Diagrama Radio Audi A3 8Pa

• Thread starter Thread starter zalman
  • Data de Início Data de Início
Boas,

Precisava de ajuda com o diagrama de ligação da ficha original do carro para poder fazer a ligação de um radio android que comprei. consigo que ele ligue sem problemas mas como não tenho a ficha conversora e mesmo as que vi que estão a venda apenas têm ligação para alimentação. Ligação para quando ligo as luzes e a luminosidade do radio baixar não têm, etc
Tenho de ver também se consigo fazer a ligação dos comandos do volante pois o radio é compatível com essa função.

Não sei a marca do radio mas sei o modelo da placa em si 8227l

Radio em questão será este ou alguma integração de outra marca do mesmo.

O meu carro têm o radio Chorus e só tenho colunas a frente não sei se o antigo dono retirou as mesmas ou simplesmente seria extra que o primeiro dono não pagou :). O dono anterior pelo menos tinha colunas na chapeleira mas retirou antes de entregar no stand.

Se alguém poder dar uma ajuda agradecia.

Esquece lá isso.
O 8p usa a rede can para ligar e desligar.
Usa a rede can para comunicar com o volante.
Compraste um genérico universal, agora pouco dá para fazer.
Ē ir buscar uma linha de ignição a caixa e ligar ao amarelo. Vermelho corrente direta e preto massa. As luzes penso ser um dos laranja/azul, mas facílimo confirmar com o busca pólos.
Quanto a ligar pela can, e eventualmente o volante, tens de comprar o cabo de adaptação com a box. Não há volta a dar.
Para o rádio FM, precisas do adaptador também com ligação positiva que liga ao azul escuro do rádio (amp/pwr ant).
Se calhar com os valores das respetivas fichas todas de adaptação e box, mais o rádio, face plate, mais valia teres comprado o rádio específico.
Mas se quiseres passas cá a Gaia e dou uma vista de olhos nisso.

Last edited:
madlima29 obrigado pelas dicas, o rádio custou 20€ :) como estando avariado justificou a compra. Está a funcionar neste momento. Comprei o adaptador de antena o rádio FM funciona sem problema.

Neste momento tenho de procurar 12volts que desligue com a ignição, não deve dar muita saúde aí sistema operativo pois vai desligar como se desligasse um TV directo da tomada sem carregar no botão ON/OFF.

Vi no AliExpress alguns adaptadores canbus mas não sei qual deles comprar.

https://a.aliexpress.com/_mOZJc0J

Outra coisa não tão boa é o facto de deixar de usar o Kit mãos livres do carro mesmo e ter de usar o do rádio que de certeza que o microfone será foleiro.

Em relação a moldura depois vou comprar, mas por acaso o rápido fica lá bem seguro até sem qualquer tipo de moldura, fica apenas meio centímetro de cada lado de folga. Mais daqui a pouco tiro umas fotos.

Last edited:
So o teu A3 não é o facelift, é esse cabo mesmo. Mas antes, certifica te que é compatível com o rádio android. Rádios iguais há muitos, mas alguns deles diferentes. E sempre são 31€.

Nem tinha olhado para o ano :) foi só mesmo para dar o exemplo. Esse cabo não dá então tenho de procurar para o facelift sendo o meu de 2012.

Com canbus penso que já deve aparecer até quando coloca marcha atrás a distância que estou dos objectos etc como aparecia no meu Golf VI.

....coloca marcha atrás a distância que estou dos objectos etc como aparecia no meu Golf VI.
Não. O golf é diferente. No A3 não tem essa função. Apenas activa a câmera de marcha atrás, info de portas (quando tem) e volante e mais uns pequenos detalhes.

Aqui fica foto do rádio, pensei mesmo que dava a informação tal como no Golf.

Anexos

• IMG20210808170827.jpg
    IMG20210808170827.jpg
    320,6 KB · Visualizações: 7
Aqui fica foto do rádio, pensei mesmo que dava a informação tal como no Golf.
Rádios desses há 7 ou 8 fabricantes. Cada um com o seu hardware, uns copiados, outros exclusivos. Software também difere um pouco de uns para os outros. Esse é um rádio genérico universal. Não significa que vá funcionar a 100% com o teu carro. Se conseguires rastrear quem o vendeu originalmente, concerteza terá, quando possível, o cabo e box compatível para venda.

Seja como for, se a despesa do cabo não te chatear muito, arrisca comprar e colocar. A partida funcionará.
Do cabo que tens de comprar, é igual ao link que enviaste, só que em vez de ficha ISO, tem de ser quadlock.

Já está a funcionar, desliga e liga com a chave. Só não está a funcionar as luzes dos botões táteis, deve ser por não estar ligado o cabo que liga ao interruptor das luzes. Não tenho esse cabo deve ser apenas por Canbus.

A foto e o vídeo não fazem justiça a qualidade do display, têm umas cores muito boas por ser IPS o preto é preto não é como se nota na foto e as cores são bastante fortes não são desbotadas.

Agora é arranjar um launcher mais engraçado. Já vi alguns tenho depois de sacar e instalar.

Anexos

• IMG20210808205103.jpg
    IMG20210808205103.jpg
    232,8 KB · Visualizações: 2
O launcher, usa o AGAMA.
Quanto as luzes com um busca pólos encontras o fio em 3min e ligas.
As luzes não funcionam por canbus.
A can é apenas comunicação do rádio com o volante, informação de se o carro está ligado ou não e mais pequenas coisas entre outras a câmera de marcha atrás. Apesar disso, consegues por tudo a funcionar excepto os comandos de volante.
Nota: como estes rádios não possuem linbus, perdes a info no quadrante, que para mim é irrelevante com o belo display do rádio.

Só não sei se os leds são 12volts ou 5volts, eu consegui ligar com 5volts que fui buscar a ficha do rádio original.

O meu basicamente têm 2 fios 12volts, 1 fio negativo, e mais dois fios apenas que não sei o que será, um deles é 5volts só que continuo não desliga com a chave. Se for 12volts os leds ligo onde liguei para o radio ligar e desligar com a chave.

Tenho de ver como faço para ele fazer Dim a luz do rádio quando se liga as luzes isso não sei.
O rádio têm lá a opção dia brilho máximo e noite brilho a meio. Falta saber a que horas é noite para ele pois as 20h ainda tinha diminuído o brilho.

Para saladas é contigo.
Então como ė que queres ligar as luzes onde ligas e desligas o rádio? Faz algum sentido? Depois tens além da iluminação sempre ligada, fica activo sempre o modo nocturno do ecrã. Não, tens mesmo que ligar ao fio das luzes. E o fio das luzes vai de 5 a 12v conforme a intensidade no regulador. Depois, não tens fio de ignição na ficha original do carro. Como já tinha dito, é por canbus. Se queres por a trabalhar sem canbus, deves ir buscar a linha a caixa de fusíveis.

Já tenho 25 anos disto, e segundo a minha experiência:
-Ou compras o adaptador e ė encaixar e siga.
-Ou simplesmente pedes a alguém com conhecimento na matéria para ligar.
Normalmente estás no ponto em que podes cair ao precipício, sem teres noção disso. E olha que acontece muito. Podes não o ler no fórum, mas depois em mensagens privadas, já resolvi eu ou outros users muitas asneiras cometidas inocentemente

Last edited:
Percebo o que estás a dizer, não sei é se me soube explicar. Os leds dos botões táteis. Simplesmente não ligam seja dia ou noite. No rádio têm lá um fio que faz ligar esses leds. Se os leds forem 12volts posso ligar ao mesmo fio da ignição de 12volts que faz ligar o rádio, ficará obviamente sempre ligados poderá passar por aí a solução.

Percebo o que estás a dizer, não sei é se me soube explicar. Os leds dos botões táteis. Simplesmente não ligam seja dia ou noite. No rádio têm lá um fio que faz ligar esses leds. Se os leds forem 12volts posso ligar ao mesmo fio da ignição de 12volts que faz ligar o rádio, ficará obviamente sempre ligados poderá passar por aí a solução.
Não podes.
Como já disse, em 3min com busca pólos encontras o fio no carro das luzes.

Não podes.
Como já disse, em 3min com busca pólos encontras o fio no carro das luzes.
Ok obrigado vou dar uma vista de olhos nisso. Para já está funcional é o que me interessava mais. Agora é ver os lauchers, vi o Agama é porreiro mas pelo que vi o Car launcher parece ter umas integrações mais engraçadas.

Só não consigo perceber uma coisa, em nenhum dos dois consigo adicionar a aplicação do Rádio no atalho. Aparecem todas as aplicações menos a do rádio, devo ter de instalar uma aplicação de rádio pois a nativa não está aparecer para selecionar. Já tive este "problema" rádio específico para o meu Golf VI, acabei pois deixar o launcher original.

Back