desligar arrefecimento motor

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o meu tambem desliga... ainda bem... pois existem casos que o automatico pode avariar e continuar sempre a trabalhar, podendo gastar a bateria ou entao queimar o motor...
 
PAM é assim , ve uma coisa , se tas de AC ligado qd fazes isso.
É que deves tar a ouvir a ventoinha do AC a desligar a de origem nas nossas A4s se aumentar a velocidade ou desparar a 2a é pq ha qq prob.
Testa entao fazer isso cm AC on e off... alias testa motor a tarbalhar e ligar o AC e ela liga e claro k qd desligar motor tb desliga so fica ligada qd o motor esta mesmo mto quente... a minha so fez isso 1a vez e foi no track day qd fikei sem agua de resto nnc desparou ;)

Cumps
 
por exemplo ontem andei com a/c ligado , para arranca e calor, entrei numa garagem e desliguei o a/c, abro a porta e oiço a ventoinha do motor a trabalhar, desligo a chave e ele desliga tb.
como achei estranho , dei a chave ( sem colocar o motor a trabalhar ), e a ventoinha do motor ligou. desliguei e retirei a chave e ela parou no mesmo momento.

pelo menos liga :S
 
PAM disse:
por exemplo ontem andei com a/c ligado , para arranca e calor, entrei numa garagem e desliguei o a/c, abro a porta e oiço a ventoinha do motor a trabalhar, desligo a chave e ele desliga tb.
como achei estranho , dei a chave ( sem colocar o motor a trabalhar ), e a ventoinha do motor ligou. desliguei e retirei a chave e ela parou no mesmo momento.

pelo menos liga :S

A minha apresenta o mesmo comportamento e, como o Art disse só liga a segunda em casos extremos, como por exemplo grande temperatura exterior e algumas horas em pára/arranca...

Abraço,
 
amigo......o ventilador do radiador de agua do motor só trabalha
quando ligas o motor e para quando o desligas ou seja , não é electrico
mas sim mecanico.
o que houves é o ventilador do AC a desligar quando desligas o carro.
por exemplo : entras na garagem e desligas o AC mas o ventilador so
desliga passado alguns segundos ou 1 minuto....é o funcionamento
normal do AC.
se estiver enganado desculpa.............cumps
 
porque é que se diz que depois de uma viagem convem deixar o carro ligado uns minutos??? se as ventoinhas continuam a trabalhar depois de desligado... isso nao chega para não lixar o turbo?
 
ricas2000 disse:
porque é que se diz que depois de uma viagem convem deixar o carro ligado uns minutos??? se as ventoinhas continuam a trabalhar depois de desligado... isso nao chega para não lixar o turbo?
Que grande confusão... :o

Convem deixar o motor a trabalhar apos uma viagem, pois o turbo faz rotaçoes elevadissimas e atinge temperaturas muito altas com uma viagem, essa temperatura passa a ser constante e a rotaçao (em funçao da velocidade) tambem e elevada.. Ao deixar o carro em repouso em relanti durante uns minutos serve para que o turbo retome a rotação normal mas sobre tudo para que o oleo faço o seu dever que é arrefecer o turbo... Caso contrario, ao desligar logo de seguida o motor apos uma viagem, com o calor, as peças dilatam e danifica os componentes do turbo, podendo mesmo em alguns casos raros fazer uma especie de solda das palhetas a armaçao... mas normalmente gripa o turbo, pois empena as alhetas ou ate o proprio veio..

A questao da ventoinha é para arrefece neste caso o liquido de refrigeraçao do motor, ou seja, o motor é arrefecido pelo liquido de refrigeraçao (vulgo liquido radiador) e o oleo arrefece o turbo...
 
Obrigado pela explicacao! :lol: ficou tudo bem explicadinho... Imgagina agora que faço uma grande viagem tipo uns 200kms na auto estrada dps chego à cidade destino e começo a andar no para arranca dos semafros, passadeiras, etc ate chegar a ao local...esse tempo chega para quando chegar ao local poder desilgar o carro sem acontecer o que descreveste?
 
ricas2000 disse:
Obrigado pela explicacao! :lol: ficou tudo bem explicadinho... Imgagina agora que faço uma grande viagem tipo uns 200kms na auto estrada dps chego à cidade destino e começo a andar no para arranca dos semafros, passadeiras, etc ate chegar a ao local...esse tempo chega para quando chegar ao local poder desilgar o carro sem acontecer o que descreveste?

Para terem uma ideia , se rodarem 1h no limite de rotaçao do turbo , poderemos testara falar de 165mil RPMs e 750graus de EGTs basta 1min30s para o turbo fazer as 10mil RPMs que faz ao relanti e depois o resto do tempo que deixarem é para arrefecer o material. Em media 2mins chega e sobra para arrefecer o turbo e voltar a temps normais.
Eu por acaso tenho um "truque" na repro para ele arrefecer mais depressa quando paro cm o AC ligado... ou seja ,qd ligo o AC o turbo muda a possiçao da geometria e arrefece :green: N sei se repararam nisso no track day :twisted:

Voltando ao topic penso que ja esta tudo explicado , o AC faz disparar a 2a ventoinha e ate varia e de intensidade conforme a carga do AC... qd esta mais fraco a ventoinha liga a uma velocidade lenta e qd entra em carga por mais de 10s seguidos aumenta a velocidade , diminuindo quando volta a nao estar em carga.
Quando se desliga o AC nem sempre a veontoinha desliga logo pq se por exemplo estava na 2a velocidade e desligam ainda demora a desligar cerca de 1min , so qd esta na 1a velocidade é que desliga logo.
Atençao que se a ventoinha nao ligar na 1a velocidade , pelo menos , cm AC ligado tem qq defeito ou simplesmente o cabo que liga do compressor a ventoinha desligado , mto comum qd se muda a correia de destribuiçao o mecanico esquecer se de ligar.

Cumps
 
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