o replicar é ligar o carro e ir dar uma volta com ele.
Ligar apenas a ignição e desligar não faz o barulho.
Ligar e desligar o motor (só testei a quente) não faz o barulho.

Procurei na net o que poderia ser mas não encontrei nada. Hoje à noite farei o diagnóstico com o VAGCOM mas já alguém experienciou um problema parecido? Noto também que as componentes electrónicas andam barulhentas por trás do tablier ao ligar/desligar o carro.

A data de mudança de óleo ainda está a 1 mês de distância, se não conseguir identificar o problema penso antecipar e tentar resolvê-lo na oficina.
 
Parece ser da pá do ventilador do evaporador do ar condicionado ou ventilação
Falta de limpeza
É um trabalho muito chato porque fica por trás do porta luva e muita gente não quer desmontar
Terá de ser aberto e limpo com compressor a ar e deve resolver
Este tipo de avaria não vai aparecer no vag mas podes sempre verificar e postar o erro aqui
Um abraço

Enviado do meu SM-A125F através do Tapatalk
 
Vai contando com 2 a 3 horas de M.O e já é apertadinho
É um serviço chato lol
No entanto liga o vag e posta aqui

Enviado do meu SM-A125F através do Tapatalk
 
É experimentar desligar a ignição com qualquer função do AC desligada, ventilação / ar quente / etc (completamente off) para verificar e confirmar se o barulho deixa de fazer e confirmar que é dali. Provavelmente o ruido vem do motor de soprador / ventoinha do ar.
 
É experimentar desligar a ignição com qualquer função do AC desligada, ventilação / ar quente / etc (completamente off) para verificar e confirmar se o barulho deixa de fazer e confirmar que é dali. Provavelmente o ruido vem do motor de soprador / ventoinha do ar.
É possível visto que devido ao tempo tenho andado com o AC ligado. Hoje no regresso a casa vou experimentar não ligar nada.

Obrigado pela ideia
 
Devido à chuva não consegui ainda fazer o scan, fica para amanhã.

No entanto um pequeno update:
Não liguei nenhum AC/sofagem/ar e fez o mesmo barulho. No entanto desta vez pareceu vir mais do lado do cinto do pendura do que propriamente do porta-luvas.
Andei às voltas no carro e notei que a porta atras do pendura nao abre por fora. Se a abrir uma vez por dentro ja funciona bem.

Eu já tive este problema numa porta, sei que é o motor e que com uma limpeza vai ao sitio. O anterior, infelizmente teve que ser substituído.

No entanto, se abrir a dita porta uma vez e fechar, ao andar com o carro, o mesmo já não consegue executar o autolock! Ouve-se um click cada vez que se para e arranca ate aos 15km/h. Trancando o carro carregando no botão tambem nao funciona. O autolock apenas regressa ao normal saindo do carro, trancando e destracando com a chave.

Isto pos-me a pensar se nao poderei ter o feixo centralizado a ficar marado por causa dessa porta e isso tudo possa estar relacionado com o tirar a chave da ignição. Não entendo é o barulho estranho, causado quase de certeza por um componente electrico que pode estar a morrer.
 
Devido à chuva não consegui ainda fazer o scan, fica para amanhã.

No entanto um pequeno update:
Não liguei nenhum AC/sofagem/ar e fez o mesmo barulho. No entanto desta vez pareceu vir mais do lado do cinto do pendura do que propriamente do porta-luvas.
Andei às voltas no carro e notei que a porta atras do pendura nao abre por fora. Se a abrir uma vez por dentro ja funciona bem.

Eu já tive este problema numa porta, sei que é o motor e que com uma limpeza vai ao sitio. O anterior, infelizmente teve que ser substituído.

No entanto, se abrir a dita porta uma vez e fechar, ao andar com o carro, o mesmo já não consegue executar o autolock! Ouve-se um click cada vez que se para e arranca ate aos 15km/h. Trancando o carro carregando no botão tambem nao funciona. O autolock apenas regressa ao normal saindo do carro, trancando e destracando com a chave.

Isto pos-me a pensar se nao poderei ter o feixo centralizado a ficar marado por causa dessa porta e isso tudo possa estar relacionado com o tirar a chave da ignição. Não entendo é o barulho estranho, causado quase de certeza por um componente electrico que pode estar a morrer.
Ē o motor do fecho da porta marado.
Ou se tenta abrir e limpar os grafites e 2 pinos, ou se troca o fecho. E faz isso antes de ficares com a porta bloqueada.
É que depois, só rebentando a quartela para aceder por dentro, e às vezes pior.
 
Update: O barulho que eu ouvia vinha da fechadura da porta avariada.

Aparentemente a porta estava a interferir com o autolock e cada vez que destrancava o carro, a porta emitia esse ruido estilo "BUZZ" alto.

Troquei o motor, ficou tudo normal, nada de problemas de autolock nem ruídos. o VAGCOM deu o seguinte erro:

Address 72: Door, Rear Right (J389) Labels:. 8K0-959-794.clb
Part No SW: 8K0 959 794 A HW: 8K0 959 795 A
Component: TSG HR H06 0170
Revision: Serial number: 0000006958178
Coding: 010002204000210001
Shop #: WSC 02399 823 56573
VCID: 3F8DF6FBAE7DB57C3A-806A

1 Fault Found:
02115 - Locking Unit for Central Locking
008 - Implausible Signal
Freeze Frame:
Fault Status: 01101000
Fault Priority: 3
Fault Frequency: 39
Reset counter: 182
Mileage: 107643 km
Time Indication: 0
Date: 2021.11.22
Time: 19:05:45

Obrigado a todos pelo vosso tempo e ajuda
 
Back
Top