Codificação ABS Brakes

Cerca de 4/5 dias troquei volante da minha A4 B7 para o volante B8 mas está aqui um grande galho porque na codificação do (3-ABS Brakes) não me deixa aceder ao (coding11) para que eu possa ajustar …
O que poderá ser?
 
Cerca de 4/5 dias troquei volante da minha A4 B7 para o volante B8 mas está aqui um grande galho porque na codificação do (3-ABS Brakes) não me deixa aceder ao (coding11) para que eu possa ajustar …
O que poderá ser?

Ola Pit, desculpa corrigir-te mas vou adiçionar mais informações para que se perceba melhor..


Ao trocar o volante antigo para um volante MF, foi trocado o SMLS respectivo e o devido anel de direcção.

Está tudo a trabalhar, devidamente configurado e sem erros nenhuns nos módulos.

O unico erro que existe é no módulo 03-ABS BRAKES. O erro que apresenta é o sensor de ângulo G85.
Até aqui tudo bem, pois é normal ao desligar e trocar smls ficares com erro no sensor de angulo.

O proçedimento para alinhar o sensor de ângulo G85, terá que ser feito primeiro lugar LOGIN ( e não coding 11 como referiste)

Aqui está o teu problema, ele não deixa fazer LOGIN, pois o botão do LOGIN não está disponivel. Encontra-se a cinza, ou seja não disponivel.

O mais estranho é que o teu módulo de ABS BRAKES não fez o reset ( ficar com o coding a zeros) que é o normal que aconteçe quando se mexe no SMLS. Por alguma razão o teu módulo de ABS não fez reset, mante-ve o CODING antigo!!!

Lamento não te conseguir ajudar mais, mas estar a 400 KM de distançia não ajuda...
 
Com este procedimento não "vai lá"?


Está aqui o q tens de fazer para calibrar os sensores e fazeres desaparecer as luzes de aviso do esp e volante do quadrante.. Tens de seguir o procedimento exactamente como descrito sem saltar nenhum passo senão.. tens de voltar ao principio :p

Sensor for Steering Angle (G85)
Prerequisites:


Start the vehicle.
Turn the steering wheel one turn to the right and one turn to the left.
Drive in a short distance straight line on a level surface at a speed not higher than 20 km/h.
If the steering wheel is straight during the test drive then stop the vehicle with the wheels pointed straight.
Ensure that the steering wheel is not moved again.
Keep the engine running and do not switch off the ignition.
System voltage at least 12.0 V.


[Select]
[03 - Brake Electronics]
[Coding-II - 11]
OR (if Coding-II is not available)
[Security Access - 16]
Enter 40168, to enable the basic setting.
[Do it!]
[Basic Settings - 04]
Group 060
[Go!]
Activate the Basic Setting.
[ON/OFF/Next]
After a successful basic setting, field 2 should say "OK".
[Done, Go Back]
To make sure the basic setting was succesful, check the sensor again.
[Measuring Blocks - 08]
Group 004
[Go!]
Check field 1, the value has to be between -1.5 and +1.5 °.
[Done, Go Back]
[Close Controller, Go Back - 06]


Note: After successful basic setting, the Steering Limit Stop needs to be adapted too.

Steering Limit Stop Adaptation
(Engine still running)

Center steering wheel (±10°) and hold it centered for 5 seconds.
Turn steering wheel completely to the left and hold it there for a second.
Turn steering wheel completely to the right and hold it there for a second.
Center steering wheel (±10°).
Switch OFF engine and ignition.
Switch ON ignition.
Wait 5 seconds.
Steering Assist Warning Lamp should turn OFF. If it doesn't, perform a short test drive.


Lateral Acceleration Sensor (G200)
Prerequisites:


System voltage at least 12.0 V.


[Select]
[03 - Brake Electronics]
[Measuring Blocks - 08]
Group 004
[Go!]
Check field 2, the value has to be between -1.5 and +1.5 m/s².
[Done, Go Back]
[Coding-II - 11]
OR (if Coding-II is not available)
[Security Access - 16]
Enter 40168, to enable the basic setting.
[Do it!]
[Basic Settings - 04]
Group 063
[Go!]
Activate the Basic Setting.
[ON/OFF/Next]
After a successful basic setting, field 2 should say "OK".
[Done, Go Back]
To make sure the basic setting was succesful, check the sensor again.
[Measuring Blocks - 08]
Group 004
[Go!]
Check field 2, the value has to be between -1.5 and +1.5 m/s².
[Done, Go Back]
[Close Controller, Go Back - 06]

Brake Pressure Sensor 1 (G201)
Prerequisites:


System voltage at least 12.0 V.


[Select]
[03 - Brake Electronics]
[Measuring Blocks - 08]
Group 005
[Go!]
Check field 1, the value has to be between -8.0 and +8.0 bar.
[Done, Go Back]
[Coding-II - 11]
OR (if Coding-II is not available)
[Security Access - 16]
Enter 40168, to enable the basic setting.
[Do it!]
[Basic Settings - 04]
Group 066
[Go!]
Activate the Basic Setting.
[ON/OFF/Next]
After a successful basic setting, field 2 should say "OK".
[Done, Go Back]
To make sure the basic setting was succesful, check the sensor again.
[Measuring Blocks - 08]
Group 005
[Go!]
Check field 1, the value has to be between -3.8 and +3.8 bar.
[Done, Go Back]
[Close Controller, Go Back - 06]

Longitudinal Acceleration Sensor (G251)
Prerequisites:


System voltage at least 12.0 V.


[Select]
[03 - Brake Electronics]
[Measuring Blocks - 08]
Group 004
[Go!]
Check field 4, the value has to be between -1.5 and +1.5 m/s².
[Done, Go Back]
[Coding-II - 11]
OR (if Coding-II is not available)
[Security Access - 16]
Enter 40168, to enable the basic setting.
[Do it!]
[Basic Settings - 04]
Group 069
[Go!]
Activate the Basic Setting.
[ON/OFF/Next]
After a successful basic setting, field 2 should say "OK".
[Done, Go Back]
To make sure the basic setting was succesful, check the sensor again.
[Measuring Blocks - 08]
Group 006
[Go!]
Check field 1, the value has to be between -1.5 and +1.5 m/s².
[Done, Go Back]
[Close Controller, Go Back - 06]

Normalmente basta fazer os passos até chegar ao sensor g200 ena maior parte dos casos nem é preciso vagcom, basta fazer os procedimento de virar o volante etc.. Tem é de se fazer exactamente como descrito..
 
Last edited:
Isso foi o que tentei fazer á distançia e não dá pois o LOGIN não está disponivel, ou seja não consegues clicar na tecla do LOGIN..
 
Isso foi o que tentei fazer á distançia e não dá pois o LOGIN não está disponivel, ou seja não consegues clicar na tecla do LOGIN..

Na maioria das vezes, apenas com este procedimento fica ok, nem é preciso vagcom, tem é de se fazer exactamente como descrito:


Sensor for Steering Angle (G85)
Prerequisites:


Start the vehicle.
Turn the steering wheel one turn to the right and one turn to the left.
Drive in a short distance straight line on a level surface at a speed not higher than 20 km/h.
If the steering wheel is straight during the test drive then stop the vehicle with the wheels pointed straight.
Ensure that the steering wheel is not moved again.
Keep the engine running and do not switch off the ignition.
System voltage at least 12.0 V.

Note: After successful basic setting, the Steering Limit Stop needs to be adapted too.

Steering Limit Stop Adaptation
(Engine still running)

Center steering wheel (±10°) and hold it centered for 5 seconds.
Turn steering wheel completely to the left and hold it there for a second.
Turn steering wheel completely to the right and hold it there for a second.
Center steering wheel (±10°).
Switch OFF engine and ignition.
Switch ON ignition.
Wait 5 seconds.
Steering Assist Warning Lamp should turn OFF. If it doesn't, perform a short test drive.
 
Na maioria das vezes, apenas com este procedimento fica ok, nem é preciso vagcom, tem é de se fazer exactamente como descrito:


Sensor for Steering Angle (G85)
Prerequisites:


Start the vehicle.
Turn the steering wheel one turn to the right and one turn to the left.
Drive in a short distance straight line on a level surface at a speed not higher than 20 km/h.
If the steering wheel is straight during the test drive then stop the vehicle with the wheels pointed straight.
Ensure that the steering wheel is not moved again.
Keep the engine running and do not switch off the ignition.
System voltage at least 12.0 V.

Note: After successful basic setting, the Steering Limit Stop needs to be adapted too.

Steering Limit Stop Adaptation
(Engine still running)


Center steering wheel (±10°) and hold it centered for 5 seconds.
Turn steering wheel completely to the left and hold it there for a second.
Turn steering wheel completely to the right and hold it there for a second.
Center steering wheel (±10°).
Switch OFF engine and ignition.
Switch ON ignition.
Wait 5 seconds.
Steering Assist Warning Lamp should turn OFF. If it doesn't, perform a short test drive.

Mas isso é outra coisa...

Ele como precisou do carro já fez vários KM com ele e a luz do ESP continua ligada e com o respectivo erro..

Tudo começa muito estranho quando ele mudou o SMLS e o anel e o módulo ABS não ficou a zero como devia aconteçer...

Ou seja ele tá codificado, e o unico erro mesmo é o do G85..
 
Mas isso é outra coisa...

Ele como precisou do carro já fez vários KM com ele e a luz do ESP continua ligada e com o respectivo erro..

Tudo começa muito estranho quando ele mudou o SMLS e o anel e o módulo ABS não ficou a zero como devia aconteçer...

Ou seja ele tá codificado, e o unico erro mesmo é o do G85..

No 8p acontece o seguinte após trocar smls fica a luz do esp acesa, podes andar km e km que enquanto não fizeres o procediemnto do meu post nunca vai apagar a dita luz. Ao calibrar o g85 (uma volta para cada lado etc) vai acender a luz do volante também ou sejam ficam as luzes do volante e do abs acesas no painel. Só depois de fazer o "Steering Limit Stop Adaptation" apagam as duas e fica tudo ok. Enquanto não fizer isso posso andar uma vida que a luz do esp nunca acaba. Houve um user aqui do forum que andou meses com a luz do esp acesa poprque trocou volante/smls e nunca fez o procedimento. Após isto ficou ok.
Não sei se o "funcionamento" das b6/b7 é igual mas não cusat nada tentar, pior não fica..
 
No 8p acontece o seguinte após trocar smls fica a luz do esp acesa, podes andar km e km que enquanto não fizeres o procediemnto do meu post nunca vai apagar a dita luz. Ao calibrar o g85 (uma volta para cada lado etc) vai acender a luz do volante também ou sejam ficam as luzes do volante e do abs acesas no painel. Só depois de fazer o "Steering Limit Stop Adaptation" apagam as duas e fica tudo ok. Enquanto não fizer isso posso andar uma vida que a luz do esp nunca acaba. Houve um user aqui do forum que andou meses com a luz do esp acesa poprque trocou volante/smls e nunca fez o procedimento. Após isto ficou ok.
Não sei se o "funcionamento" das b6/b7 é igual mas não cusat nada tentar, pior não fica..

O proçedimento na B7 é diferente...
 
Pelo que percebo o mal está em não conseguir fazer login no modulo dos travões.
Experimenta apagar o erro que tens nesse modulo. O erro vai aparecer outra vez mas a intenção é activar a tecla de login.

Quando tiveres acessso ao login...

A) Codificar modulo de travões[03-ABS Brakes]:
1º Login-11 - 09555
2º Coding-07 - 04255
Shop - 01024
3º Fault codes-02 e Done, go back
4º Virar o volante 30º para a esquerda e voltar a alinhar
5º Meas. Blocks-08 - Group 005 Field 1(Steering Angle sensor) - deve estar a 0 ou tolerancia de +/- 5º com o volante alinhado. Done Go back
6º Login-11 - 40168 Do it!
7º Basic settings-04 - group 001 - GO
8º Fault codes-02 (não deve ter erros) e Close controller, go back.

B) Codificar SMLS(8E0 953 549 X) para o novo volante [16-Steering Wheel]:
1º Coding-07 - Enter coding - Do it!
2º Fault Codes-02 - Não deve ter erros. Se tiver deve-se apagar. - [Done, Go Back]
3º Close Controller, Go Back - 06

C) Activar volante [01-Engine]:
1º Login-11 - 11463 - Do It!
2º Close Controller, Go Back-06

D) Codificar painel de instrumentos [17-Instruments]:
1º Adaption-10 - Channel 19 - Read (Tomar nota dos valores guardados)
2º Alterar os valores para activar dis -test - save - done, go back
3º Close controller, go back-06
 
Last edited:
Népias Paulo, tudo isso já foi feito...

Os módulos já foram todos devidamente configurados, tudo funçiona e sem problemas...

O problema é mesmo no módulo do ABS...

Aliás, o mais estranho é com a troca de SMLS ele não ter feito o reset e ficado com o coding a zero conforme aconteçe sempre..
 
O estranho é não aceder a login. Será do vagcom que está a utilizar?
Se conseguir aceder a login consegue codificar e apagar o erro.
 
O estranho é não aceder a login. Será do vagcom que está a utilizar?
Se conseguir aceder a login consegue codificar e apagar o erro.

É uma hipotese... ele tá a usar a 11... já lhe disse para experimentar a 10,6...

A porra é que tou longe e por net ou telem não dá para fazer muito mais que isto...
 
Vou dar uma achega porque também não é a minha especialidade, mas o abs não tem que ser configurado com as 4 rodas no ar ?

@ PCosta já lá tens fotos dos encostos de cabeça no respectivo tópico...
 
1º Procedimento:

Tentar outra versão de Vag-Com!

Se não resolver...

Desligar a bateria e forçar o reset total do sistema electronico da viatura!

2º Voltar a tentar! :D
 
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