informo a todos que ja me decidi e como vou manter as molas de origem, vou colocar os koni sport.
vantagens:
- preço inferior aos bilstein B6
- garantia mais longa
- possibilidade de kit de reparação
- e finalmente o mais importante, regulação da dureza do amortecedor.
desvantagens:
- koni são referidos em muitos foruns como muito duros, mesmo nas afinações minimas...
- bilstein b6 em "teoria" tem mais qualidade (são alemães!!! e os koni são holandeses...)
- blistein b6 são em muitos foruns considerados como um dos melhores amortecedores por causa do excelente compromisso conforto/desportividade
conclusão, como preciso meter amortecedores novos e ao mesmo tempo resolver o problema das jantes ocasionalmente roçarem, vou meter os koni sport e depois regulo para mais duro ou mais mole, consoante evite o bater do pneu nos guarda-lamas.
basicamente é isto. a nível de preços apesar de nos foruns se falar muito do preço dos koni, na maioria dos casos são mais baratos que bilstein. só vou colocar koni, porque nao quero arriscar mudar de amortecedores e continuar com o problema das cavas. e mesmo apesar da dureza, a maioria das estradas que faço (90%) tem alcatrão de qualidade, por isso arrisco ficar com o a6 numa tabua (tambem actualmente é um barco, por isso até vou gostar dele "rijinho")
obrigado a todos
OFFTOPIC
ps: para esclarecer um pouco as duvidas aqui do forum sobre as diferenças de bilstein:
informações dadas pelo representante da bilstein em portugal:
1. seja o B4, B4 sport ou B6, nenhum é de espigão curto.... podem ter diferenças de curso, mas o espigão em si não é nem deve ser mais curto...
2. os B4 e B4 sport são amortecedores de substituição OEM, sendo que nenhum destes tem caracteristicas propriamente desportivas. a titulo de exemplo a diferença de um para o outro tem a ver com a taragem das molas com que o chassis trabalha, ou seja para uma A4 trendline (suspensão normal) o aconselhado é B4, para uma A4 sline ou sport (suspensao rebaixada) o aconselhado é B4 sport, pois ambas estas 2 opçoes são alternativas aos amortecedores OEM!
3. bilstein B6 são amortecedores desportivos (amarelos) para chassis OEM, não são para rebaixar os carros, eventualmente podem ser aplicados em chassis normal ou sport, mas não são propriamente indicados para rebaixar. têm sim um nivel de dureza superior aos B4's.
ONTOPIC