Barulho "esquisito" no Turbo. . . ???

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Boas psl,

Talvez alguém já tenha tido este problema ou me saiba ajudar ... ?

Quando puxo pelo motor em esforço, por exemplo: numa subida acelero sem reduzir, ou acelero a partir de baixa rotação, ao carregar na embraiagem para passar de caixa, na redução de pressão do turbo, ouve-se um baralho intermitente tipo "metal a arranhar" e o ponteiro da pressão ao descer vem como que aos "soluços".

Exemplo: tssss . . tssss . . . tsss . . . tssss . . tsssss. . . . . tssss.

Quando puxo em altas, este sintoma não acontece, mas existe um poço entre as 2200 e as 2800 rpm.
Para além disso, acho que o motor não está a responder como deveria, principalmente em baixas . . .

Estive a experimentar a Allroad do Fox.on.fire e em baixas o Kick é bastante mais notório que a minha . . .

Alguém sabe ajudar ???
 
O meu 1.8T noto em baixas que quando carrego também oiço um tsss tss tsss, segunda tive a ver no meu caso é normal, é a n75, que funciona por "pulsos", logo faz aquele barulho em baixas, agora no teu caso não sei, se tens poço é porque alguma coisa não está bem, experimenta ver com o vag-com se tens algum erro :)

Abraço
 
O meu 1.8T noto em baixas que quando carrego também oiço um tsss tss tsss, segunda tive a ver no meu caso é normal, é a n75, que funciona por "pulsos", logo faz aquele barulho em baixas, agora no teu caso não sei, se tens poço é porque alguma coisa não está bem, experimenta ver com o vag-com se tens algum erro :)

Abraço
tens a certeza que é a N75 :S
 
Ia colocar a mesma questão...

Tenho 99% certeza, visto que o turbo é novo, e faz isso só em baixas, e como dei uma revisão ao motor, e está a puxar bem.

E li algures que a n75 funciona por impulsos para controlar a pressão, não é bem ela que funciona mas sim a centralina que envia esses impulsos.
Penso eu que esta abre em baixas para não criar muita pressão, porque muita pressão em baixas é mais prejudicial para o motor que em altas.

E não se esqueçam, os vossos motores a n75 trabalha por vacuo e a minha é por pressão por isso deve ser diferente, digo eu.
 
Last edited:
Tenho 99% certeza, visto que o turbo é novo, e faz isso só em baixas, e como dei uma revisão ao motor, e está a puxar bem.

E li algures que a n75 funciona por impulsos para controlar a pressão, não é bem ela que funciona mas sim a centralina que envia esses impulsos.
Penso eu que esta abre em baixas para não criar muita pressão, porque muita pressão em baixas é mais prejudicial para o motor que em altas.

E não se esqueçam, os vossos motores a n75 trabalha por vacuo e a minha é por pressão por isso deve ser diferente, digo eu.
eu tenho o mesmo motor que tu, e não ouço tal barulho, dai eu ter perguntado se tinhas a certeza que é da N75 ;)
se o barulho vem dessa zona, acredito mais na BOV VALVE
 
eu tenho o mesmo motor que tu, e não ouço tal barulho, dai eu ter perguntado se tinhas a certeza que é da N75 ;)
se o barulho vem dessa zona, acredito mais na BOV VALVE

Pois mas disso não deve ser, tenho de ver quando tiver o vagcom, ver se aparece o erro que acusa diferença de pressão entre o coletor e a entrada do IC, porque se fosse a BV esta estava sempre a mandar ar para o filtro de ar e o turbo não fazia pressão, mas o carro até anda bem para os 150cvs.

O meu carro não tem cata, o antigo dono tirou, não sei se tem a ver.
 
Boas amigo, meu carro esta igualzinho... tenho uma A4 S-line de 2005 180.000km ja foi para a audi e nada.
levou turbo novo, mandei tirar o filtro particulas, fiz a repro bem feita, mas o barulho continua... ja descobriste alguma coisa?
 
Boas amigo, meu carro esta igualzinho... tenho uma A4 S-line de 2005 180.000km ja foi para a audi e nada.
levou turbo novo, mandei tirar o filtro particulas, fiz a repro bem feita, mas o barulho continua... ja descobriste alguma coisa?

Boas Vanadio,

A Pergunta é para mim ?
 
Re: Barulho "esquisito" no Turbo. . . ???

Vinny já ligaste ao vagcom ver se tem algum erro?

Claro ! :green:

Antes dava excesso de pressão na conduta de admissão (devido á repro) quando andava em AE, mas, desde a semana passada não dá erro nenhum.

Nota: Com os mapas de origem não dá erros, nem se nota nada disto. . . !!!

- - - - - - - - - -

Tubinhos rôtos... ???

Mudei tudo na Quinta-Feira (por descargo de consciência) :).
Resultado: Tuda na mesma . . . :(
 
Re: Barulho "esquisito" no Turbo. . . ???

Tenho 99% certeza, visto que o turbo é novo, e faz isso só em baixas, e como dei uma revisão ao motor, e está a puxar bem.

E li algures que a n75 funciona por impulsos para controlar a pressão, não é bem ela que funciona mas sim a centralina que envia esses impulsos.
Penso eu que esta abre em baixas para não criar muita pressão, porque muita pressão em baixas é mais prejudicial para o motor que em altas.

E não se esqueçam, os vossos motores a n75 trabalha por vacuo e a minha é por pressão por isso deve ser diferente, digo eu.

Estas errado amigo! A N75 é apenas um captor de leitura nao abre nem fexa apenas faz a leitura da pressao de vacum que existe dentro dos tubos!

- - - - - - - - - -

E tu amigo vinny vê-la se o carracol do teu turbo esta desapertado ou se tem a junta partida! Pode haver essa descompressao!
 
Re: Barulho "esquisito" no Turbo. . . ???

Errado :p, nos carros têm turbo sem geometria variável esta funciona por pressão, e quem lê a pressão da admissão é o sensor MAP, este compara com os valores no mapa da centralina e manda a válvula abrir ou fechar para controlar a waste gate.

"The ECU uses the N75 valve to maintain correct boost levels by comparing readings from the MAP sensor (Manifold Absolute Pressure G71) with it's engine map. If the N75 fails to open the wastegate actuator the ECU triggers 'safe mode' limiting fuelling levels resulting in power loss. Always check the wastegate actuator and MAP sensor if you suspect a faulty N75 valve."

Estão mais informações neste site HOW TO - Test Charge Pressure Solenoid Valve AKA N75 - VW T4 Forum - VW T5 Forum

No caso do vinny deve ser um TGV, penso que funciona por vácuo.

Nesta imagem consegues ver bem, o turbo da direita é de TGV, e a geometria é controlada por vácuo, em vez de pressão como o da esquerda.

N75earlyandlate.jpg


Vinny estás com um problema daqueles que tens de ir á bruxa, ainda por cima sem erro no vagas, não sei se poderia ser a geometria presa ou assim.
 
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Re: Barulho "esquisito" no Turbo. . . ???

Errado :p, nos carros têm turbo sem geometria variável esta funciona por pressão, e quem lê a pressão da admissão é o sensor MAP, este compara com os valores no mapa da centralina e manda a válvula abrir ou fechar para controlar a waste gate.

"The ECU uses the N75 valve to maintain correct boost levels by comparing readings from the MAP sensor (Manifold Absolute Pressure G71) with it's engine map. If the N75 fails to open the wastegate actuator the ECU triggers 'safe mode' limiting fuelling levels resulting in power loss. Always check the wastegate actuator and MAP sensor if you suspect a faulty N75 valve."

Estão mais informações neste site HOW TO - Test Charge Pressure Solenoid Valve AKA N75 - VW T4 Forum - VW T5 Forum

No caso do vinny deve ser um TGV, penso que funciona por vácuo.

Nesta imagem consegues ver bem, o turbo da direita é de TGV, e a geometria é controlada por vácuo, em vez de pressão como o da esquerda.

http://i118.photobucket.com/albums/o99/inisj/N75earlyandlate.jpg


Vinny estás com um problema daqueles que tens de ir á bruxa, ainda por cima sem erro no vagas, não sei se poderia ser a geometria presa ou assim.
se estas a falar do 1.8T, esse nao tem sensor MAP, tem o ALTITUDE SENSOR este le a pressao do turbo em vez da admissão, e assim faz os calculos ;)
 
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