Boas amigos e amigas,
Alguém aqui no fórum já removeu a caixa de velocidades de um Audi A3 8L (motor ASZ/caixa DRW). Amanhã estou em vias de desmontar a caixa do meu carro devido à substituição do retentor da cambota (06A 103 171 A) e gostaria de saber o trabalho que vai envolver e algumas dicas para que o trabalho decorra dentro da normalidade.
Pelo que já aprofundei pela web, vou precisar pelo menos de uma ponte ou grua para sustentar o motor e algumas preguiças (só tenho duas e já estão a seu usadas para elevar o carro) e um ajudante (avô).
A ordem de trabalhos começa por libertar o espaço da caixa de velocidades, retirando a caixa do filtro do ar, suporte da bateria, motor de arranque, fixação dos cabos de bloqueio (mudanças), remover ambos os semieixos articulados, algumas fichas elétricas, o apoio da caixa de velocidades traseiro e o esquerdo e salvo erro os oito parafusos que seguram a caixa ao bloco. Posto assim até parece fácil...
Depois de conseguir retirar a caixa, vou ter que retirar a prensa, o disco de embraiagem e finalmente o volante do motor para depois de tudo substituir o dito retentor da cambota.
Algumas questões:
É necessário para essa substituição, colocar o motor no ponto TDC (ponto morto superior)?
É necessário alguma ferramenta especial para esse trabalho? (do gênero dessa:
O binário de aperto de alguns componentes vitais?
Opções a ponderar:
Substituir o disco de embraiagem por uma melhor (preciso de conselhos porque não sei que tipo de melhorias posso fazer)
Fica aqui um vídeo de um trabalho semelhante (motor ALH) sem a parte burocrática (retirar caixa)
Abraços,
MM
P.S. posso depois tirar algumas fotos do serviço para compartilhar aqui com a malta
Alguém aqui no fórum já removeu a caixa de velocidades de um Audi A3 8L (motor ASZ/caixa DRW). Amanhã estou em vias de desmontar a caixa do meu carro devido à substituição do retentor da cambota (06A 103 171 A) e gostaria de saber o trabalho que vai envolver e algumas dicas para que o trabalho decorra dentro da normalidade.
Pelo que já aprofundei pela web, vou precisar pelo menos de uma ponte ou grua para sustentar o motor e algumas preguiças (só tenho duas e já estão a seu usadas para elevar o carro) e um ajudante (avô).
A ordem de trabalhos começa por libertar o espaço da caixa de velocidades, retirando a caixa do filtro do ar, suporte da bateria, motor de arranque, fixação dos cabos de bloqueio (mudanças), remover ambos os semieixos articulados, algumas fichas elétricas, o apoio da caixa de velocidades traseiro e o esquerdo e salvo erro os oito parafusos que seguram a caixa ao bloco. Posto assim até parece fácil...
Depois de conseguir retirar a caixa, vou ter que retirar a prensa, o disco de embraiagem e finalmente o volante do motor para depois de tudo substituir o dito retentor da cambota.
Algumas questões:
É necessário para essa substituição, colocar o motor no ponto TDC (ponto morto superior)?
É necessário alguma ferramenta especial para esse trabalho? (do gênero dessa:
O binário de aperto de alguns componentes vitais?
Opções a ponderar:
Substituir o disco de embraiagem por uma melhor (preciso de conselhos porque não sei que tipo de melhorias posso fazer)
Fica aqui um vídeo de um trabalho semelhante (motor ALH) sem a parte burocrática (retirar caixa)
Abraços,
MM
P.S. posso depois tirar algumas fotos do serviço para compartilhar aqui com a malta
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