Cx 6 vs Cx 5

Boas Pessoal,

Ora bem tenho andado aqui com umas dúvidas existenciais e como não sou nenhum pró em mecânica, apenas conheço alguns princípios básicos, gostaria que os entendidos me ajudassem neste dilema, ora é o seguinte:

Sempre pensei que a diferença entre 5 e 6 mudanças, residia apenas na desmultiplicação do esforço, mas que no final, indo numa hipotética recta sem carros e sempre em frente o desenvolvimento final obtido seria o mesmo, ou seja ter 6 ou 5 neste caso seria o mesmo e que apenas traria diferenças em situações de pára-arranca. Bom, eu tenho uma caixa de 6 (sempre tive de 5) e começo a ter a sensação que não deve ser bem assim, será realmente económico (quando o carro não exige, mas o motor aguenta), andar em 6ª em distâncias curtas (100/200m), não será preferível (em rotação normal) ficar-mo-nos pela 5ª e deixar a 6ª para situações de estrada com mais desenvolvimento? Pergunto isto, porque tenho estado a fazer essa experiência e em estradas de desenvolvimento curto tenho optado (contrariando o que andava a fazer até aqui) por não passar da 5ª e basicamente deixar a 6ª para a AE e realmente tenho notado que a autonomia do depósito aumentou, mas como só há 175km comecei a fazer este teste, posso estar apenas a atirar postas de pescada para o ar a pensar que tou no rumo certo, por isso venho pedir aos mais "iluminados" ou mesmo quem já tenha feito a experiência que se cheguem à frente e diga de sua justiça.

Obrigado e vou ficar aguardar as vossas conclusões.
 
No meu entendimento, não existem segredos... a faixa de utilização das rpm's é entre as [1200-2000]
Os consumos baixos, nascem do estilo da condução, dentro desta faixa.
 
eu tb tinha essa duvida. Mas repara no CB se fores em 6ª a 80km/h e se fores em 5ª na mm velocidade os consumos mantêm-se. Obvio que se fores em 5ª a 120km/h n sra a mm coisa k ires em 6ª.
Repara tb se fores em 6ª em baixa rotaçao e quiseres acelerar o carro n te responde , parecendo ate que "afoga" isso faz mt mal pois esforças bastante o turbo, vai entrar bastante gasoleo sem necessidade. Ao andares em 6ª em baixa rotaçao o mecanismo, o turbo etc esta igual a como ires a 200km/h.

Eu vou sempre em 5ª e so quando sei que é possivel ir alem dos 80 ou 90km/ para cima que ponho a 6ª.
Consumos iguais e n estou a forçar a embreagem nem turbo nem motor.

Se tiver algo mal explicado peço desculpas pois n sei os nomes/termos tecnicos.

Cumprimentos
 
eu tb tinha essa duvida. Mas repara no CB se fores em 6ª a 80km/h e se fores em 5ª na mm velocidade os consumos mantêm-se. Obvio que se fores em 5ª a 120km/h n sra a mm coisa k ires em 6ª.
Repara tb se fores em 6ª em baixa rotaçao e quiseres acelerar o carro n te responde , parecendo ate que "afoga" isso faz mt mal pois esforças bastante o turbo, vai entrar bastante gasoleo sem necessidade. Ao andares em 6ª em baixa rotaçao o mecanismo, o turbo etc esta igual a como ires a 200km/h.

Eu vou sempre em 5ª e so quando sei que é possivel ir alem dos 80 ou 90km/ para cima que ponho a 6ª.
Consumos iguais e n estou a forçar a embreagem nem turbo nem motor.

Se tiver algo mal explicado peço desculpas pois n sei os nomes/termos tecnicos.

Cumprimentos

A minha sexta so entra a partir das 2.500rpm da 5º... antes disso é matar motor.. (ao menos a meu ver)
 
sim estou de acordo, mas n é preciso ir tao longe---> 2.500rpm
Sim mas se fores a 2500rpm constantes n passas para a 6ª deixas estar em 5ª ?
 
eu tb tinha essa duvida. Mas repara no CB se fores em 6ª a 80km/h e se fores em 5ª na mm velocidade os consumos mantêm-se. Obvio que se fores em 5ª a 120km/h n sra a mm coisa k ires em 6ª.
Repara tb se fores em 6ª em baixa rotaçao e quiseres acelerar o carro n te responde , parecendo ate que "afoga" isso faz mt mal pois esforças bastante o turbo, vai entrar bastante gasoleo sem necessidade. Ao andares em 6ª em baixa rotaçao o mecanismo, o turbo etc esta igual a como ires a 200km/h.

Eu vou sempre em 5ª e so quando sei que é possivel ir alem dos 80 ou 90km/ para cima que ponho a 6ª.
Consumos iguais e n estou a forçar a embreagem nem turbo nem motor.

Se tiver algo mal explicado peço desculpas pois n sei os nomes/termos tecnicos.

Cumprimentos

Pois o que tenho estado a fazer é o que tu estás a dizer, também comecei a ficar com a impressão que andar em 6ª em rotações baixas mais depressa me vai "cansando" o motor e o turbo, por não haver necessidade dessa mudança nessa rotação. Agora uso mais a 6ª a partir dos 80/90 km/h e com estrada para andar e tenho reparado que tenho estado com um ganho de mais 100km de autonomia (ñ tenho cb) e não falando nisso o carro responde com mais prontidão, atendendo que estava habituado a uma mudança mais de desenvolvimento (6ª) e a 5ª tem mais força que esta como é lógico.
Também acho que só aplicar a 6ª a partir das 2500rpm é um pouco exagerado, pelo menos no meu carro, a partir das 1500/1600 ele responde e desenvolve sem se queixar e ñ "afoga" quando lhe exijo mais.

Obrigado pelas respostas, pois vão ao encontro das minhas suspeitas. É que muitas vezes temos aquele hábito de quanto mais alta for possível a mudança, menos se consome e mais poupa o carro, mas nestas condições, apesar do carro deixar, acho que esta máxima ñ é linearmente aplicável :lol:
 
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