direcçao foge para a direita e volante vibra

Pois é pessoal como o titulo diz tou com um problema no meu A3 8p.
é o seguinte o carro está a fugir para a direita e em velocidades entre o s 100 e mais ou menos os 125 o volante começa com uma vibraçao que acima ou abixo das velocidades que falei deixam de se sentir.
passei numa casa de pneus e mandei alinhar a direcçao e calibrar as rodas e o problema manteve-se, depois pedi que me fossem ver se os pneus estavam bons e tinha os pneus da frente que nao estavam gasto por igual foi entao que meti pneus novos e fui a estrada experimentar e o resultado foi o mesmo, depois lembrei-me que as jantes que tenho sao replicas e pensei que o problema podesse vir dai, meti as originais e mais uma vez lá fui eu experimentar o lá voltou a fugir para a direita e a vibrar o volante, por isso das jantes e pneus tá visto que nao é.

a minha pergunta é, de onde mais é que poderá ser? é que tenho uma pequena folga na caixa de direcçao mas ja me disseram que essa folga nao afecta entre essas velocidades mas sim ia afectar sempre, hoje levantaram-me o carro e repararam que tenho um apoio do motor a dar as ultimas, isso poderá tar relacionado com a vibraçao e fugir para a direita??
 
Last edited:
Boas.
Não sei se estou em erro, mas acho que isso tem que ver com uma peça qualquer do motor. Devem aparecer por aí mais entendidos e explicam isso melhor.
Abraço
 
isso é visivel sem ter de levantar o carro?? de qualquer maneira segunda feira vai para o mecanico para fazer uma revisao completa aos componentes da direcçao mas de qualquer maneira queria a vossa opniao assim pode ser mais facil..
 
Eu andei com um problema idêntico no meu ex ibiza,depois de moer muito a cabeça e ter gasto muito dinheiro a tentar resolver o problema finalmente consegui descobrir o que era,transmissão no meu caso empenada.:eek:
O mais estranho nisto tudo é que começou com estes sintomas de um dia para o outro!
 
mais ninguem me pederá ajudar??

- - - - - - - - - -

mais ninguem me pederá ajudar??

Se já trocaste jantes e pneus e continua a vibração, resta a possibilidade de teres um veio de transmissão empenado tal como disse o dikon..
Basta um arranque mais "agressivo" com as rodas viradas ou num piso em mau estado para originar esse empeno..
 
agora que me falam disso.. a uns tempos numa estrada em paralelo junto a uma tampa de saniamento faltava uns paralelos e passei por cima sem ver e o carro deu uma pancada seca que o pneu nao traçou mas ficou com uma maminha e nesse momento lembro-me de ouvir um barulho forte tipo ferro a bater com ferro e tinha ficado com a ideia que tinha sido a tampa a fazer barulho mas agora falam-me de empeno de algo. huumm... terá sido isso??
 
Se já trocaste jantes,pneus só poderá ser algo empenado,no meu caso como disse tinha a transmissão do lado direito empenada.
Mete o carro no elevador com ele a trabalhar em 1º vê se tens algum empeno nas transmissões.
 
vou ter de fazer esse teste, de qualquer maneira amanha ja vai para o mecanico para se tentar resolver, assim que souber algo sobre isto tbm digo e obrigado pela tua historia, pode ser que me ajude..
 
Jovem bom dia!

Jovem a transmissão empenada justifica o vibrar mas julgo que não o puxar da direção para o lado... ( isto julgo eu)

Foste alinhar a direção e ninguém te disse nada... tens o carro a muito ou compraste a pouco e desde que compraste ele sempre fez isso?

E que o vibrar pode ser mesmo da transmissão empenada... mas o puxar a direção para um dos lados fico mais inclinado para um Camber desajustado ou mesmo uma roda atrasada.

Camber – inclinação das rodas divergente uma mais direita ou inclinada em sentido incorreto... Atrasada - quando se manda uma pequena batida ou ate mesmo batida muito forte num buraco o braço da suspensão pode sofrer pequenas deformações do tipo dobrar para traz para ai 1 cm o que e o suficiente para o carro passar a puxar para um dos lados... mas se assim fosse no alinhar da direção notavam... conseguiam alinhar mas davam por ela.

Cuidado este ultimo problema também pode provocar vibração pois a transmissão tem uma norsa na ponta (ponteira) e se na roda ficar 1 cm ou 2 atrasada ela passa a funcionar em esforço podendo dar origem a sua deterioração.

Mas para dar as anomalias por ti ditas mesmo a olho num com o carro a direito e com a ajuda de uma fita métrica e olho de lince consegues notar alguma diferença.

A vibração também pode ser um rolamento de um dos cubos marado, mas pouco provável porque ai faria ruído.
 
Jovem bom dia!

Jovem a transmissão empenada justifica o vibrar mas julgo que não o puxar da direção para o lado... ( isto julgo eu)

Foste alinhar a direção e ninguém te disse nada... tens o carro a muito ou compraste a pouco e desde que compraste ele sempre fez isso?

E que o vibrar pode ser mesmo da transmissão empenada... mas o puxar a direção para um dos lados fico mais inclinado para um Camber desajustado ou mesmo uma roda atrasada.

Camber – inclinação das rodas divergente uma mais direita ou inclinada em sentido incorreto... Atrasada - quando se manda uma pequena batida ou ate mesmo batida muito forte num buraco o braço da suspensão pode sofrer pequenas deformações do tipo dobrar para traz para ai 1 cm o que e o suficiente para o carro passar a puxar para um dos lados... mas se assim fosse no alinhar da direção notavam... conseguiam alinhar mas davam por ela.

Cuidado este ultimo problema também pode provocar vibração pois a transmissão tem uma norsa na ponta (ponteira) e se na roda ficar 1 cm ou 2 atrasada ela passa a funcionar em esforço podendo dar origem a sua deterioração.

Mas para dar as anomalias por ti ditas mesmo a olho num com o carro a direito e com a ajuda de uma fita métrica e olho de lince consegues notar alguma diferença.

A vibração também pode ser um rolamento de um dos cubos marado, mas pouco provável porque ai faria ruído.

tenho o carro desde outubro de 2011 e só começou a fazer isso desde prai dezembro do ano passado menos e ultimanente com mais intensidade, quanto ao resto que me dizes nao te sei responder mas ele hoje já ficou no mecanico e amanha ja devo conseguir dizer algo sobre o que se anda a passar, mas isto é muito estranho porque hoje demanha pus-me na auto estrada e nada de vibraçoes, depois de tantos dias a vibrar nao sei porque mas hoje nem um bocado vibrava, de qualquer maneira teve de ir po mecanico porque tem um apoio do motor danificado.. vamos a ver e obrigado pela resposta..

- - - - - - - - - -

usas espaçadores?


nao, elas ja estao perto das cavas..
 
Começa pela transmissão e vai eliminando possibilidades, uma a uma e com calma para o gasto ser menor!... ;)
 
Back
Top