smack talker não tem nada a ver com ameaças no literal (
Smack talk - Wikipedia, the free encyclopedia) mas também não vou discutir semântica.
tiptronic ou não é como a maioria das caixas automáticas, super fiáveis e de alta durabilidade mas quando dão problemas sai caro.
não compensa repará-las (preços variam entre 1200 e 2500 mediante a zona e qualidade do trabalho) quando se podem comprar por 500€/600€ lá fora. as caixas aqui em questão normalmente apresentam falhas por falta de cuidado e manutenção (ou não lhes mudam o oleo/filtro como foi o meu caso ou andam com elas abaixo do nível) ou nos selonoides de controlo. Depois um óleo de caixa nada tem a ver com o do motor e é rídiculo comparar as longevidades de ambos.
Eu já tive uma carrinha dessas ou chocolateira como gosto de lhe chamar e ela só tem duas coias más, o motor e a caixa automática (a não ser que lhe ponhas um tipchip ou a programes para estar sempre no modo mais agressivo). Motor mesmo depois de mexido não tem mais agilidade que um 1.9 TDi de 130cvs também mexido (380Nm) mas 1.9 tdi quattro na A6 é super raro e ainda nunca vi nenhuma. já a carrinha em si é só conforto, segurança e muito robusta.
1º e pegando mesmo no que escreveste (Smack talk (also smacktalk and talking smack by Marin) is a slang term seen in chat channels in chat room, blog, and MMOG conversations. The term came about in the early 1990s. It generally refers to the use of threatening or intentionally inflammatory language. Smack talk can also be used with bullying, whether that be face-to-face interaction, or cyber-bullying.)
Discutir semântica tendo como base um termo que por si só é um calão, faz imenso sentido.
Já tiveste UMA.... já tive várias e continuo a ter, mais uma vez não digas coisas que nao fazem sentido, não podes comparar um 1.9 I4 com um 2.5 V6 seja otto ou diesel, mecânicas completamente diferentes quem nem podem ser comparadas, uma comparaçao "per si" não só é errada como nao faz sentido, O V6 é mais lento a fazer rotaçao mas tem maior binario o que o torna mais agravel de usar enquanto estradista que é esse o fim para o qual existiu o 2.5 isto OEM VS OEM (Nao vale a pena falar de repros pois por ai n te safas tambem o busílis da questao é só um CUSTOS, é muito mais barato carregar um 1.9 do que um 2.5 isto fazendo as coisas bem feitas) no entanto tendo uma carteira sem fundo para o efeito mais uma vez o 2.5 dá cartas ao 1.9 no entanto e face a tipologia do motor custa 4x mais. (Por exemplo acima dos 250cv num tdi 110 é extremamente dificil) do 2.5 mudando internos, turbo, caixa etc consegues ir acima dos 500
Adiante, caixas a 500/600 euros, sim arranjas USADAS sem saberes como estão, e sem saberes sequer se vao funcionar decentemente no carro, pois a troca da caixa nao é simplesmente tirar uma e por outra, há muito mais para alem disso, É Obvio que compensa reconstruir desde que feito por quem sabe, leva todos os internos novos, torque etc ou seja por menos de metade de uma nova fica igualmente NOVA
O principio basico de todos os oleos é o mesmo ou seja LUBRIFICAR, tive o cuidado de te dizer que sao exemplos diferentes mas o principio é o mesmo, e a "causa/efeito" de oleo defeituoso é a mesma seja num motor seja numa caixa, o resultado é igual, ambos para o lixo.
Depois nao podes por todas as caixas no mesmo saco, tiptronic, multitronic, dsg, até manuais, todas teem de ter uma manutençao minimamente cuidada senao seja qual for acaba no lixo, no caso da tipotronic a mesma é adaptativa ou seja adapta-se a tua conduçao e vai aprendendo todos os dias com a tua conduçao, eu por exemplo sem recorrer ao modo manual apenas doseando o pé sei exactamente o que vai acontecer, consigo reduzir uma ou duas mudanças quando quero sem sequer recorrer ao "kick-down".
Existem demasiadas variáveis para ter certezas absolutas neste campo, agora que começa como as coisas sao tratadas disso nao tenho a minima duvida, e o unico segredo para a durabilidade/fiabilidade é a boa utilização/manutençao