bicos 110 num 90 tdi

oi ppl comprei os bicos do tdi de 110 sendo o meu de 90cv notei diferença .... agora gostaria de saber se posso colocar os bicos acima do carro? poderei ter algum rendimento ? kais as desvantagens ? ou o ke terei de fazer para colocar os bicos .... o carro de origem tinha 90cv neste momento encontra-se com 130 o ke acham ?!que mod's posso colocar para poder ter mais rendimento do argolas
 
AvantRS disse:
só por curiosidade.. que eu sou um pouco leigo :D

ganhas-te quantos cavalos com os bicos?

abraços

OFF-TOPIC:

"caválos e bicos" na mesma frase... fez-me lembrar um CLIP que um colega meu me mandou por e-mail no outro dia... :lol:

Deixem lá pessoal... são 6 da manhã... o cerebro está em SAFE-MODE.

:roll:
 
neljoe disse:
AvantRS disse:
só por curiosidade.. que eu sou um pouco leigo :D

ganhas-te quantos cavalos com os bicos?

abraços

OFF-TOPIC:

"caválos e bicos" na mesma frase... fez-me lembrar um CLIP que um colega meu me mandou por e-mail no outro dia... :lol:

Deixem lá pessoal... são 6 da manhã... o cerebro está em SAFE-MODE.

:roll:

:D o cerebro está é em degradação :p
 
Se estiverem bons o ganho fica entre 5 e 8cv cm mais cerca de 10 a 15nm em baixas. Nota se bem a difrença se os do 90cv tiverem ja mto uso.

Cumps
 
Artur Costa disse:
Se estiverem bons o ganho fica entre 5 e 8cv cm mais cerca de 10 a 15nm em baixas. Nota se bem a difrença se os do 90cv tiverem ja mto uso.

Cumps

A tua é a de 110cv não é artur?

meteste bicos melhores?


abraços
 
Além dos bicos do tdi 110 tens powerplus 520, powerplus 502, race 520 e outros ainda maiores...
O que tens de ter em atenção é que quanto mais gasóleo o carro injectar menos durará o turbo... Um turbo de origem de um tdi 90 com repro e bicos race 520 desaparece em 2 tempos...
 
Nem tinha lido a parte de tar cm 130cv.... epa so um uma repro n xega la!
Mesmo cm os bicos do 110 e uma repro forte(algum fumo) e turbo a fazer 1.2 é dificil de xegar a esse valor. :roll:

AvantRS: A minha é uma 110 sim , os bicos sao os PP520 cm injectores da transporter + hammer mod :lol: Se clicares na minha assinatura vez o grafico de potencia.... mediu stock 112cv :wink:

Cumps
 
TCPT disse:
oi ppl comprei os bicos do tdi de 110 sendo o meu de 90cv notei diferença .... agora gostaria de saber se posso colocar os bicos acima do carro? poderei ter algum rendimento ? kais as desvantagens ? ou o ke terei de fazer para colocar os bicos .... o carro de origem tinha 90cv neste momento encontra-se com 130 o ke acham ?!que mod's posso colocar para poder ter mais rendimento do argolas
Não falaste no turbo... é o de origem? E sabes que turbo é?

Há 2 versões de TDI90, uma com turbo de geometria fixa, e outra com turbo de geometria variável (VNT15 - igual ao dos TDI110).
Se tiveres a versão com geometria variável (VNT15), para além dos bicos de injectores e da programação da centralina, as diferenças entre o TDI90 e o TDI110 são praticamente zero. Assim sendo, não me parece nada complicado chegar aos 130cv só com os bicos do TDI110 e repro. ;)

Para passares daí para cima e manter a fiabilidade terás que trocar obrigatóriamente de turbo.
:arrow: Mas atenção, este é o "point of no return". Daqui em diante, em nome da fiabilidade, tudo o que trocares, implica quase sempre a troca de outras coisas.

Podes começar por meter um turbo VNT17VB (do TDI150), que te permitirá chegar perto dos 150cv com os bicos do TDI110, mas depois, com esse nível de potência já tens ke ter atenção ao Binário. Tudo o que for acima dos 300-320Nm já te vai matar a embraiagem de origem. Tens ke a mandar reforçar.
Depois, tens ke ter em atenção as temperaturas de Intake (o ar que entra para o motor) - podem passar dos 100 ºC sem te esforçares muito. As consequências de temps de intake elevadas são graves (colectores rachados, etc e tal...). Lá tens ke meter um InterCooler para baixar as temps.
Depois podes mudar os bicos novamente (tens aqueles todos que o HappyMike disse).
Para os Race520 o VNT17VB já não chega... terás que meter no mínimo um VNT20 (presente nos 2.5 TDI)... Mas depois, como já tens muita saída de gases (a.k.a. nuvem de fumo preto :D), lá terás que mexer na linha de escape...

E por aí fora...

Portanto, o meu conselho é: pensa bem no que vais fazer antes de o fazeres, pq senão a coisa pode correr muito mal. ;)
 
humm...temos entendido no asusnto :wink:

então sendo assim com tantas mods não ficaria mais barato ir comprar isso tudo usado de um Tdi de 130cv? esses já vêm "reforçados" pros 130cv não?

abraços!
 
345nm em maha n xegaram pa matar e minha velhinha embraiagem cm 303mil kms :wink:
380 continua a ser o "limite" normal destas embraiagens.

VNT17vb e bicos race sao umas junçao 5*.... talvez um IC melhor e escape se consiga xegar perto dos 200cv :wink:

Toledo: N tiveste ja esta junçao no teu?Cmo ficou?

Cumps
 
Artur Costa disse:
345nm em maha n xegaram pa matar e minha velhinha embraiagem cm 303mil kms :wink:
380 continua a ser o "limite" normal destas embraiagens.

VNT17vb e bicos race sao umas junçao 5*.... talvez um IC melhor e escape se consiga xegar perto dos 200cv :wink:

Toledo: N tiveste ja esta junçao no teu?Cmo ficou?

Cumps
Então a minha embraiagem é mais fraquinha que a tua... :D Passei acima dos 350Nm quando montei os Race520, e ela começou logo a patinar. Andei mais uns kms, mas cheguei a um ponto que tive que a trocar por uma coisa à homem... dava para andar, mas já me estava a passar com aquilo. :p

Sim, tenho uma configuração dessas no meu actualmente... VNT17VB + Race520 + FMIC do Ibiza Cupra TDI160. Aínda não o levei ao banco depois de ter montado os Race520, pois a embraiagem começou a patinar e não valia a pena.
Mesmo com a repro completamente desajustada (foi inicialmente "projectada" para o carro 100% stock e só com o VNT17VB montado), a potência estimada são 190cv.


O problema com o VNT17VB e os bicos Race520 é ke estes bicos injectam uma quantidade brutal de gasóleo para o motor, e o turbo não tem caudal de ar suficiente para acompanhar. Isto se o turbo não estiver a fazer pressões acima do normal... Eu gosto de manter a coisa dentro dos limites para não perder fiabilidade.
O resultado desta "descompensação" (mais gasóleo do que ar), resulta em gasóleo não queimado, e é isso que dá origem às gigantescas nuvens de fumo preto quando se acelera a fundo. :p
Isto poderá ter consequências para o turbo se não se tiver cuidado. O excesso de fumo, pode não só prender a geometria do turbo, como também pode "derreter" toda a parte quente se o abuso for muito grande. É preciso ter algum cuidado, senão, KAPUTT. :)

No meu, se for a puxar a fundo, olho para o espelho e consigo perceber quando troquei de mudança (fuuuuuuuuumo... troca... fuuuuuuuuuumo... troca..... fuuuuuuuuuuuumo...) :oops:
Só o VNT20 é que já tem caudal de ar suficiente para que a mistura de ar/gasóleo fique equilibrada e não haja tanto fumo. Actualmente estou em fase de resulução deste problema - vou trocar de turbo... again. :twisted:
 
carlucci disse:
humm...temos entendido no asusnto :wink:

então sendo assim com tantas mods não ficaria mais barato ir comprar isso tudo usado de um Tdi de 130cv? esses já vêm "reforçados" pros 130cv não?

abraços!
eheh... :p :oops:

Entre um TDI 90 e um TDI 130, há grandes diferenças a nível de injecção e turbo. As primeiras versões dos TDI90 vinham com turbo de geometria fixa (o TDI130 é de geometria variável) e o sistema de injecção é completamente diferente.

Na realidade não há "reforço" nenhum... o material do TDI130 é... maior. Isto é, debita mais ar e gasóleo. Basicamente é isso.

Para quem não sabe, o bloco 1.9 TDI é comum a todas as versões. Desde o já velhinho TDI 75cv passando pelos 90, 100, 105, 110, 115, 130, 150 e terminando nos 160cv. Entre eles existem apenas algumas alterações ao nível da injecção (uns tem bomba injectora, e outros são injector-bomba) e turbo (há uns 4 ou 5 tipos de turbos diferentes entre todos estes modelos). No caso dos TDI150 e 160, os pistons tem um tratamento diferente. Os "tamanhos" dos injectores também diferem de modelo para modelo... o resto é muito idêntico.

Há casos de motores TDI 110 devidamente alterados e a debitar 270cv com fiabilidade, e de TDI 150 a debitar mais de 250cv com fiabilidade também...
Este bloco é muito resistente, e desde que a coisa seja feita com pés e cabeça, o ceu é o limite. 8)
 
Back
Top