Crajs, caixa automática da minha burra também já deu chatices, infelizmente devido a um toque que dei no passeio, mas a marca opta por uma recomendação estúpida de não efectuar manutenção, nomeadamente a mudança do óleo, dizem que não é preciso, depois quem compra em segunda mão e que leva com a pastilha, mas enfim....
As caixas automáticas não são um bicho de sete cabeças, já abri a minha por 3 vezes até descobrir qual o problema, e agora está como nova.
O problema principal das caixas é as electro-válvulas, ou o desgaste dos discos de embraiagem, em ambos os casos é necessário abrir a caixa por completo, mas antes de o fazeres aconselho-te a fazer um diagnostico, não tenho a certeza se o Vag-com o faz, mas se não for esse há-de haver outro.
Não caias na patetice de comprares uma caixa em segunda mão, porque se não tiver a mesma referência não funciona, não basta ser de um carro igual, eu comprei uma e depois devolvi-a e optei por reparar a minha.
Meti-lhe discos de embraiagem novos, e um convertidor de binário reconstruido (por opção, é uma peça exterior a caixa), paguei a volta de 2 mil euros, mas a caixa ficou impecável.
Como estás na Madeira é mais difícil resolveres isso, mas aqui no continente existe um "expert" de Cx automaticas que não se aproveita das pessoas, só pagas o que a cx efectivamente precisa, reparações de 4 ou 5 mil euros, para mim é um roubo, a não ser que a caixa se parta toda, o que é raro, pois o sistema de carretos, luvas e veios primários e secundários raramente dão chatices, a maioria é a embraiagem gasta, o que me parece ser o que a tua carrinha tem.
Lembra-te que assim que abrires a caixa, o óleo e filtro terá que ser mudado, não tenho bem a certeza mas acho que a tua caixa leva 6 litros de óleo, que custa a modica quantia de 27 euros o litro, e compra-o na marca, óleos não compatíveis, arrasam a caixa por completo.
Cumprimentos,