Compatibilidades de centralinas TDI entre marcas grupo VAG??

Boas a todos.

Tenho andado a investigar a hipótese de substituir a minha centralina de origem, por uma outra, a qual planeio adquirir já com repro. Por conveniência e outros factores aliados ao carro, e a possíveis problemas futuros, não pretendo fazer repro na original, quero tê-la de origem e poder regressar ao original se necessário.


O carro em questão é um Audi A4 1.9TDI, 110cv, AFN, de 1999, inicio dos restyling, O qual, segundo o ETKA tem a centralina 038 906 018 FD (não confirmei isto no carro, mas assumirei que seja a correcta). Pela informação que descobri, é ainda parte das centralinas mais antigas, da geração ainda da troca fisica de chips, sockets e afins.


A minha questão surge aqui. Existe uma enorme variedade de centralinas com o mesmo part-number ( 038906018 ), mas com letras finais diferentes, tanto dentro de modelos de A4, como de Audi, VW e Seat.
Já li informação confusa em que uns dizem que se o part-number for igual, o hardware é o mesmo, mudando apenas o software, e é compativel. Outros dizem que se o software for diferente, já não é compativel, depois falam em trocar os chips, etc, coisa que não pretendo fazer. Outros falam ainda em outros part numbers diferentes compativeis



A questão principal aqui é a seguinte. Entre grupos VAG, uma troca de centralina com um partnumber igual, mas letras diferentes é compativel plug and play sem stresses? Por exemplo, se arranjar uma de um A3 110 ou golf 4 110, por exemplo, uma 038906018BM é intercalável? Ou tem de ser apenas uma de A4.


Não será que haverão problemas com as funções e extras presentes nos carros das diferentes centralinas, por exemplo um ter climatronic, outro não, ou algo desse género, ou a centralina não faz essas distinções?




Caso exista alguma lista de modelos e marca em que eu possa limitar a minha pesquisa, por favor digam (por exemplo se tenho apenas procurar dentro de A4 e VW passats AFN de 110, ou algo desse género)


Alguma luz dos entendidos, agradeço bastante desde já.

Abraços
 
Re: Compatibilidades de centralinas TDI entre entre marcas VAG??

E porque não. Arranjar uma ECU com o mesmo part number?
 
Devido á dificuldade de achar este part-number com repro (chips/socket), e claro existe uma componente de custos associada, se conseguir arranjar mais barato uma compatível que funcione a 100%, é o que farei, para além do facto de que se outras marcas forem compatíveis, de VW essencialmente, a pesquisa torna-se bem mais simples e internacionalmente é mais fácil arranjar material de VW com repro (essencialmente dos Golfs), do que propriamente de Audi.
 
Devido á dificuldade de achar este part-number com repro (chips/socket), e claro existe uma componente de custos associada, se conseguir arranjar mais barato uma compatível que funcione a 100%, é o que farei, para além do facto de que se outras marcas forem compatíveis, de VW essencialmente, a pesquisa torna-se bem mais simples e internacionalmente é mais fácil arranjar material de VW com repro (essencialmente dos Golfs), do que propriamente de Audi.
pelo que vi, não tens nenhuma outra ECU compatível com o teu carro.. por exemplo o golf 4, já da para fazer remap por OBD, mas não é compatível com o teu carro..

- - - - - - - - - -

terás sempre que usar uma ECU igual a tua..
 
Back
Top