Conduzação Defensiva

O que é... como se pratica... o porquê de a praticar!

Condução defensiva é manter sempre as distancias regulamentares que possa permitir reagir a situações inesperadas a tempo e sem resultar acidentes materiais ou pessoais...

Se assim for,por vezes cumpro por vezes nao!!

Abraço

eu creio que mais do que isso, é estar atento aos outros, e "defender-se" achando que as coisas podem correr mal.
Exemplos de condução não defensiva:
- ir colado ao carro da frente (a -1m) a 120km/h
- Passar num cruzamento, onde temos prioridade e em que outro carro se aproxima numa via sem prioridade, sem abrandar.

Exemplos de condução defensiva:
- Pensar que o tipo que vai entrar no cruzamento e tem um stop, é capaz de estar distraído, e estarmos com muita atenção ao que vai fazer.
- Reduzir a diferença de velocidade para com os veículos que ultrapassamos na autoestrada... (por exemplo, se vou a mais de 150, e vou ultrapassar um camião, que tem automóveis atrás, reduzo sempre a velocidade, não vá um esperto decidir meter-se á minha frente porque quer ultrapassar o dito camião).
- ter muita atenção em transito parado, com motas e peões.

Basicamente, creio que a condução defensiva não é cumprir as regras de trânsito, mas lidar com as situações sabendo que os outros podem não cumprir.

just my 2 cents

PEREIRA disse:
what's the purpose of this topic!

don't you all have a license ?? :o :o

Mas há pessoas com licença e que deus me livre, é asneira atrás de asneira.
E quando falo de asneiras falo em coisas muito graves, tem carta a não sei quantos anos e ainda assim parecem que tem medo de pegar no volante, dá medo ver pessoas dessas na estrada.
E no entanto tem carta e se calhar os senhores do boné nunca os mandam parar

eu nem sempre consigo ter uma condução defensiva...
ainda há instantes uma estupida qq ao tlm atirou-se para cima de mim
meteu o carro dela entre o meu e os separadores vinda completamente do nada...

a condução defensiva era metê-la a andar a pé durante uns meses.
foi daqueles casos em que correu bem mesmo por sorte e porque nao m assustei com a manobra dela senao quem s lixava era eu...

aliás, se eu lhe batesse ainda por cima era eu quem batia por trás...
enfim...

a pergunta k fiz foi a este post. nao percebo o porquê desta pergunta!!

vindo de alguém k s pressupoe estar encartado, esta dúvida nao deveria existir. só isso!

ruizinho disse:
O que é... como se pratica... o porquê de a praticar!

Condução defensiva é manter sempre as distancias regulamentares que possa permitir reagir a situações inesperadas a tempo e sem resultar acidentes materiais ou pessoais...

Se assim for,por vezes cumpro por vezes nao!!

Abraço

agora se toda a gente cumpre ou não, isso já sao outras guerras!! infelizmente !! :S

Eu faço sempre condução defensiva...
Tenho 12 anos de carta / ~ 25 mil kms /ano
- Zero acidentes com culpa
- Zero acidente sem culpa
Vocês não têm ideia o número de acidentes que já evitei...

Para mim a melhor definição de condução defensiva é:
"Desviar-me dos animais, e chegar a casa para a minha mulher e meu filho"

E aproveitar este topico para perguntar.... "Porque não organizar-mos um grupo audipt para tirarmos um curso na CRM de cnduçao defensiva?!?!?!"

Dizem que se aprende bastante... :o :o :o

Back