Correia de distribuição

Boas,

O meu A3 de 2010 tem 247000 kms, comprei-o há 4 anos com cerca de 215000 mas esqueci-me de perguntar ao vendedor de se já tinha mudado a correia, como saber se já foi mudada ou não? Antes de partir/avariar dá algum sinal? agradeço esclarecimentos

Tem que verificar o estado da correia, normalmente fica gasta.
As vezes não chega a partir mas fica fora do ponto porque desliza, mas isso notasse pelo funcionamento do motor.
De qualquer das formas nada como uma inspeção visual e a base do dedometro.

Podes ligar para o vendedor se tiveres ainda os contactos, se ele tiver boa ética, e disser que não substituiu, há partida é verdade..... De outro modo podes ver o manual, se ela tivesse prevista ser mudada pelos 210kkm ou que tenha mudando antes tipo aos 180 mil, embora a compra coincide pouco depois, não é esperado do lado do vendedor fazer esse investimento para depois vender logo a seguir o carro...... mas se tiver substituido com essa tão pouca diferença de km, as letras na parte exterior da correia com as referencias ainda devem estar bem legíveis e pelo contrário se não tiver sido mudada já nem se deve ver quase nada dessas referencias e vez muito sinal de uso, bem como a novas já costumam trazer também um qr code que as antigas não traziam.... Deves ver também os dentes internos, o ideal até era tirares umas fotos deles e comparar com uma correia nova da mesma marca, se conseguires, para ver se te aparentam ser iguais.
Epah, mas se essa dúvida permanece dado que isto é tudo testes falíveis, nesses componentes críticos, recomendo não correres riscos, substitui-se por nova e pronto, os custos são muito muito muito menores substituíres vs correres o risco de partir a usada.

Boas,

O meu A3 de 2010 tem 247000 kms, comprei-o há 4 anos com cerca de 215000 mas esqueci-me de perguntar ao vendedor de se já tinha mudado a correia, como saber se já foi mudada ou não? Antes de partir/avariar dá algum sinal? agradeço esclarecimentos
O melhor esclarecimento da tua vida:
Não confiar na palavra de ninguém.
Muda a distribuição + bomba da água, e problema resolvido para mais 120.000kms/7 anos (não tem data de validade na origem, mas convém trocar na mesma (referência a tua kilometragem / mais kms, mudas feitas mais cedo). Isto válido para correias. Para correntes, check up a cada 100.000kms e troca caso haja folga ou problemas de guias e tensor.
Se não sabes de certeza de nada, apenas a palavra de outra pessoa, troca e ficas descansado.

Sendo de 2010 deveria mudar aos 210’000 km.
No entanto como já foi dito, se não tens prova em como foi mudada, muda a.
Se foi mudada também consegues ver, que a correia com 30/40 mil kms não tem desgaste praticamente nenhum.

Back