Bomba Injetora fora do ponto e safe mod?

Boas!
Sempre achei que a minha B5 um bocado molengona no arranque, mas depois disso até tinha um andamento bastante bom.
Como o carro so anda na cidade e raramente passa dos 60km/h nunca me dou conta de o turbo abre ou não, aqui a tempos la tive de ir a Autoestrada e passar dos 100...foi uma dor de cabeça, o carro tem o comportamento de um carro atmosférico, não se sente o turbo a entrar, nada, ja andei com a MAF desligada, comportamento continua igual (Provavelmente sinal que ja teve melhores dias),
Tinha um tubo de vácuo um bocado mole, agora que mudei a distribuição aproveitei mudei o tubo de vácuo (o que sai da N75 e que vai até ao turbo).
a distribuição foi feita sem trancas, mas tudo devidamente bem marcado, ja a primeira vez que a mudei assim foi e nunca notei diferenças no carro antes e depois.
Hoje fiz um scan ver se tinha algum erro, nada, lembrei-me de ir ver o avanço da bomba...qual não é o meu espanto...parece estar atrasada! (Podem ver no screenshot)
tanto as marcas como o buraco para a tranca da bomba batem todos certos, será que o vag está enganado ou será que a bomba está realmente fora de ponto? (Basta terem tirado a poli e não ter sido montada como deve de ser penso eu)
O que poderá ser o safemod? MAF? (sei que existe uma maneira de a testar, mas não me recordo como), N75 como posso testa-la?
 

Anexos

  • Captura de Ecrã (134).png
    Captura de Ecrã (134).png
    167,3 KB · Visualizações: 82
Boas!
Sempre achei que a minha B5 um bocado molengona no arranque, mas depois disso até tinha um andamento bastante bom.
Como o carro so anda na cidade e raramente passa dos 60km/h nunca me dou conta de o turbo abre ou não, aqui a tempos la tive de ir a Autoestrada e passar dos 100...foi uma dor de cabeça, o carro tem o comportamento de um carro atmosférico, não se sente o turbo a entrar, nada, ja andei com a MAF desligada, comportamento continua igual (Provavelmente sinal que ja teve melhores dias),
Tinha um tubo de vácuo um bocado mole, agora que mudei a distribuição aproveitei mudei o tubo de vácuo (o que sai da N75 e que vai até ao turbo).
a distribuição foi feita sem trancas, mas tudo devidamente bem marcado, ja a primeira vez que a mudei assim foi e nunca notei diferenças no carro antes e depois.
Hoje fiz um scan ver se tinha algum erro, nada, lembrei-me de ir ver o avanço da bomba...qual não é o meu espanto...parece estar atrasada! (Podem ver no screenshot)
tanto as marcas como o buraco para a tranca da bomba batem todos certos, será que o vag está enganado ou será que a bomba está realmente fora de ponto? (Basta terem tirado a poli e não ter sido montada como deve de ser penso eu)
O que poderá ser o safemod? MAF? (sei que existe uma maneira de a testar, mas não me recordo como), N75 como posso testa-la?
Faz uma limpeza não perdes nada,também é preciso fazer de vez em quando

Enviado do meu MEO Smart A80 através de Tapatalk
 
Acredito que tenha aqui 2 problemas totalmente distintos, a MAF vou experimentar uma usada, ja agora para a limpar, que produto devo usar?
Quanto ao gráfico do avanço da bomba...alguém tem uma ideia? o carro sempre fez um bocadinho de fumo branco quando se arranca em 1 (mas so se nota quando se esta atrás do carro)
 
Ninguem? Ja estive a ver vídeos como acertar o ponto da bomba, mas o motor AFN não tem a mesma polie dos motores que vejo nos videos (A polie do AFN so tem um parafuso, as que aparecem nos vídeos tem 4,)
 
Chefe não, que não mando em ninguém :p :p
A duvida é se realmente posso fiar naquele gráfico do VCDS, que pelo o que vejo a bomba está atrasada. (screenshot no 1° post)
E se sim como é que posso acertar aquilo, tem mesmo de ser na polie da bomba ou existe um método no VCDS?.
Aquele atraso na bomba é o suficiente para o carro parecer puro e simplesmente atmosférico? ou ainda tenho outro problema(MAF, N75, sensor MAP...poderá ser tanta coisa)?
O VCDS não regista qualquer erro
 
Tenho uma B5 AFN cá em casa a 20 anos... :D
A bomba da maneira que está em nada influencia o rendimento, pelo contrário assim como está o carro fica ainda mais económicom poderias eventualmente notar alguma coisa seria no pegar do motor
De qualquer maneira, tens o parafuso central mas "por trás" tens 2 parafusos que seguram a bomba ao motor, aliviar ligeiramente e para afinar tens que rodar a bomba num todo
O que pode ser ?
Tudo o que referiste maf, desliga e vê o comportamento, map se fôr de 1996 está dentro da centralina, é muito fácil costuma romper o tubo que está lá dentro, n75 / geometria presa, é ainda mais fácil, basta tirar o tubo de vacuo que vai ao actuador do turbo, vê se faz vacuo, tira e coloca o tubo devagar no actuador e vê se a haste do actuador sobe e baixa sem dificuldade
 
Gracias :D
Esta anda por ca desde 2010, É um dos últimos AFN'S 07/1999
já vi onde está o sensor MAP neste caso
A bomba está assim desde que a comprei, pois das 2 vezes que lhe mudei a distribuição (a última há cerca de 3 semanas) a bomba ficou com as marcas todas certas para além de ter usado uma tranca na mesma
Os consumos dentro da cidade, andam nos 6.5/7.00 l/100km
O carro pega de estalo, seja a frio seja a quente, ainda o mês passado esteve 3 semanas parado, o motor deve ter dado meia volta se tanto.

Tinha o tubo que vai á Westgate em mau estado, quando mudei a distribuição mudei o tubo, mas ficou tudo igual, nesse dia andei com a MAF desligada, nada mudou, logo por ai presumo que aquela MAF já tenha tido melhores dias.
Vou fazer o que dissestes para testar a N75/Geometria, o carro só anda em cidade, depois ando ali em 4° a 60km/h às 1200rpm/s e raramente passa disso

Pequena duvida neste motor costuma ouvir-se o assobiar do turbo? Tive um Golf 3 com o mesmo AFN e ouvir-se bem o turbo e tinha muito mais andamento que a B5 (os pesos também não eram bem idênticos hahah)

Vou dando novidades :)
 
Bem há vácuo no tubo que liga ao actuador, o mecanismo mexe sem problema.
Penso que por si o sensor MAP esteja bom, caso não estivesse nao havia alimentação na N75 logo nao havia vácuo no turbo (Estou enganado?)
Vou ver se arranjon uma MAF usada para testar
 
Se fosse do MAP o erro era positive deviation, se fosse N75 negative deviation, mas como não tens erros, sempre podes fazer um log a MAF para confirmar o estado dela
 
Teste feito a MAF hoje...
Nos log's os valores da maf (mg/str) não passam dos 850, quando as 3000rpm's deviam de estar nos 900 (ou perto disso)
Quando puder vou testar uma MAF usada

No log que se vê no screenshot até se pode ver que a MAF fica com um valor certo, logo com 99% de certezas que aquela MAF ja teve melhores dias
 

Anexos

  • Capture d’écran (46).png
    Capture d’écran (46).png
    233,2 KB · Visualizações: 27
Teste feito a MAF hoje...
Nos log's os valores da maf (mg/str) não passam dos 850, quando as 3000rpm's deviam de estar nos 900 (ou perto disso)
Quando puder vou testar uma MAF usada

No log que se vê no screenshot até se pode ver que a MAF fica com um valor certo, logo com 99% de certezas que aquela MAF ja teve melhores dias
Como eu gostava de saber fazer estes logs ;) , tenho problemas semelhastes as vezes ...falta me e o conhecimento para fazer esses testes
 
Back
Top