Compra de Viatura podendo deduzir o IVA

Boas pessoal tenho andado a pesquisar sobre este assunto pois tanto eu como um familiar,somos "coletados em nome individual" ,como tal gostaria de saber se alguem me sabe ajudar se posso deduzir o IVA na compra de uma viatura nova ou usada ,ou que tipo de veiclos e combustiveis.
è que ponho-me a olhar para todos aqueles decretos de leis e ainda fico a perceber menos lol.
 
segundo sei depende do regime do IVA..

porque o meu pai também estava coletado em nome individual e tudo o que fosse carros comerciais comprados novos deduziam, e depois entravam gasóleo também luz telemóvel despesas informáticas e consumíveis informáticos, pneus, revisões etc etc :)

mas alguém que perceba passa ja e explica melhor
 
segundo sei depende do regime do IVA..

porque o meu pai também estava coletado em nome individual e tudo o que fosse carros comerciais comprados novos deduziam, e depois entravam gasóleo também luz telemóvel despesas informáticas e consumíveis informáticos, pneus, revisões etc etc :)

mas alguém que perceba passa ja e explica melhor

A ultima vez que me vi confrontado com esse assunto, era exactamente assim! Mas acho que entretanto a lei mudou! Para o bem ou para o mal... não sei! :S
 
Acho que usada... Não podes...

pois eu tambem acho que não :/ até porque essa carrinha ja pode ter deduzido o iva uma vez, mas mesmo que não tenha não podes.. o governo quer é que compres novo :D

se tiveres isento de IVA também não dá pra.. ouvi dizer xD
 
Podes desde que esteja dentro do tempo de vida útil da máquina, ou seja eles consideram que por exemplo 1 carro tem x de vida útil, de côr não sei quantos são...
 
Boas pessoal tenho andado a pesquisar sobre este assunto pois tanto eu como um familiar,somos "coletados em nome individual" ,como tal gostaria de saber se alguem me sabe ajudar se posso deduzir o IVA na compra de uma viatura nova ou usada ,ou que tipo de veiclos e combustiveis.
è que ponho-me a olhar para todos aqueles decretos de leis e ainda fico a perceber menos lol.

Antes de mais se a empresa for isenta de iva tipo empresa de saude, não podes deduzir nenhum iva.
Mas caso seja uma empresa de prestação de serviço/vendas sujeita a imposto.
Podes deduzir o IVA pela totalidade desde que seja de mercadorias,
se for ligeira de passageiros não podes deduzir o IVA a não ser que sejas um rent a car.

Quanto ao combustível este é dedutível 50% do valor do IVA tanto em passageiros como em comercial.

A manutenção se for de passageiros também não podes deduzir o IVA se for de mercadorias é dedutível 100%.


podes ainda olhar para:
iva21
 
Tudo o que tenha factura e seja para uso provado da actividade, pode deduzir IVA...tenha o carro 1 ou 10 anos...




Antes de mais se a empresa for isenta de iva tipo empresa de saude, não podes deduzir nenhum iva.
Mas caso seja uma empresa de prestação de serviço/vendas sujeita a imposto.
Podes deduzir o IVA pela totalidade desde que seja de mercadorias,
se for ligeira de passageiros não podes deduzir o IVA a não ser que sejas um rent a car.

Quanto ao combustível este é dedutível 50% do valor do IVA tanto em passageiros como em comercial.

A manutenção se for de passageiros também não podes deduzir o IVA se for de mercadorias é dedutível 100%.


podes ainda olhar para:


iva21


Nao entendi o que disseste em relaçao as empresas de saude...
 
empresas de saude tipo clinicas em que a actividade não tem IVA. se reparares uma consulta é isenta de iva.
a logica é o cliente não paga IVA a empresa tambem não tem direito a deduzir..
 
A aquisição dos veículos em 2 mão penso que funcionam da seguinte maneira.
Uma empresa adquire um comercial Deduz IVA. na venda para alguem tem de o vender com iva ( o proximo comprador) pode voltar a deduzir.
Uma empresa/particular adquire um comercial não deduz o IVA. Na venda vende sem IVA (o proximo comprador) não pode deduzir pois a factura neste caso aparece isenta de iva pelo regime de bens em 2mao.
 
Back
Top