Como se liga uma bateria??

Hoje a minha Astra decidiu fazer das suas e resolveu que não queria pegar na hora em que eu queria vir pra casa, lá estava a juntar 2 ou 3 artistas para empurrar mas apareceu um santo com uns cabos e toca a ligar aquilo. Quando fomos ligar os cabos, tínhamos aquilo ligado vermelho - vermelho e preto - preto quando de repente reparamos que a minha bateria do lado onde está o cabo preto tem um "+" e ligamos os cabos ao contrário, com o vermelho onde tinha o "+" em vez de ser ao cabo vermelho.
Agora pergunto, tenho aquilo ligado ao contrário? Se está realmente ao contrário não era suposto a bateria ter ido à vida? :S
 
memphis disse:
Hoje a minha Astra decidiu fazer das suas e resolveu que não queria pegar na hora em que eu queria vir pra casa, lá estava a juntar 2 ou 3 artistas para empurrar mas apareceu um santo com uns cabos e toca a ligar aquilo. Quando fomos ligar os cabos, tínhamos aquilo ligado vermelho - vermelho e preto - preto quando de repente reparamos que a minha bateria do lado onde está o cabo preto tem um "+" e ligamos os cabos ao contrário, com o vermelho onde tinha o "+" em vez de ser ao cabo vermelho.
Agora pergunto, tenho aquilo ligado ao contrário? Se está realmente ao contrário não era suposto a bateria ter ido à vida? :S

Boas.
Não percebi bem a pergunta, mas se trocares os cabos (ou seja inverteres a polaridade) o mais certo se a bateria tiver carga é dar um grande curto circuito (podendo danificar partes eléctricas do carro e até ser perigoso). Em quase 100% dos casos o vermelho corresponde ao mais (+) e o preto ao (-). O preto(-) normalmente está ligado à carroçaria do carro (massa) e o vermelho segue para os vários circuitos eléctricos. Agora pergunto a carrinha pegou e está a trabalhar.
Cumprimentos.
 
Pegou e está a trabalhar.

O que acho estranho é ter o cabo vermelho no "-" e o cabo preto no "+" da bateria, andei a ver no carro da minha mãe e o cabo vermelho está no "+" e o preto no "-" :S

Eu não sei é se os cabos estão ligados ao contrário, mas se estivessem não era suposto já ter ido tudo à vida? :roll:
 
Se esses cabos/protecções são os de origem só podem estar ligados de uma maneira

Positivo (+) - Ligado no vermelho
Negativo (-) - Ligado no preto

;)
 
memphis disse:
Pegou e está a trabalhar.

O que acho estranho é ter o cabo vermelho no "-" e o cabo preto no "+" da bateria, andei a ver no carro da minha mãe e o cabo vermelho está no "+" e o preto no "-" :S

Eu não sei é se os cabos estão ligados ao contrário, mas se estivessem não era suposto já ter ido tudo à vida? :roll:

Sim, se estivessem ligados ao contrário provavelmente já teria ido tudo à vida e não funcionava.
Se puderes ou conheceres alguém que tenha um multímetro mede a bateria (o multímetro dá a indicação da polaridade).
Como o josebrites disse pode realmente estar alterado (não estar de origem). Mas se está a funcionar provavelmente está tudo bem e podes já andar assim à muito tempo sem saberes.
Cumprimentos.
 
Já se foi com ela ao mecânico e aparentemente está tudo bem, o raio dos cabos é que têm a cor ao contrário :S
 
memphis disse:
Já se foi com ela ao mecânico e aparentemente está tudo bem, o raio dos cabos é que têm a cor ao contrário :S

Eu ia para essa opção, alguem se enganou e trocou a proteção dos cabos...
 
Sejam os cabos vermelhos, amarelos, cor de rosa ou ás riscas laranjas, o que interessa saber é:

+ com + e - com -

........
 
Guardiao disse:
bem....

tanto tempo pra chegares a essa conclusao???

:P :P

Pah, confesso k não cheguei a esta conclusão sozinho... precisei da ajuda de mais 2 ou 3 pessoas, um computador e internet... ah, e uma enciclopedia....

:P :P :P
 
Back
Top