Como comprar bem uma acção

Mário André

Utilizador Banido
Como prometido na apresentação vou tentar contribuir para o fórum com bons tópicos.

Comprar acções em euros para evitar o risco cambial que pode eliminar os lucros (mas também pode aumentar, mas é sempre incerto).

Deve ser preferencialmente uma grande empresa com boa capitalização bolsista para que não seja muito volátil, seja possivel alavancar em segurança e os stops funcionem quando existirem quedas, para isso tem que existir volume, ou seja serem negociadas acções em boa quantidade.

Diversificar a carteira pelo menos com 10 titulos (se uma empresa der o estoiro perde-se 10% do total, recuperável facilmente sobretudo se estiver-se alavancado).

Investir a longo prazo e não fazer daytrading que é comprar e vender tudo no mesmo dia, é uma lotaria.

Investir com alavancagem (dinheiro emprestado pelo corrector) e empréstimos.

Não comprar acções em queda, mesmo tendo caido já muito podem cair ainda mais.

O preço e o volume, que denuncia o interesse dos investidores, deve estar em crescimento.

Optar por growth stocks (empresas com crescimento sustentado e continuado dos lucros) é uma boa estratégia.

O volume só interessa com uma semana ou mais para perceber diferenças em relação ao passado da acção.

Reinvestir total ou parcialmente os lucros conseguidos para o lucro ser maior.

Ver o PER, um PER de 10 é baixo, de 20 é alto e menos 5 é chutar fora, é uma boa opção investir em empresas com baixo PER.

PER - price earning ratio, relaciona os lucros liquidos duma empresa com a sua capitalização bolsista dividindo o 1º pelo 2º, determina em teoria quantos anos o investidor demoraria a recuperar o seu investimento se os lucros se mantivessem iguais nos anos seguintes.

É possivel tirar 20% ao mês comprando empresas com rentabilidade de 60% ao ano que existe, como a Amazon, e alavancando 4x (ou seja investir com dinheiro emprestado pelo corretor).

A desvantagem da alavancagem é que além de aumentar os ganhos aumenta as perdas possiveis na mesma proporção.

Ou seja um ganho de 25% com alavancagem de 4x dá um ganho de 100% enquanto uma perda de 25% dá uma perda de 100%.

Last edited:
Pode haver pessoal que acredita em dinheiro facil eu não acredito. Mas respeito cada opinião.

Mas convido a ver um filme brutal: Um Homem Contra Wall Street de 2014, uma empresa também muito grande onde investiu todos os $$ que tinha e foi tudo pelo charco, é um filme, sim é. Mas na vida real quantas vezes isso não acontece? E quando acordas, já foste. :p

Pode haver pessoal que acredita em dinheiro facil eu não acredito. Mas respeito cada opinião.

Mas convido a ver um filme brutal: Um Homem Contra Wall Street de 2014, uma empresa também muito grande onde investiu todos os $$ que tinha e foi tudo pelo charco, é um filme, sim é. Mas na vida real quantas vezes isso não acontece? E quando acordas, já foste. :p
Não é dinheiro fácil, são precisos conhecimentos.

O resto vem por acréscimo da globalização, também tem as suas coisas boas.

Investiu tudo numa só empresa? Ou no subprime?

Não é dinheiro fácil, são precisos conhecimentos.

O resto vem por acréscimo da globalização, também tem as suas coisas boas.

Investiu tudo numa só empresa? Ou no subprime?

Investiu numa empresa só, uma empresa com peso no mercado, mas sabe-se bem que este mundo é feito por maior parte por contrabandistas infelizmente. E nos dias de hoje quem é que tem dinheiro para fazer tal coisa?

Convido-te a ver o filme que mencionei, é um grande filme, mas triste ao mesmo tempo.

Investiu numa empresa só, uma empresa com peso no mercado, mas sabe-se bem que este mundo é feito por maior parte por contrabandistas infelizmente. E nos dias de hoje quem é que tem dinheiro para fazer tal coisa?

Convido-te a ver o filme que mencionei, é um grande filme, mas triste ao mesmo tempo.
Isso é um erro básico...

É como conduzir e não respeitar prioridades, é uma estupidez.

Posso também ser antiquado por isso é que digo quando a esmola é grande o pobre desconfia. :p

Sou mais como o galo e a galinha, de grão em grão enchem o papo. :)

Que tens em concreto contra a bolsa?

Eu? Nada, de nadinha, mas apenas não há rosas sem espinhos. ;)

Quando vez a barba de alguns arder, dizes logo fogo deixa-me pôr a minha de molho.

Já vi bancos a pedir a clientes para investir o dinheiro nesse tipo de cenas, poupanças que tinham para os seus filhos poderem ser algo na vida. Essas pessoas tinham casas, quando corre bem corre, mas depois de estar aceite esse contrato, corre mal, vai o dimheiro vai a casa vai tudo. Já vi varios casos de colegas. Depois de veres isso como queres que o povo depois tenha confiança nesse negocio??

Eu? Nada, de nadinha, mas apenas não há rosas sem espinhos. ;)

Quando vez a barba de alguns arder, dizes logo fogo deixa-me pôr a minha de molho.

Já vi bancos a pedir a clientes para investir o dinheiro nesse tipo de cenas, poupanças que tinham para os seus filhos poderem ser algo na vida. Essas pessoas tinham casas, quando corre bem corre, mas depois de estar aceite esse contrato, corre mal, vai o dimheiro vai a casa vai tudo. Já vi varios casos de colegas. Depois de veres isso como queres que o povo depois tenha confiança nesse negocio??
A bolsa tem os seus inconvenientes... por exemplo as pequenas empresas apesar de mais rentáveis são mais facilmente manipuláveis pelos grandes players.

Alguma coisa fizeram errado.

Back