Consumos Motores Gasolina 1.6 102c (2000-2004)

Boa tarde a todos,
Sei que estes motores consomem bastante combustível nos A4 B6 Avant (meu carro actual) mas precisava da vossa ajuda para tirar umas teimas.
No quadrante, no consumo instantâneo, quando o carro veio para a minha mão raramente via acima de 20 litros / 100 km e agora às vezes parado em ponto morto diz-me que está a consumir 16l, 20l. Às vezes a acelerar vai aos 40 litros.
Em arranque suave, sem carregar muito no acelerador, a 50km/h dá-me média instantânea de 12l quando nas primeiras semanas com o carro dava no máximo 8l.
É normal estes valores no quadrante que estou agora a sentir ou alguma coisa se passará?
Não sinto barulhos diferentes no carro, o motor acelera como antes sem perdas de potência ou algo do género.
Mesmo assim, acho que o filtro de ar e gasolina têm que ser mudados uma vez que não levou nas mãos do mecânico e desconhecemos quanto tempo terão.
Quero durante a próxima semana trocar já esses 2 filtros por segurança (+ do AC quando for verificar fugas e recarregar), antes de fazer a mudança de óleo (faltam ainda 4.000km) mas tenho esta questão a dar comigo em doido.
 
Boa tarde a todos,
Sei que estes motores consomem bastante combustível nos A4 B6 Avant (meu carro actual) mas precisava da vossa ajuda para tirar umas teimas.
No quadrante, no consumo instantâneo, quando o carro veio para a minha mão raramente via acima de 20 litros / 100 km e agora às vezes parado em ponto morto diz-me que está a consumir 16l, 20l. Às vezes a acelerar vai aos 40 litros.
Em arranque suave, sem carregar muito no acelerador, a 50km/h dá-me média instantânea de 12l quando nas primeiras semanas com o carro dava no máximo 8l.
É normal estes valores no quadrante que estou agora a sentir ou alguma coisa se passará?
Não sinto barulhos diferentes no carro, o motor acelera como antes sem perdas de potência ou algo do género.
Mesmo assim, acho que o filtro de ar e gasolina têm que ser mudados uma vez que não levou nas mãos do mecânico e desconhecemos quanto tempo terão.
Quero durante a próxima semana trocar já esses 2 filtros por segurança (+ do AC quando for verificar fugas e recarregar), antes de fazer a mudança de óleo (faltam ainda 4.000km) mas tenho esta questão a dar comigo em doido.

Nao, nao é normal.. 16 litros nem o meu antigo 1.8 Turbo lol
Podes ter algum problema que te esteja a enriquecer a mistura. Ou um injector a mijar-se todo. Tem de ser feito um despiste. Pode ate nem acender nenhuma luz, nem dar erro na maquina, tem de se consultar os valores em tempo real, ver se o catalisador esta a catalizar, testar injecotores, pressao do ar na admissao, sondas, etc, etc.. O filtro do ar podes tu muda-lo, quanto ao resto, aconselho-te a ir a uma boa oficina.
 
Nao, nao é normal.. 16 litros nem o meu antigo 1.8 Turbo lol
Podes ter algum problema que te esteja a enriquecer a mistura. Ou um injector a mijar-se todo. Tem de ser feito um despiste. Pode ate nem acender nenhuma luz, nem dar erro na maquina, tem de se consultar os valores em tempo real, ver se o catalisador esta a catalizar, testar injecotores, pressao do ar na admissao, sondas, etc, etc.. O filtro do ar podes tu muda-lo, quanto ao resto, aconselho-te a ir a uma boa oficina.
Calma rapaz, isso é só no quadrante :cool: Se bebesse de facto 16 litros, dava erva à vaca e não gasolina :assobio:
Eu ainda sou do tempo antigo, isto é, para controlo de consumos e estando atento a possíveis avarias / controlo de custos, faço as contas à mão. Este último depósito em que notei o quadrante com valores parvos fez uma média de 8,77L/100 (714,60km com 62,65 litros de Ótima 98, para testar e limpar). À mão a encher eu o depósito ao máximo possível das duas vezes para ver os km que percorri.
Não acho normal é o carro parado à porta da garagem, em ponto morto, às vezes indicar os tais 16l. Precisa de tanta gasolina parado ou mesmo a acelerar com calma até aos 50km/h aparecer 20L, 30L?:rolleyes:
Como para mim é novidade este sistema digital de consumos, é que não sei se isto é normal ou não nos ecrãs, é o primeiro carro meu com consumos no ecrã :assobio:
 
faz é uma media manual e depois ves se esta normal ou nao.
isso do instantaneo tem muito que se diga, tens é que ver as medias....
 
faz é uma media manual e depois ves se esta normal ou nao.
isso do instantaneo tem muito que se diga, tens é que ver as medias....
Sim, isso eu sei, não são muito fiáveis. Achei estranho foi esta duplicação súbita nos valores do quadrante no espaço de um mês / 1.000km...
 
e a media que esta a fazer no quadrante?
aumentou?
"Pouco" mas sim, para 10.1L.
Ele está com um comportamento "normal" menos o consumo. Barulho normal, motor sereno, relantim certo e sem falhas... A ouvido e condução não noto nada.
Ele está realmente a precisar de mudar o filtro do ar e de gasolina, assim tiro também as teimas. Não são peças caras que não se deva trocar já.
 
Isso td depende do tipo de condução, kilometros diários e tipo de circuito .. quanto ao consumo ao rolanti é normal apresentar esses consumos..
 
Back
Top