Cartão bancário contactless

Agora a CGD anda a substituir os vulgares cartões de debito por cartões com um chip adicional contactless (rede visa).

Fui a agência aqui da zona e não tinham alternativa. Fiz um pedido de esclarecimento na pagina da CGD e afinal a rede maestro ainda tem cartões sem esta nova tecnologia e problema resolvido, pelo menos para uns anos.

Se forem ver as noticias estes contactless são passiveis de ser copiados por um smartphone. Que perigo. Claro que eles dizem que é seguro. (deve ser o nome)

Podem ser copiados sim...
Mas para usares o contactless precisas de inserir o código do cartão uma vez durante o dia (Não sei se um simples levantamento chega) e só funciona em valores inferiores a 20 euros...
De resto...se queres resolver esse problema metes uma folha de alumínio por trás do cartão, ou fazes um furo no local onde está o chip contactless (olhando bem consegues ver onde ela esta)

depois de investigar esta semana:

Valor máximo de 20€ por operação é falso. Depende de cada banco.
Inserir o codigo apos a primeira utilização também é falso. No do BPI funcionou logo e não pediu PIN.
Pedido da maquina do PIN a cada 3 utilizações também é falso (testado em BPI e CGD)

Ou seja, o sistema não é seguro, e perder um cartão ou ser Furtado, pode trazer grandes dissabores.
Estive a ver o feedback em Espanha, França, suissa e Bélgica. Vi reportagens da TV suissa e belga.
Conclusão: há inúmeras queixas do sistema, havendo casos de cartões roubados em viaturas ou casas e em que ha somas de diversas operações no mesmo dia que ascende aos 600 francos suissos ou noutros países até aos 500€. Relatos de bloqueios tardios por parte dos bancos e falta de pedidos de inserção de PIN. Cá em Portugal, os valores máximos médios serão os 200€ sendo que cada pagamento máximo por operação é de 20 a 40€.

A minha opinião é que isto está muito verde e não é seguro de momento.
A minha principal preocupação prende-se no facto do cliente não ter a opção de activação ou não deste sistema.

Também já me aconteceu ir para pagar e sem querer a maquina ler o contactless por eu estar com a carteira demasiadamperto do terminal da caixa.
Choca o tratamento dado sobre esta materia pelo bancos, e a falta de informação aos mesmos, assim como o não ter a possibilidade de retirar este sistema com novo cartão sem contactless, mas sem custos. Ambos os meus bancos pediram um valor para atribuição de um novo cartão.

Depende dos bancos...no meu caso é so até 20 euros e so funciona a partir do momento que o codigo foi inserido durante o dia...no meu caso, mas também acho a coisa um bocado perigosa
https://www.youtube.com/watch?v=E_f5oRwaQew
A tal maneira que te falei para "desactivar" esse tal sistema, a partir do minuto 2:42...
é radical...mas nunca mais precisas de te chatear com isso

Back