Boas Pessoal,
Ora bem tenho andado aqui com umas dúvidas existenciais e como não sou nenhum pró em mecânica, apenas conheço alguns princípios básicos, gostaria que os entendidos me ajudassem neste dilema, ora é o seguinte:
Sempre pensei que a diferença entre 5 e 6 mudanças, residia apenas na desmultiplicação do esforço, mas que no final, indo numa hipotética recta sem carros e sempre em frente o desenvolvimento final obtido seria o mesmo, ou seja ter 6 ou 5 neste caso seria o mesmo e que apenas traria diferenças em situações de pára-arranca. Bom, eu tenho uma caixa de 6 (sempre tive de 5) e começo a ter a sensação que não deve ser bem assim, será realmente económico (quando o carro não exige, mas o motor aguenta), andar em 6ª em distâncias curtas (100/200m), não será preferível (em rotação normal) ficar-mo-nos pela 5ª e deixar a 6ª para situações de estrada com mais desenvolvimento? Pergunto isto, porque tenho estado a fazer essa experiência e em estradas de desenvolvimento curto tenho optado (contrariando o que andava a fazer até aqui) por não passar da 5ª e basicamente deixar a 6ª para a AE e realmente tenho notado que a autonomia do depósito aumentou, mas como só há 175km comecei a fazer este teste, posso estar apenas a atirar postas de pescada para o ar a pensar que tou no rumo certo, por isso venho pedir aos mais "iluminados" ou mesmo quem já tenha feito a experiência que se cheguem à frente e diga de sua justiça.
Obrigado e vou ficar aguardar as vossas conclusões.
Ora bem tenho andado aqui com umas dúvidas existenciais e como não sou nenhum pró em mecânica, apenas conheço alguns princípios básicos, gostaria que os entendidos me ajudassem neste dilema, ora é o seguinte:
Sempre pensei que a diferença entre 5 e 6 mudanças, residia apenas na desmultiplicação do esforço, mas que no final, indo numa hipotética recta sem carros e sempre em frente o desenvolvimento final obtido seria o mesmo, ou seja ter 6 ou 5 neste caso seria o mesmo e que apenas traria diferenças em situações de pára-arranca. Bom, eu tenho uma caixa de 6 (sempre tive de 5) e começo a ter a sensação que não deve ser bem assim, será realmente económico (quando o carro não exige, mas o motor aguenta), andar em 6ª em distâncias curtas (100/200m), não será preferível (em rotação normal) ficar-mo-nos pela 5ª e deixar a 6ª para situações de estrada com mais desenvolvimento? Pergunto isto, porque tenho estado a fazer essa experiência e em estradas de desenvolvimento curto tenho optado (contrariando o que andava a fazer até aqui) por não passar da 5ª e basicamente deixar a 6ª para a AE e realmente tenho notado que a autonomia do depósito aumentou, mas como só há 175km comecei a fazer este teste, posso estar apenas a atirar postas de pescada para o ar a pensar que tou no rumo certo, por isso venho pedir aos mais "iluminados" ou mesmo quem já tenha feito a experiência que se cheguem à frente e diga de sua justiça.
Obrigado e vou ficar aguardar as vossas conclusões.