Consumos exagerados audi a4 1.6

Olá pessoal.

Sou novo neste fórum por isso espero estar a colocar estas dúvidas no sítio correcto.

A minha mãe passou me recentemente o audi a4 b5 1.6 gasolina de 100cv ( 1997) dela para as minhas mãos e passado algumas semanas a andar com o carro nota que anda a fazer uns consumos super exagerados.

Os consumos do carro ao longo do tempo em que está nas minhas mãos desceu mais ou menos dos 13,5l para os 11l aos 100 mas mesmo assim acho que o carro anda a gastar demais do que deve.

A minha mãe disse que fez a revisão em Fevereiro deste ano mas ainda assim acho que não lhe mudaram tudo o que deviam ter mudado. O carro tem agora 80000km e nas mãos da minha mãe não fazia muito auto-estrada sendo que era mais percurso em cidade.

Tou a pensar levar a um mecânico de confiança mas gostava primeiro de saber a vossa opinião e se há algo que se possa fazer para baixar o consumo.

Outra coisa que noto é o facto de o carro andar sempre a umas rotações demasiado elevadas sendo que em auto-estrada a 120km/hora vai a cerca das 4000rpm. É normal?
 
bem vindo, mas faz uma ãpresentaçao no sitio certo deste forum para cumprir as regras.. se nao os mauzoes aqui destas bandas enchem-te este topico com o FAZ APRESENTAÇAO

para a tua questao, so posso dizer que acho estranho se a velocidade \ Rpm que referes for em 5ª, pois isso da 30Km\h em cada 1000RPM, logo estariamos a dizer que ao REDLINE a tua carrinha dava cerca de 195km\h... agora nao sei se é mesmo assim...
 
Já fiz a apresentação.

Quanto ao meu problema ( é carro btw) ainda não o estiquei muito mas sim ia em 5ª a 120km/h nas 4000.

Será que precisa de umas velas novas ( e fazer um consumo tão grande)?
 
o 1.6 tem um caixa mais curta, daí essa rotação a 120kmh, claro que vai implicar que par baixar o consumo tenhas de andar mais devagar...

podes tentar mudar as velas para umas de iridium ver se os cabos de vela e distribuidor estão em bm estado e claro, deve estar a precisar de rolar bastante para "soltar" um bocado..

tudo isso vai ajudar, mas não esperes por consumos abaixo dos 8~9l ;)

é evidente que tambem uma condução cuidada ajuda muito para baixares o consumo médio..
 
acredita que não é dificil boost..

um carro que não anda muito, caixa curta e 100cv para puxar 1400kg... n é dificil mesmo..
um amigalhaço tem um ibiza 1.6SR, pesa 1100kg e faz as mesma médias que eu :p
 
o 1.6 tem um caixa mais curta, daí essa rotação a 120kmh, claro que vai implicar que par baixar o consumo tenhas de andar mais devagar...

podes tentar mudar as velas para umas de iridium ver se os cabos de vela e distribuidor estão em bm estado e claro, deve estar a precisar de rolar bastante para "soltar" um bocado..

tudo isso vai ajudar, mas não esperes por consumos abaixo dos 8~9l ;)

é evidente que tambem uma condução cuidada ajuda muito para baixares o consumo médio..

Sim já tinha reparado que a caixa era mesmo demasiado curta ( uma 6ª ali ficava-lhe tão bem) e mesmo no manual o consumo de cidade que eles apontam é nessa ordem dos 8 a 9l mas agora os consumos que ele faz actualmente é que são mesmo exagerados.

Vou ver se vou ao mecânico ver isso das velas e talvez fazer assim uma viagem mais longa digo eu para ele se soltar como disseste ou não? Isto porque o carro nunca fez grandes viagens.

Será que na altura da revisão mudaram os filtros todos?
 
Last edited:
os filtros não têm influencia nos consumos.. pelo menos nada que se note..
bem como uma viagem longa não faz milagres, o que ele precisa é de uso, não propriamente de um esticão só ;)

em relação aos consumos anunciados.. esqueçe..
a marca diz que o meu faz 5,5 em extra urbano e nunca consegui menos do que 8,5.. bem como em urbano anunciam 9l e eu ando com a média geral nos 11 ;) :p
 
É engraçado uma coisa, dos carros que tive a gasolina ( 1.4 60 cv , 1.4 16v 100 cv e 1.8 cx auto 125 cv ) , sempre que andava em cidade com ele e apenas cidade, consumos de ( nos 1.4 ) 10l/12l, já o 1.8 cx automatico, mesmo a andar devagarinho e calmamente, era semp 16 + - .

Começo a achar que o problema nao é os carros sou eu que nao os sei conduzir!! isto porque depois em estrada, faço consumos de 6 / 8 no max.
Um carro a gasolina até aquecer, e começar a baixar o relantim nao bebe gasolina, engole!
 
Back
Top