Barulho na direcção...

Boas pessoal, então é o seguinte:

1º lugar, carro em questão Audi A6 4B 1.8T 03/1999

Desde que tenho o carro, (fez agora 1 ano) sempre achei que o carro tinha a direcção pesada, mas pelo que tenho lido por aqui é "normal" ser um pouco mais dura que outros carros... E sempre ouvi um barulho irritante vindo da coluna de direcção (penso eu) pois o barulho só se ouve dentro do carro, que o barulho mais parece um ranger de borrachas...
Este barulho só é perceptível em marcha lenta (até uns 30/40 km/h) e em manobras com o carro parado é praticamente parado o barulho é bastante audível dentro do carro...
Hoje fui ver o nível do óleo novamente e está a nível, mas molhei um bocado de papel branco no depósito do óleo, e a cor do óleo que está lá dentro é de uma cor bastante parecida ao óleo do motor (um leve acastanhado)


A minha tampa do depósito é de cor Verde, não deveria a cor do óleo ser igual??
Alguém já teve problema parecido? O que poderá ser?
Tem lá gravado a norma G 00200

 
Last edited:
Boas esse óleo é verde é óleo hidráulico.." igual ao da minha Audi e do meu golf " ainda na 6 feira mudei o do meu golf ...tens de lavar o circuito e meter óleo novo...

Enviado do meu T06 através de Tapatalk
 
Ou seja o tenho andado com o óleo errado este tempo todo!?
Sendo esta a Norma G 00200 o óleo é obrigatóriamente de cor Verde? Ou pode variar de marca pra marca?
 
Boas o mais certo é andares com ATF misturado ..lol não és o primeiro que apanho assim ," muita gente pensa óleo direção é ATF .lol," até aos dias de hoje aprendi que as tampas dos vasos em geral são coloridas já para ajudar a prevenir estas situações, e este óleo é sempre esverdeado​...

Enviado do meu T06 através de Tapatalk
 
Eu aqui a uns tempos parti a caixa de direção , coloquei caixa reconstruída , bomba direção assistida nova , reservatório novo e óleo OEM , por acaso não reparei na cor do óleo , mas sendo original creio que está correto .
O que é certo é que ando com uma zuada na direção ás 1000rpm passando acima ou a baixo já não faz, mas é apenas o barulho porque a direção está normal e já foi a vários mecânicos e todos dizem que é a bomba a trabalhar, no entanto continuo a achar a direção do meu a3 um pouco dura por exemplo em relação ao corsa C da minha irma ou o toyota corolla da minha mãe :/
Aconselho-te a limpar o circuito e colocar óleo OEM e já agora das uma vista de olhos em todos os componentes da direção que ao menos ficas mais descansado ;)


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Esquecime de falar nessa parte... O meu golf 4 direção é tão leve em relação a minha Audi A4 que por veses até penso que tenho a Audi sem direito assistida.. e o mesmo se passa no pedar da embreagem o golf é a gasolina o pedal da embreagem parece o do acelerador ..lol mas em ambos faço as manutenções a tempos e horas, na Audi até a valvulina da cx fui buscar a Audi...

Enviado do meu T06 através de Tapatalk
 
Alguém me sabe dizer quantos litros de óleo leva o circuito da caixa de direcção?
Sim vai levar óleo OEM também, só espero que não tenha danificado nada na caixa... Preços do óleo na Audi alguém sabe?
 
O óleo quando é novo e verde sim, mas com o passar do tempo fica acastanhado....
Para limpar isso, desligas o tubo do retorno no depósito, tapas o encaixe do tubo no depósito para ele não se esvaziar, metes o tubo para dentro de um balde enches até a boca com óleo novo e ligas o motor e vais metendo óleo novo até ele começar a sair no retorno...
 
Eu aqui a uns tempos parti a caixa de direção , coloquei caixa reconstruída , bomba direção assistida nova , reservatório novo e óleo OEM , por acaso não reparei na cor do óleo , mas sendo original creio que está correto .
O que é certo é que ando com uma zuada na direção ás 1000rpm passando acima ou a baixo já não faz, mas é apenas o barulho porque a direção está normal e já foi a vários mecânicos e todos dizem que é a bomba a trabalhar, no entanto continuo a achar a direção do meu a3 um pouco dura por exemplo em relação ao corsa C da minha irma ou o toyota corolla da minha mãe :/
Aconselho-te a limpar o circuito e colocar óleo OEM e já agora das uma vista de olhos em todos os componentes da direção que ao menos ficas mais descansado ;)


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
A minha por veses e antes de trocar o óleo fazia um grilar quando chegava ao fundo e ou se fica-se a fazer pressão , com o óleo novo melhorou mas não passou, esse barulho vem da bomba de direção ou por má qualidade do óleo ou pela razão mais comum.. bomba cansada, meteli-lhe faher anti fricção e desapareceu o barulho .lol... [emoji3] [emoji2] [emoji1]

Enviado do meu T06 através de Tapatalk
 
Mete faher anti fricção ..e deixas de ter problemas, além de melhorar como o nome diz reduz a fricção das peças

Enviado do meu T06 através de Tapatalk
 
O óleo quando é novo e verde sim, mas com o passar do tempo fica acastanhado....
Para limpar isso, desligas o tubo do retorno no depósito, tapas o encaixe do tubo no depósito para ele não se esvaziar, metes o tubo para dentro de um balde enches até a boca com óleo novo e ligas o motor e vais metendo óleo novo até ele começar a sair no retorno...

Ao fazer isso não irei contaminar o novo óleo com o que lá está? Que nem sei se é o recomendado... Outra coisa, não é preciso andar a virar a direcção para um lado e para o outro? Ou só com o motor ligado tira o óleo todo?

Isto se calhar é capaz de ser muita sopa pra ser eu a fazer.... Mas caso seja uma coisa simples até era capaz de fazer...
 
Last edited:
Isso usa menos de um litro de óleo... Eu fiz assim ... Meti a carrinha no ar retirei o resguardo, tirei o tubo de óleo que alimenta a bomba e vasei o circuito, voltei a montar o tubo, meti um pouco de gasóleo​ e meti a trabalhar virei para um lado e para o outro, voltei a retirar o tubo retirei o gasóleo todo, lavei o vaso , assuprei o circuito, virei a direção com o carro desligado para um lado e para o outro, montei tudo , meti óleo , e depois o faher e está mais leve e sem barulho..lol trabalho de 2 a 3 horas...

Enviado do meu T06 através de Tapatalk
 
Back
Top