Barulho nos travões

Boa tarde,

Adquiri um Audi A1 em Dezembro passado. Desde o inicio que me venho a queixar de um barulho, principalmente,na roda da frente do lado direito.

Este barulho sente-se aquando de uma curva mais apertada (por exemplo: para estacionar no hiper mercado, em rotundas) e sempre que travo com o intuito de imobilizar (não apenas abrandar) o veiculo (ao aproximar-me de um cruzamento, etc).

O barulho parece quando as pastilhas estão gastas...barulho tipo qualquer coisa a roçar. Ao travar também sinto, e parece, que os travões não estão a travar bem. Parece que as pastilhas estão a deslizar sobre os discos e a fazer tipo um “RRRRrrrrrrrrrrr”.

Já fui a uma oficina da AUDI e após 2 dias de testes (pelo menos foi o que o chefe da oficina me transmitiu) e a desconfiança de ser um problema nos casquilhos eis que a conclusão foi:
- A origem do barulho é o ATRITO dos pneus com o chão :s

Já estive a pesquisar na net e não consegui encontrar nenhuma resposta :(

Alguém sabe de mais algum Audi A1 1.6 Tdi Sport com jantes 17 e pneus de baixo perfil com um problema semelhante? Alguém pode dar-me umas luzes da REAL origem do problema?

Com os melhores cumprimentos,
João Afonso Torres
 
Em alguns tipos de pavimento é possivel que o barulho venha desse atrito mas não em todos é uma questao de experimentar se fizer sempre o mais provavel é haver algum tipo de problema.
 
Na verdade poderá mesmo ser esse o problema, pois, com uma jante 17 e pneu de perfil baixo o atrito será nutado de forma mais elevada no automóvel, mas tem cuidado pois se for um problema mais grave poderá ter consequências.
Tenta pedir a opinião a um mecânico experiente e depois confronta os gajos da Audi.

Cumps
 
Pois...O barulho é mais audível em asfalto bem lisinho, embora também se consiga ouvir em outros tipos de asfalto.

O meu receio é mesmo o de a origem ser outra que não o atrito, e as consequências aparecerem mais tarde e após acabar a garantia :s

Vou tentar falar com algum (uns) mecânico (os) a pedir uma opinião.

Obrigado pelas respostas.

Cumprimentos,
 
Olá companheiro, para mim isso sao os calços, porquê? Porque existe tipo de ferrodo que atrai todas as impurenzas e ao momento que travas parece que está a roçar ferro. Há carros da concorrência tipo Insignia, que tem o mesmo problema, o que a Opel está a fazer é uma campanha para que todos os carros tenham esse problema sejam substituídos os calços.
Espero ter ajudado.
 
Boa tarde a todos,
tenho tentado GRAVAR o barulho de forma a que vocês possam ter uma melhor noção do barulho..
Estive novamente na oficina da AUDI e o mecanico continua com a mesma opinião...Estranho é que com chuva (piso molhado)o carro faz o mesmo barulho :s

Alguém com um A1 com problema na ligação bluetooth ou mesmo na consola?? A minh aestá marada...Ora nao liga após ligar o carro...ora não desliga após desligar e retirar a chave do carro...Ora bloquea totalmente após receber/efectuar uma chamada telefonica...enfim...Já estive a ver no forum Inglês e parece que há ppl com problema similares por lá..Alguém a queixar-se do mesmo?? Qual a resolução encontrada?

Obrigado pelas respostas.
 
Amigo se com a chuva ele faz isso entao o problema deve ser mesmo das pastilhas ou casquilhos ou mesmo outra coisa porque pelo que eu percebi quanto mais em estradas silenciosas andares mais ouves o barulho tipo como em asfalto lisinho como referiste.
ca pra mim nao tem nada a ver com atritos e essas coisas, mas...é o que eu acho...
o meu tambem fazia um barulho tipo "ruçar" e ainda por cima chiava que deus me livre :p
mudeias as pastilhas para umas melhores e problema resolvido ;)
nao sei se isto ajuda mas é so para teres uma ideia.
 
Boas, tb tenho uma sensação com o meu A1 mas a nível de pedal de travão. Quando carrego com alguma pressão, ele não recupera logo de imediato faz ali uma pausa e depois é que sobe. Tb acontece isto a si? Será só nos primeiros Km's?
 
Last edited:
O problema deve ser dos calços. Pede para te trocarem. São Ferodo mas saíram uma valente porcaria e apos uns 2 ou 3 mil kms, começam a fazer barulho. Ou chiam em andamento, ou começam com um zombido estranho ao travar
 
Boas pmanso,
O meu carro já tem 14900Km, pelo que a 1ª revisão está à porta...

A nível de recuperação do pedal de travão não noto nada, mas ao nível de travar sim...A frio não trava bem, a quente igualmente (chegando ao cumulo de ter ficado sem travões umas vezes. O pedal estava/ficou "mole" e ia bastante fundo e o carro nada de parar. Bombeei – o várias vezes e nada…o mais estranho é que alguns segundos depois já estava a travar normalmente: s. Por isso o problema nao pode ter sido de sobre-aquecimento dos mesmo, a não ser que o A1 tenha um sistema de arrefecimento super, hiper eficiente e RAPIDO)

E problemas com a consola tens tido? Estou com problemas de emparelhamento com o meu telemóvel e ao ligar/desligar o carro. Acontece-me várias vezes ligar o carro e a consola ficar às escuras ( com o rádio/telemóvel/etc a trabalhar normalmente) e outras vezes o contrário, ou seja, desligo o carro ( tirando a chave da ignição) e a consola continua ligada e o rádio a trabalhar :s.

E barulhos estranho quando andas devagarinho e viras o volante? Ou ao desligar o carro…Parece ser da direcção assistida…No inicio não ouvia e de um momento para o outro comecei a ouvir e dar importancia...

Enfim....

Fico a aguardar noticias suas.

Abraço,
João Afonso Torres
 
Companheiros,
Apareceu-me um barulho estranho nos travões da minha A4 8E que, julgo, poderá estar relacionado com o que foi aqui dito. Agradecia que me ajudassem a entender o que se passa:
Troquei as pastilhas das rodas da frente há 3 meses (Bosch). No dia da troca não notei qualquer problema mas no dia seguinte comecei a ouvir um 'estalido' de cada vez que travava. Voltei à oficina e disseram-me que não era nada e deveria ser a adaptação das pastilhas aos discos e que desapareceria logo que elas acamassem. O estalido continuou e resolvi mudar os discos. Os que lá estavam ainda eram os de origem (o carro actualmente está com 114.000km). Troquei os discos e o barulho continuou. Agora o dito estalido não está numa só roda mas nas duas.
Ando há 3 meses a tentar que me digam qual é o problema e já ouvi de tudo:
1- As pastilhas são muito duras e fazem esse estalido;
2- Os discos, que eram os velhos e agora são os novos, têm de acamar às pastilhas;
3- As molas da bomba podem estar frouxas;
4- As próprias pastilhas podem não ser as adequadas e portanto podem ter uma folga que as faz rodar alguns mm sempre que se aperta no travão;
5- Os casquilhos podem estar a precisar de ser substituídos;
etc.

Hoje, e já farto de tantas opiniões, pareço com outro companheiro que anda pelo forum e que diz que quer vender o carro porque não aguenta que o raio da roda esteja sempre a bloquear, quando está quente.

Enfim, para tentar ajudar, julgo que o barulho ou estalido como convencionei inicialmente, só poderá vir de alguma mola ou do atrito de ferro com ferro da bomba. Mas isso nunca existiu e só começou na ultima troca de pastilhas. Na dúvida, troquei as molas das bombas. A do lado direito pus no lado esquerdo e vice versa. O barulho sumiu....nos primeiros 1000 metros, depois voltou à mesma!

O barulho só acontece com travagens quando o carro anda para a frente. Quando faço marcha atrás, e travo, não existe barulho.

Agradeço toda a ajuda que me puderem dar.

Abraços
 
Caro nuno cinfaes, obrigado pela atenção.
Em relação ao que diz, também me passou pela cabeça: Será que colocaram exactamente a mesma referencia? Estive com as pastilhas na mão ainda hoje. Uma delas, a da tal roda direita tem uma mini folga (talvez 1mm, no maximo) entre o 'gancho' da pastilha e o ferro da pinça (?). A do lado esquerdo estava mais justa. Houve um mecanico que me disse precisamente isso: deveriam ter colocado pastilhas erradas, portanto, com alguns mm de folga. Por outro lado, esse mesmo mecanico disse que a posição das molas poderia estar incorrecta. Estive, tb hoje, com as molas na mão, e como sãosimetricas não pode existir o caso de estarem mal colocadas (de cabeça para baixo, por ex.).
Será que trocando as pastilhas o estalido (que parece o som de alguma coisa que estava folgada e de repente é chamada a apertar o que deve ser apertado...).

Os parafusos foram todos verificados e apertados (os que estão junto as rodas). Outro mecanico diz que o barulho vem dos casquilhos....que aparentam estar impecaveis. Não sei.

Encomendei duas molas novas para substituir as que lá estão. Se não der efeito, troco as pastilhas....mas acho que vou ficar na mesma....

De qualquer forma, agradeço o seu feedback.
Abraço,
 
Caro Nuno Cinfaes,

Já recebi a minha prenda de natal...só que tive de pagar! Troquei as pastilhas e as molas. O barulho desapareceu!
Bosch, na minha carrinha, nunca mais.
Abraços.
 
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