Como sou adepto da partilha de informação aqui fica mais um DIY.
Há quem goste, há quem não goste. No problem. Para quem gosta, aqui fica como colocar o centro de volante. Caso usem o material apropriado e tenham um pouco de jeito (garanto que não é preciso muito jeito) fica como deve de ser.
Material necessário:
1ª Fase
"O Dito Cujo"
Um X-Acto
Uma chave de fendas
Duas doses "deles no sítio"
Uma dose de paciência
2ª Fase
Um centro de jante
Serra de Metal
Grosa
Lima
Um ferro de soldar (com habilidade e paciência é dispensável)
Spray mate (à cor escolhida) OU Vinyl DI NOC Carbon ou Vinyl cinza OU (o que a vossa imaginação permitir
Fita dupla face (de qualidade)
--- 1ª Fase ---
Aqui temos "O Dito Cujo"
A primeira fase é sacar o airbag para ser mais fácil preparar. E já que vai ser preciso sacar para aplicar e vai... Mais vale tirar! Para tal nada como virá-lo ao contrário e nas ranhuras assinaladas, chegar os apertos para o lado com a chave de fendas e sacar o airbag.
Outra imagem para se identificar melhor
Depois de sacar o airbag
Agora vamos à fase em que temos de usar de novo a chave de fendas, mais o X-Acto, mais duas doses "deles no sítio" e ainda um pouco da dose de paciência.
Tem de se tirar/destruir o símbolo VW e dar cabo do anel preto que segura o centro. Com o X-Acto vamos cortando o símbolo VW para que a chave de fendas possa entrar por baixo do anel preto, e conseguirmos tirar o gajo fora. É aqui que se usam duas doses "deles no sítio" e um pouco da dose de paciência. Refiro desde já que o anel preto sai, embora se tenha de usar força com a chave para o tirar. Ele está preso por meio de 7 pontos de fixação, sendo que no meio em baixo não tem. Sugiro que comecem por aí e vão tirando o resto. Aqui ficam as fotos do processo e progresso.
O centro com a amiga chave de fendas antes da ida à cirugia
A cirugia de remoção da frente
A cirugia de remoção efectuada.
Agora com o X-Acto e mais um pouco da dose de paciência, vamos cortar os sete pontos de fixação de modo a rebaixar. Não é preciso ser ao nível do centro do volante, mas pelo menos abrir os pontos de fixação à esqueda, direita e no topo. Ora aí está a foto a mostrar os pontos de fixação e antes de os ter rebaixado.
Prontinho! Passou a pior parte e a de maior paciência e coragem. Vamos respirar fundo e... continuar que ainda há trabalho a fazer.
--- 2ª Fase ---
Nesta fase vamos pegar no centro de jante, retiramos o anel de fixação no verso e com a serra de metal cortam-se o pernos. Ensaia-se no volante a altura desejada e com a grosa desbasta-se até à altura pretendida. Com a Lima limpam-se as aparas e melhora-se o acabamento. Mostro uma foto do verso do centro de jante para que vejam o anel de fixação e também os 4 pontos que sustentam as argolas.
Agora, com o ferro de soldar e o x-acto soltamos as argolas. Cuidado para não partirem os pernos de fixação. E de seguida ou pintamos à cor desejada, ou aplicamos vinyl na cor do interior, ou aplicamos Vinyl DI NOC Carbon, ou... o que vocês gostarem. A foto que apresento é de uma plicação de Vinyl DI NOC Carbon, ou seja um vinyl da 3M com relevo que mandei vir da Alemanha. Neste centro também pintei as argolas de preto. Mas tudo isto depende do interior de cada um, do interior que cada um tem ou a pensa vir a ter e claro... do gosto! E isso não discuto.
Deixo uma foto do aspecto deste centro que falo e volto a referir... Pode fazer-se muita coisa engraçada.
E eis a aplicação no lugar.
Como sempre caso tenham duvidas ou sugestões enviem-me PM que terei todo o gosto em ajudar ou aprender. Espero ter ajudado e acabo com o mistério de como se faz.
Há quem goste, há quem não goste. No problem. Para quem gosta, aqui fica como colocar o centro de volante. Caso usem o material apropriado e tenham um pouco de jeito (garanto que não é preciso muito jeito) fica como deve de ser.
Material necessário:
1ª Fase
"O Dito Cujo"
Um X-Acto
Uma chave de fendas
Duas doses "deles no sítio"
Uma dose de paciência
2ª Fase
Um centro de jante
Serra de Metal
Grosa
Lima
Um ferro de soldar (com habilidade e paciência é dispensável)
Spray mate (à cor escolhida) OU Vinyl DI NOC Carbon ou Vinyl cinza OU (o que a vossa imaginação permitir
Fita dupla face (de qualidade)
--- 1ª Fase ---
Aqui temos "O Dito Cujo"
A primeira fase é sacar o airbag para ser mais fácil preparar. E já que vai ser preciso sacar para aplicar e vai... Mais vale tirar! Para tal nada como virá-lo ao contrário e nas ranhuras assinaladas, chegar os apertos para o lado com a chave de fendas e sacar o airbag.
Outra imagem para se identificar melhor
Depois de sacar o airbag
Agora vamos à fase em que temos de usar de novo a chave de fendas, mais o X-Acto, mais duas doses "deles no sítio" e ainda um pouco da dose de paciência.
Tem de se tirar/destruir o símbolo VW e dar cabo do anel preto que segura o centro. Com o X-Acto vamos cortando o símbolo VW para que a chave de fendas possa entrar por baixo do anel preto, e conseguirmos tirar o gajo fora. É aqui que se usam duas doses "deles no sítio" e um pouco da dose de paciência. Refiro desde já que o anel preto sai, embora se tenha de usar força com a chave para o tirar. Ele está preso por meio de 7 pontos de fixação, sendo que no meio em baixo não tem. Sugiro que comecem por aí e vão tirando o resto. Aqui ficam as fotos do processo e progresso.
O centro com a amiga chave de fendas antes da ida à cirugia
A cirugia de remoção da frente
A cirugia de remoção efectuada.
Agora com o X-Acto e mais um pouco da dose de paciência, vamos cortar os sete pontos de fixação de modo a rebaixar. Não é preciso ser ao nível do centro do volante, mas pelo menos abrir os pontos de fixação à esqueda, direita e no topo. Ora aí está a foto a mostrar os pontos de fixação e antes de os ter rebaixado.
Prontinho! Passou a pior parte e a de maior paciência e coragem. Vamos respirar fundo e... continuar que ainda há trabalho a fazer.
--- 2ª Fase ---
Nesta fase vamos pegar no centro de jante, retiramos o anel de fixação no verso e com a serra de metal cortam-se o pernos. Ensaia-se no volante a altura desejada e com a grosa desbasta-se até à altura pretendida. Com a Lima limpam-se as aparas e melhora-se o acabamento. Mostro uma foto do verso do centro de jante para que vejam o anel de fixação e também os 4 pontos que sustentam as argolas.
Agora, com o ferro de soldar e o x-acto soltamos as argolas. Cuidado para não partirem os pernos de fixação. E de seguida ou pintamos à cor desejada, ou aplicamos vinyl na cor do interior, ou aplicamos Vinyl DI NOC Carbon, ou... o que vocês gostarem. A foto que apresento é de uma plicação de Vinyl DI NOC Carbon, ou seja um vinyl da 3M com relevo que mandei vir da Alemanha. Neste centro também pintei as argolas de preto. Mas tudo isto depende do interior de cada um, do interior que cada um tem ou a pensa vir a ter e claro... do gosto! E isso não discuto.
Deixo uma foto do aspecto deste centro que falo e volto a referir... Pode fazer-se muita coisa engraçada.
E eis a aplicação no lugar.
Como sempre caso tenham duvidas ou sugestões enviem-me PM que terei todo o gosto em ajudar ou aprender. Espero ter ajudado e acabo com o mistério de como se faz.
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