Caixa velocidades

Ora ultimamente tenho tido um problema na minha B6 (AWX caixa de 5v) que me está a deixar meio maluco...

Em andamento normal a carrinha porta-se bem, as velocidades entram todas normais, tudo normal. De vez em quando a caixa fica dura, as velocidades entram, mas tenho de fazer uma força descomunal! Mas quando entra não arranha, nada.

Nota-se normalmente quando venho no transito com o carro em ponto morto e quero meter uma primeira ou uma segunda, ou mesmo um terceira, e quando estou a fazer manobras que a primeira e a marcha-a-trás não entra!

A embraiagem mais bimassa é novo (sachs) e já fazia antes, por isso, não é daí. Já testei a bomba e o actuador, injectando a ver se entra melhor...não. Quando lhe dá para não entrar, não entra...

É uma coisa que me está a tirar do sério. Em andamento normal entre velocidades sinto por vezes uma dureza um pouco maior (mas nada de especial) entre 1-2 e entre 3-4...

Já tentei ver se era o selector a procurei ali um ponto que achasse ser ali, nada...ela quando teima em ficar dura, fica e acabou.

Na minha opinião, a caixa precisa ou de ver o nível do óleo ou mesmo de o mudar, mas eu também não quero mudar óleo à toa...outra coisa que noto é que nota-se mais quando a caixa aquece, normalmente com ela fria isso não acontece, ou se acontece eu não me lembro.

Normalmente faço a viagem porto-paços de ferreira e so me acontece quando já fiz mais de meia viagem...

A carrinha tem cerca de 250mil e acho que o oleo deve ser o de origem...

Se alguém me puder ajudar...agradecia já estou em modo super-guerreiro com a caixa, sempre a ver quando ela amua comigo :lol:
 
Toca a trocar o óleo que já deve ter perdido algumas propriedades, e com os kms que já tem, já deve estar cheio de impurezas e preto.
Caso não fique bom depois da troca, convem verificar se o seletor esta direito ou então o sincronizador de caixa. Mas isso é mais conversa para mecânicos.
 
Eu também já pensei nisso, mas também queria ver o que diz a malta... O sincronizador acho estranho terem ido logo assim uns poucos para o teto. O homem que andava nela nunca se queixou, mas eu como sou tipo princesa a conduzir, nunca forço comandos nem nada se calhar é que noto mais...

O selector tem alguma folga, mas nada do outro mundo. O que acho estranho é quando ela amua, amua mesmo...depois passado um bocado fica bem disposta comigo e já entra parece manteiga!

Já procurei N de tópicos e nada, não chego a conclusão nenhuma...

É o que digo a Audi 80 dá 10 a 0 à B6 com meio milhão a caixa é como manteiga, sem metade dos filmes da B6...será de os gajos da audi se esqueceram de como se faz carros??

E que oleo meter? Disseram-me para meter Castrol, mas eu tenho medo, eu preferia comprar mesmo na marca, deve custar uma pipa de nota de certeza...
 
...no meu entender e pela conversa que sempre ouvi de mecânicos da Audi, o óleo da cx, não é de andar a substituir...
...mas ok...
 
Isso costuma dar uns dias antes de morrer... :D

Convem mudar o óleo da caixa, por experiencia recomendo-te o óleo original, 33€/L, as caixas Audi são muito sensiveis a outros óleos, e poucas marcas teem o 75w90 sintético...
 
A caixa ou eu? :p

Por este andar não sei quem morre primeiro :p

O que acho estranho é ela normalmente ser macia...se calhar não gosta de andar em ponto morto :p

Eu vi no site da castrol e o recomendado não é um 75w90 qualquer é o transaxle...é muito caro o óleo da audi...

Mas recomendas mudar o óleo pratinhol?
 
Na audi deram-me cerca de 28€ mais iva para 1l de oleo pra caixa...está caro ou é o preço?

A mim parece-me um roubo, ainda por cima preciso de 3l visto que eles têm 0,5l mas nao há em stock!
 
Eu quando mandei mudar o óleo da minha caixa (auto) comprei mesmo na Audi e os nove litros que levou (pois foi uma caixa nova) ficou em 198€ os 9 litros..
 
Na audi deram-me cerca de 28€ mais iva para 1l de oleo pra caixa...está caro ou é o preço?

A mim parece-me um roubo, ainda por cima preciso de 3l visto que eles têm 0,5l mas nao há em stock!

É uma questão de perspectiva...
Se vires pelo lado, de quanto custa uma reparação da caixa, pelo uso de óleo inadequado... se calhar não é tão caro assim...
 
E logo da primeira, segunda, terceira, marcha a trás (as outras nao experimentei)...e não arranha nadinha.

E depois passa-lhe e fica como manteiga?

Não me acredito em sincronizador...normalmente com o sincronizador lixado arranha e a caixa não arranha, ela fica só mais dura...

E mesmo a sair o sincronizador não faz nada, eu sei isso que eu tenho um carro de caixa sem sincronizadores e elas sair saem bem, meter é que é complicado :p

Mas não sei, estou completamente baralhado. Já tentei ver se era a embraiagem, nada...o carro nao quer andar para a frente e eu tiro o pé e ela pega exactamente no mesmo sítio...

Começo a pensar que seja mesmo o selector, quando mudaram a embraiagem lá forçaram algum casquilho e ele está a ceder...

E que não faz sempre...aliás, hoje vinha a apreciar e normalmente a caixa está macia...
 
Last edited:
Sim, isso já vou fazer :)

Primeiro vou ver se está no nivel no sábado porque estando não é tão grave...aproveito e vejo como estão os tirantes... Agora mesmo estive a ver os casquilho que ficam no habitaculo e estão bem, mas realmente reparei que o selector tem alguma folga que num carro destes não me parece normal...

Se o nível estiver bom vou ter de aguentar pelo menos um mês ja que este tenho de mudar as pastilhas e discos à frente e atras e já é um tombo bom :lol:
 
Back
Top