Catalizador

Boas camaradas,

Desculpem lá a minha ignorância.. Mas se tirar-mos o catalizador, o carro tem mais potência? :eek:
 
Aproveito o tópico e como também não estou muito dentro do assunto..
Então se não altera a potência, porque "toda a gente" tira o catalizador?
Já ouvi dizer que reduz a temperatura na zona do turbo o que vai aumentar o seu tempo de vida.. É verdade? Existe mais alguma alteração na prática?
 
Aproveito o tópico e como também não estou muito dentro do assunto..
Então se não altera a potência, porque "toda a gente" tira o catalizador?
Já ouvi dizer que reduz a temperatura na zona do turbo o que vai aumentar o seu tempo de vida.. É verdade? Existe mais alguma alteração na prática?

Sim é verdade:

- Aumenta o barulho do motor a trabalhar
- Diminui a temperatura do turbo pois os gazes de escape saem mais rapidamente nao esforcando tanto, logo aquece menos...
- O carro ganha mais potencia em baixas rotações
- O ideal é so retirar o miolo para nao ter problemas na inspeção, de qualquer maneira é uma alteracao simples em carros antigos sem sonda, carros mais recentes com sonda ou filtro particulas em vez de cat é algo mais complexo mas tb se faz.
 
Devo acrescentar aqui que qualquer alteração mecânica, por mais simples ou pequena que seja, trocando peças ou apenas afinando as que já existem, produzem sempre efeitos no funcionamento do motor, mais ou menos visíveis ao utilizador, consoante aquilo que seja feito!

Neste caso concreto, produz um incremento de binário bastante mais notório do que o de potência, traduzindo-se num funcionamento um pouco mais ruidoso em baixas frequências e rotações do motor, mas bastante mais solto / fluído, e com mais força para manter o regime pretendido, culminando em menos utilizações da caixa!

Quanto ao modo de proceder a essa alteração, muito embora a sugestão do Santinhos seja válida, atentos às exigências dos centros de inspeções, o ideal é mesmo passar uma tubagem no seu interior, de diâmetro idêntico ao de entrada e saída do mesmo, mantendo o seu invólucro exterior intacto, evitando quaisquer turbulências de escoamento, ganhando superiores velocidades de saída dos gases e diminuição das EGT's.

Cumps,
 
Devo acrescentar aqui que qualquer alteração mecânica, por mais simples ou pequena que seja, trocando peças ou apenas afinando as que já existem, produzem sempre efeitos no funcionamento do motor, mais ou menos visíveis ao utilizador, consoante aquilo que seja feito!

Neste caso concreto, produz um incremento de binário bastante mais notório do que o de potência, traduzindo-se num funcionamento um pouco mais ruidoso em baixas frequências e rotações do motor, mas bastante mais solto / fluído, e com mais força para manter o regime pretendido, culminando em menos utilizações da caixa!

Quanto ao modo de proceder a essa alteração, muito embora a sugestão do Santinhos seja válida, atentos às exigências dos centros de inspeções, o ideal é mesmo passar uma tubagem no seu interior, de diâmetro idêntico ao de entrada e saída do mesmo, mantendo o seu invólucro exterior intacto, evitando quaisquer turbulências de escoamento, ganhando superiores velocidades de saída dos gases e diminuição das EGT's.

Cumps,

:eek::eek::eek:

Dasssss!!! :eek:

:D
 
Estás a referir-te a carros a gasolina ou gasóleo? Da pouca experiência que tenho nos a gasolina nota-se bem a diferença, tenho um Honda Vti 1.6 160cv sem catalisador e o carro ficou bem mais solto. Só um aparte, para teres uma ideia quando tirei o catalisador coloquei uns colectores de escape do integra type r jdm que têm saída de 60mm, linha de escape de integra type r de 57mm e uma panela final da magnaflow de 60mm e em banco de potência Maha que são os mais certinhos o carro acusou 174cv.
 
Estás a referir-te a carros a gasolina ou gasóleo? Da pouca experiência que tenho nos a gasolina nota-se bem a diferença, tenho um Honda Vti 1.6 160cv sem catalisador e o carro ficou bem mais solto. Só um aparte, para teres uma ideia quando tirei o catalisador coloquei uns colectores de escape do integra type r jdm que têm saída de 60mm, linha de escape de integra type r de 57mm e uma panela final da magnaflow de 60mm e em banco de potência Maha que são os mais certinhos o carro acusou 174cv.

o carro acusou + potencia por causa da linha de escapes e coletores... nao foi por teres eliminado o cat ;) ... mas sim nota-se qq coisa tanto em gasolina como em diesel a diferenca é que na inspecao os a gasolina chumbam e os a diesel nao
 
Estás a referir-te a carros a gasolina ou gasóleo? Da pouca experiência que tenho nos a gasolina nota-se bem a diferença, tenho um Honda Vti 1.6 160cv sem catalisador e o carro ficou bem mais solto. Só um aparte, para teres uma ideia quando tirei o catalisador coloquei uns colectores de escape do integra type r jdm que têm saída de 60mm, linha de escape de integra type r de 57mm e uma panela final da magnaflow de 60mm e em banco de potência Maha que são os mais certinhos o carro acusou 174cv.

amigo, se quando colocaste o catalisador tb mudaste os colectores, linha e panela, não podes dizer q se notou muito ao tirar o kat, pois a principal diferença foi nos colectores e linha...
provavelmente metes um kat do type r, ou um kat de alto fluxo e ainda acusa mais cv... ;)

Mas vá, nos diesel também se nota uma beca... pequena beca... :)

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o carro acusou + potencia por causa da linha de escapes e coletores... nao foi por teres eliminado o cat ;) ... mas sim nota-se qq coisa tanto em gasolina como em diesel a diferenca é que na inspecao os a gasolina chumbam e os a diesel nao

Santinhos foste mais rápido no gatilho, quero dizer teclado :D
 
amigo, se quando colocaste o catalisador tb mudaste os colectores, linha e panela, não podes dizer q se notou muito ao tirar o kat, pois a principal diferença foi nos colectores e linha...
provavelmente metes um kat do type r, ou um kat de alto fluxo e ainda acusa mais cv... ;)

Mas vá, nos diesel também se nota uma beca... pequena beca... :)

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Santinhos foste mais rápido no gatilho, quero dizer teclado :D

Sim eu sei que o carro ganhou uns cavalitos devido ao setup de escape que montei, só quis dar um exemplo de como um setup de escape mais restrito pode tirar uns cavalos. Mas cheguei a montar um catalisador sem o miolo na sistema de escape de origem e notei o carro mais soltinho, é óbvio que não se pode comparar ao setup que tenho neste momento.
 
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