Demora a responder...

Boas,
Desde que comprei a carrinha que sinto que ao mudar de velocidades falta ali alguma força durante um ou dois segundos, no entanto, passado isto ela responde normalmente. Isto é chato principalmente nas ultrapassagens... a força está lá, mas se mudar de velocidade a meio, até tenho tempo para ver o outro condutor :D!
Continuando, fiz alguns logs no VCDS e reparei nisto: a bomba de gasóleo parece que está atrasada, e o turbo e maf não está a acompanhar o valor especificado... De referir que a maf foi trocada à cerca de meio ano e os valores são os mesmos. O turbo também foi descarbonizado mais ou menos na mesma altura. Filtros de gasóleo e ar estão "em dia"... De resto só me falta trocar alguns tubos de vácuo e testar restantes tubagens, embora não me pareça existir fugas. Acho importante referir que tenho a sensação que este (d)efeito nota-se mais quando o tempo mais quente (estranho...).

Desculpem lá o testamento, mas alguém pode dar umas dicas para eu saber por onde começar para resolver isto?

Gráfico log Turbo e Maf:
graph_turbo_maf.JPG


Log Turbo e Maf:
Listagem_turbo_maf.JPG


Bomba Injectora:
bomba.jpg


Injectores:
injectores.jpg


Ponto do motor (???):
ponto%20motor.jpg


E já agora...
Erro no módulo Engine:
erro%20modulo%20motor.jpg



Desde já agradeço a vossa ajuda.
Cumprimentos
 
Boas Vitor, sim, fora, feitas várias "arrancadas" em 2ª e 3ª a fundo, em subida ligeira. O que postei aqui foi só um desses exemplos, mas em todos aparece o mesmo gráfico.
O ponto da bomba é que não é o melhor, certo? Será por ela estar assim que eu sinto uma resposta lenta do acelerador?

Cumprimentos
 
Até pode ser, experimenta avançar um pouco a bomba, pois de resto está tudo dentro do normal...

Humm, e aqueles dados dos injectores? O terceiro parece completamente fora do normal... Já li algures que a soma deles deve ser zero, e neste caso dá -2, mas também já li que a soma entre os injectores 1-3 e 2-4 deve dar zero, e neste caso está completamente fora das especificações.
Isto é grande confusão mesmo, daí o meu pedido de ajuda, que desde já te agradeço.

Depois existe o caso da leitura do turbo que anda sempre abaixo do especificado, só coincidindo num pico... mas se calhar é normal.
 
Humm, e aqueles dados dos injectores? O terceiro parece completamente fora do normal... Já li algures que a soma deles deve ser zero, e neste caso dá -2, mas também já li que a soma entre os injectores 1-3 e 2-4 deve dar zero, e neste caso está completamente fora das especificações.
Isto é grande confusão mesmo, daí o meu pedido de ajuda, que desde já te agradeço.

Depois existe o caso da leitura do turbo que anda sempre abaixo do especificado, só coincidindo num pico... mas se calhar é normal.

Em relação ao turbo, se reparares quando tens o gasoleo no máximo a pressão de turbo está a corresponder á solicitada mas podes sempre dar mais uma voltinha na geometria para encher mais depressa, já que não se nota nenhum pico de pressão.

Quanto aos injectores não seria por isso que irias sentir o atraso a responder.

A unica coisa nos logs que não está a 100% só se for a maf, mas dizes que a trocaste á pouco tempo...
 
Last edited:
Boas Vitor,
A maf foi trocada sim, existirá algo que faça com que a maf faça leituras erradas?
Já agora vou aproveitar a tua experiência para te perguntar como posso dar a tal "voltinha na geometria"? Isto pode ser feito por mim, um qualquer mecânico ou tem que ser alguem especializado?

Cumprimentos
 
Boas Vitor,
A maf foi trocada sim, existirá algo que faça com que a maf faça leituras erradas?
Já agora vou aproveitar a tua experiência para te perguntar como posso dar a tal "voltinha na geometria"? Isto pode ser feito por mim, um qualquer mecânico ou tem que ser alguem especializado?

Cumprimentos

Se não estás dentro do assunto o ideal era ir a um mecânico. Se for alguem que já tenha mexido num turbo á partida faz te isso sem problemas.

A volta tem que ser no sentido dos ponteiros do relógio. Depois fazes um log novamente para veres que pressões de pico ficou a fazer, pois a geometria é muito sensivel. Se o problema for falta de ar deves notar logo diferença na resposta, pois o turbo vai começar a encher mais cedo.


Quanto á maf, tens alguem perto que te empreste uma para testares? pode apenas estar suja...
 
Last edited:
Vou seguir a tua recomendação de ir a um mecânico. Em principio o que me descarbonizou o turbo estará à vontade para dar a volta ao mesmo :).
Quanto à maf... o que acho estranho nisto tudo é que fiz um log mesmo depois de a mudar e os valores estavam iguais a antes de a meter (não reclamei porque foi substituida em garantia), logo não será sujidade. No entanto vou tentar arranjar uma para experimentar.
Mais uma vez, o meu obrigado pela ajuda! :cool:
 
Vou seguir a tua recomendação de ir a um mecânico. Em principio o que me descarbonizou o turbo estará à vontade para dar a volta ao mesmo :).
Quanto à maf... o que acho estranho nisto tudo é que fiz um log mesmo depois de a mudar e os valores estavam iguais a antes de a meter (não reclamei porque foi substituida em garantia), logo não será sujidade. No entanto vou tentar arranjar uma para experimentar.
Mais uma vez, o meu obrigado pela ajuda! :cool:
Boas,
em relação ao ponto da bomba, a mesma está muito atrasada, deve estar entre os 55/60.
Quanto à MAF vê a ficha que liga à maf os terminais se ficam presos, comigo acontecia isso e tive de trocar a ficha, pois os terminais, ao encaixar a ficha os terminais não prendiam e com o terpidar do carro deixava, alguns deixavam de fazer contacto.
 
Boas,
em relação ao ponto da bomba, a mesma está muito atrasada, deve estar entre os 55/60.
Quanto à MAF vê a ficha que liga à maf os terminais se ficam presos, comigo acontecia isso e tive de trocar a ficha, pois os terminais, ao encaixar a ficha os terminais não prendiam e com o terpidar do carro deixava, alguns deixavam de fazer contacto.

Boas Powerman,
Existe algum perigo em andar com a bomba atrasada? O que ganho/perco com esta situação?
Obrigado pela dica da ficha... vou verificar!

Cumprimentos
 
Perigo creio que não haja nenhum, o que pode originar é essa falta de resposta que estás a sentir, custar a pegar, fumo branco... Já agora a quanto está o IQ ao ralenti?
 
Perigo creio que não haja nenhum, o que pode originar é essa falta de resposta que estás a sentir, custar a pegar, fumo branco... Já agora a quanto está o IQ ao ralenti?

Boas,
Ao ralenti está a cerca de 3.4/3.6, isto depois de avançar a bomba por vag até ao limite máximo que me permitiu. Pensei que daria para mais, mas deve ser por causa da bomba estar muito atrasada que não dá. Antes deste tweak estava com 3.8/4.0...

Cumprimentos
 
Back
Top