Cat off audi A3 8l

Boas
tenho um a3 8l e queria tirar o cat mas nao sei se isso dara mais ou menos ao carro, e nem sei se passa na vesturia nem como fazer da melhor maneira...Alguem me ajuda sff?
;D
 
Eu tembém tenho um a3 8l 110cv, tira o catalizador á vontade...sentes uma resposta muito mais rápida do turbo, e o carro nota-se mesmo a puxar muito mais solto...

Para fazer, depende da tua zona, diriges-te a uma casa de escapes, se possivel a interescapes, eles já estão habituados a fazer isso.

Tiram-te o catalizador, limpam-no...passam um tubo pelo meio e voltam a metelo, e fica só a carcaça, voltam a soldar o tubo e tá feito!
 
Bem de mecanica percebo 0!;) Mas se o catalizador lá está faz falta para o q? Se depois de o tirarem o carro fica melhor porquê instalar? É que o meu mecanico desconfia que o meu está marado... Assim não metia um novo e fazia isso...
 
Porque que é que os automóveis devem estar equipados com catalisador?

Um motor perfeito libertaria apenas dióxido de carbono (CO2) e vapor de água (H2O). Mas, na realidade, o motor não tem tempo para queimar todo o combustível que é injectado para os cilindros, produzindo, por isso, os seguintes gases tóxicos: monóxido de carbono (CO), monóxido de azoto (NOx) e partículas de hidrocarbonetos (HC). O catalisador converte os gases tóxicos acima referidos em azoto molecular (N2), vapor de água (H2O) e dióxido de carbono (CO2). As percentagens de redução dos gases tóxicos, garantidas pelo catalisador, podem atingir cerca de 90%.

Como funciona um catalisador?

A panela do catalisador funciona como um acumulador de calor, que atinge uma temperatura de 400º C pouco depois de o motor ter sido posto em funcionamento. É quando o catalisador atinge esta temperatura que entra em acção o revestimento de platina e rádio, reagindo sobre os gases tóxicos e transformando-os noutros menos prejudiciais. O catalisador diz-se de três vias quando garante três reacções: duas oxidações (CO e NOx) e uma redução (HC).

Porque é que as viaturas com catalisador devem estar equipadas com um sistema de injecção electrónica do combustível?

O catalisador trabalha de forma óptima para uma relação ar-combustível de 14,55:1, mas a sua eficácia perde-se rapidamente se esta proporção se modificar, ainda que ligeiramente. Com um carburador não seria possível obter um doseamento correcto da mistura para cada velocidade, carga, temperatura, etc. Esta precisão só é possível com um sistema de injecção electrónica. As variações de dosagem ar-combustível fazem-se graças às informações obtidas pela sonda Lambda. Situada no tubo de escape antes do catalisador, esta sonda analisa a concentração de oxigénio nos gases de escape, e regula através de um comando electrónico a riqueza da mistura.

Quais são as principais qualidades e defeitos de um catalisador?

A principal qualidade de um catalisador é o seu papel no combate à poluição. Nenhuma técnica facilmente abordável permite, neste momento, chegar a este nível de eficácia. As outras qualidades estão ligadas à electrónica de gestão que ele impõe: manutenção simplificada do motor, redução dos riscos de avaria, arranques sem problemas quer a frio quer a quente e facilidade ou prazer de condução. Tudo coisas que simplificam a vida do automobilista.
Na coluna dos defeitos é necessário colocar o custo do sistema, um maior consumo de combustível, e a sua alta eficácia a frio.


Os diesel podem ser equipados com um catalisador?

Não obstante as aparências, o diesel polui pouco. Contudo, a estes motores também se impõe um catalisador para eliminar as partículas de fuligem e os óxidos de azoto e de enxofre (estes últimos formam ácido sulfúrico na atmosfera).

Nos diesel, não existe qualquer problema na Inspecção Periódica, o que não se verifica nos motores Gasolina.
 
tenho que dar os parabéns ao Viper pelo excelente esclarecimento.

Quanto ao catalizador, também eu alterei o meu (retirar miolo e colocar um tubo) e até agora não me arrependi, melhor resposta do motor (ligeira) e menores consumos (mt ligeiros).
 
Eu tembém tenho um a3 8l 110cv, tira o catalizador á vontade...sentes uma resposta muito mais rápida do turbo, e o carro nota-se mesmo a puxar muito mais solto...

Para fazer, depende da tua zona, diriges-te a uma casa de escapes, se possivel a interescapes, eles já estão habituados a fazer isso.

Tiram-te o catalizador, limpam-no...passam um tubo pelo meio e voltam a metelo, e fica só a carcaça, voltam a soldar o tubo e tá feito!

quanto é que levam de fazer isso??
 
Porque que é que os automóveis devem estar equipados com catalisador?

Um motor perfeito libertaria apenas dióxido de carbono (CO2) e vapor de água (H2O). Mas, na realidade, o motor não tem tempo para queimar todo o combustível que é injectado para os cilindros, produzindo, por isso, os seguintes gases tóxicos: monóxido de carbono (CO), monóxido de azoto (NOx) e partículas de hidrocarbonetos (HC). O catalisador converte os gases tóxicos acima referidos em azoto molecular (N2), vapor de água (H2O) e dióxido de carbono (CO2). As percentagens de redução dos gases tóxicos, garantidas pelo catalisador, podem atingir cerca de 90%.

Como funciona um catalisador?

A panela do catalisador funciona como um acumulador de calor, que atinge uma temperatura de 400º C pouco depois de o motor ter sido posto em funcionamento. É quando o catalisador atinge esta temperatura que entra em acção o revestimento de platina e rádio, reagindo sobre os gases tóxicos e transformando-os noutros menos prejudiciais. O catalisador diz-se de três vias quando garante três reacções: duas oxidações (CO e NOx) e uma redução (HC).

Porque é que as viaturas com catalisador devem estar equipadas com um sistema de injecção electrónica do combustível?

O catalisador trabalha de forma óptima para uma relação ar-combustível de 14,55:1, mas a sua eficácia perde-se rapidamente se esta proporção se modificar, ainda que ligeiramente. Com um carburador não seria possível obter um doseamento correcto da mistura para cada velocidade, carga, temperatura, etc. Esta precisão só é possível com um sistema de injecção electrónica. As variações de dosagem ar-combustível fazem-se graças às informações obtidas pela sonda Lambda. Situada no tubo de escape antes do catalisador, esta sonda analisa a concentração de oxigénio nos gases de escape, e regula através de um comando electrónico a riqueza da mistura.

Quais são as principais qualidades e defeitos de um catalisador?

A principal qualidade de um catalisador é o seu papel no combate à poluição. Nenhuma técnica facilmente abordável permite, neste momento, chegar a este nível de eficácia. As outras qualidades estão ligadas à electrónica de gestão que ele impõe: manutenção simplificada do motor, redução dos riscos de avaria, arranques sem problemas quer a frio quer a quente e facilidade ou prazer de condução. Tudo coisas que simplificam a vida do automobilista.
Na coluna dos defeitos é necessário colocar o custo do sistema, um maior consumo de combustível, e a sua alta eficácia a frio.


Os diesel podem ser equipados com um catalisador?

Não obstante as aparências, o diesel polui pouco. Contudo, a estes motores também se impõe um catalisador para eliminar as partículas de fuligem e os óxidos de azoto e de enxofre (estes últimos formam ácido sulfúrico na atmosfera).

Nos diesel, não existe qualquer problema na Inspecção Periódica, o que não se verifica nos motores Gasolina.

Tal como muitos dos topicos referentes a este assunto existirem neste como em outros foruns, a maior parte das opinioes é de retirar o catalizador em carros diesel por nao existir grande problema em funcionamento dos mesmos.

Tenho a agradeçer ao Viper pela excelente explicação sobre o funcionamento de um catalizador.

Eu tenho como opiniao o de retirar o catalizador em carros diesel pois como tambem existe neste forum vimos a verificar que apesar de se perder um pouco de força em baixas rotaçoes ganhamos um carro mais limpo por nao receber tanta fuligem acumulada entre o turbo e o catalizador, ganha-se uma resposta ligeira do turbo e uma melhoria de limpeza do mesmo assim como menos calor na secçao de exaustao do turbo dando uma melhor vida ao turbo.

No caso de retirares o catalizador e quereres ir a IPO sem problemas deves retiraro miolo do mesmo e colocar um tubo, é o mesmo que colocares um tubo em substituiçao do cat mas sem problema de te assinalarem algo no IPO.

Nao partas so o miolo do cat e deixes ele livre sem tubo, pois se o fizeres nao vais ter melhoria na exaustao do carro, porque os gases enrolam na panela do catalizador podendo assim perderes capacidade de desenvolvimento motor como se sufocasse sem possibilidade de expirar os gases..

Quanto aos preços ja me pediram 80€ aqui pela minha zona por causa de falanges e um tubo em vez do cat, conheço quem fez o mesmo por 50€, mas ando a ver se arranjo um cat danificado para nao estragar o meu...... Por enquanto nos IPOs nos diesels só se ve a opacidade dos gazes e nao se mede o CO2 nem o NOx..... mas no caso de vir a existir tal coisa nao estragava uma peça boa do meu argolas.....

Espero que tenha ajudado.
 
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Nao partas so o miolo do cat e deixes ele livre sem tubo, pois se o fizeres nao vais ter melhoria na exaustao do carro, porque os gases enrolam na panela do catalizador podendo assim perderes capacidade de desenvolvimento motor como se sufocasse sem possibilidade de expirar os gases..
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Espero que tenha ajudado.

Dizes isso pq leste ou ouviste... ou porque ja experimentaste????

è que eu ja retirei so a ceramica... e os resultados foram positvos:

A3.19tdi de 110cv
A3.19tdi de 130cv
Suzuki Samurai 19td de 64cv

alias em todos ganhei + 10kms de velocidade de ponta. logo nao tou a ver onde perdi capacidade de desenvolvimento... caso saibas se retirares as panelas todas do circuito de escape do teu carro, o mesmo vai ser mais rapido a responder em baixas, mas esquece lá a velocidade ponta...
 
Dizes isso pq leste ou ouviste... ou porque ja experimentaste????

è que eu ja retirei so a ceramica... e os resultados foram positvos:

A3.19tdi de 110cv
A3.19tdi de 130cv
Suzuki Samurai 19td de 64cv

alias em todos ganhei + 10kms de velocidade de ponta. logo nao tou a ver onde perdi capacidade de desenvolvimento... caso saibas se retirares as panelas todas do circuito de escape do teu carro, o mesmo vai ser mais rapido a responder em baixas, mas esquece lá a velocidade ponta...

nao tiraste ao s3?
 
S3 é a Gasolina... anda bem :green: nao necessita de alterações... :green: a unica coisa que precisava era €€€ para a gota :green:

A malta so inventa quando tem "xarutos" ...
 
pois por ser a gasolina e que perguntei...
Queria saber se compensava ;D

depois nao passava na Insp Amigo... ai tinhas 2 soluçoes:

1: por um bypass
2: teres um tubo com juntas e o cat com juntas para poderes por um ou outro...

Alem de que faz mais barulho e a policia nota...
 
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