Bomba tandem

Boas! Queria ver se alguém aqui me poderia ajudar
O meu carro esta com fuga de gasóleo para o motor, isto foi visto ao mudar o óleo do motor e viu se que tava cheio de gasóleo.
Disseram que 90% dos casos seria pelos injetores , então foram mandados reparar, meteram se vedações novas e foram afinados.
Andei 2 dias, e vejo que o nível do óleo voltou a subir e então que será a bomba
tandem.
Alguém aí me sabe dizer se ir por uma segunda usada e fiável? Ou preços delas novas?
Obrigado

Muda de mecânico antes de mais.
Os injetores media o débito e estanquidade sem mandar reparar a toa. A fuga se ele é visível, vê se se vem de injetores ou bomba tandem.
Se há misturas de óleo/gasóleo, mais depressa seria im radiador de óleo e segmentos. Até pode ser da injeção, mas isso é facilmente verificado. E cuidado com o gasóleo caso hajam derrames sobre tubagens. A factura sobe num ápice.
Agora ou te explicas mal, ou não estás a dizer tudo. Falaste em bomba tendem, e falas em gasóleo no oleo?
A fuga é exterior ou interior?
Qual o carro/motor?
Tens FAP? Que trajectos fazes, etc...
Se calhar mais vale recomeçar e reformular a pergunta com todos os detalhes e informações possíveis.

O carro é um Audi a3 2.0tdi bkd, o que me foi dito é que poderiam ser os vedantes dos injetores que como eles são dentro do motor que sofrem mais desgaste e isso, é realmente eles precisavam desse reparo.
Eu já tive um fuga exterior ali na bomba mas reparei com um kit de juntas e até agora não tive problema.
A fuga não é visível pelo menos nada que eu tenha visto, só quando se estava a mudar o óleo que se viu que tinha gasóleo misturado.
E depois destes reparos todos foi me dito para lá está, andar uns dias e verificar o nível, eu hoje vi e estava acima do normal e sentia o cheiro do gasóleo na vareta do óleo
E então que o problema seria da bomba
Trajetos durante a semana faço uns 40km diários e pelo menos uma vez por semana faço uns 300km de AE
Obrigado

Então testa à pressão o circuito de refrigeração, gasóleo, e óleo. Verificar fugas no permutador. Verificar os injetores, débito e estanquidade.
Depois, tens FAP?
Em que te baseias para dizer que tens gasóleo no oleo? Quem disse, quem controlou, quem viu?

Vou falar isso ao mecânico então, obrigado!
Os injetores penso que agora já não seriam o problema porque além de terem levado vedantes também foram afinados
Fap penso que este modelo não tenha
Foi o mecânico que viu quando fez a troca de óleo, e eu hoje quando fui ver o nível do óleo pela vareta também vi que o nível de óleo estava alto e sentia o cheiro de gasóleo vindo da vareta

Sim, não sei muito sobre esses motores, mas problemas do gênero não são causados pela bomba.
Eu já tive o mesmo problema e era só injetores obstruídos, após a mudança de óleo utilizei um aditivo porque no meu caso, combustível no óleo, causaria desgaste em peças a médio prazo, em motores a gasóleo não sei se é igual.
O madlima29 poderá esclarecer melhor esse tipo de duvidas.
Acho está historia estranha porque no meu caso foi só uma limpeza de injetores por ultra som feita pelo mecânico, mudança de oleio e dois aditivos postos por mim, e problema resolvido.
Tenha cuidado com mecânicos e tenha em atenção marcas de combustível.

Last edited:
Sim, não sei muito sobre esses motores, mas problemas do gênero não são causados pela bomba.
Eu já tive o mesmo problema e era só injetores obstruídos, após a mudança de óleo utilizei um aditivo porque no meu caso, combustível no óleo, causaria desgaste em peças a médio prazo, em motores a gasóleo não sei se é igual.
O madlima29 poderá esclarecer melhor esse tipo de duvidas.
Acho está historia estranha porque no meu caso foi só uma limpeza de injetores por ultra som feita pelo mecânico, mudança de oleio e dois aditivos postos por mim, e problema resolvido.
Tenha cuidado com mecânicos e tenha em atenção marcas de combustível.
Sim a mim foi me dito o mesmo que normalmente quando isto acontece que o problema seria quase sempre dos injetores. Mas eles já foram reparados levaram os vedantes novos e foram afinados também. E como não resolveu o problema que então seria da bomba que estaria com folga/desgaste e então que deixava verter gasóleo.
Combustível e sempre aditivado da Galp

Se entretanto resolver o problema é melhor aditivar o óleo e mudar o filtro, porque óleo misturado com o gasóleo causa desgaste nas peças moveis como a gasolina.

Já pesquisei e sim, ao contrario do que eu pensava a bomba também causa isso, não é só segmentos e injetores.
No meu caso, eu só sentia o cheiro mas o nível de óleo não subia.
Mas a bomba pode ser reparada, não faça nada sem se aprofundar no assunto ou ouvir outras opiniões.
Cumprimentos.

Last edited:
Já pesquisei e sim, ao contrario do que eu pensava a bomba também causa isso, não é só segmentos e injetores.
No meu caso, eu só sentia o cheiro mas o nível de óleo não subia.
Mas a bomba pode ser reparada, não faça nada sem se aprofundar no assunto ou ouvir outras opiniões.
Cumprimentos.
Obrigada já fico mais "descançado" que pelo menos não ando às cegas.
Eu vou comprar uma usada a um amigo em que ela está boa, vai ser 80€
Mas ao tirar a bomba e possível ver se ela seria mesmo a origem do problema?

Back