Disco com centro em alumínio

Alguém daqui já trocou os discos por uns mais leves?
Se sim, que marcas existem no mercado para isso?

O tamanho convém ser o mesmo para ser só tirar um e meter outro....

Estive a dar uma vista de olhos nas marcas do costume e não encontrei nada com medidas decentes.
Brembro, vmaxx, ate, tarox...

Dei com uma marca chinesa no site da aliexpress que aparentemente é a solução mas nesse site tem pouquíssima informação das características. Nem o peso vem especificado.

Rotores-De-Freio-362-32-Jekit-mm-com-bon-s-de-centro-e-adaptador-para-JK9040.jpg


Link para o local: https://pt.aliexpress.com/item/32850430378.html

Neste link não consigo descobrir os nossos modelos: https://www.bremboparts.com/africa/en/products/innovation/two-pieces-discs

E por curiosidade, também se arranja pinças em alumínio?
 
Alguém daqui já trocou os discos por uns mais leves?
Se sim, que marcas existem no mercado para isso?

O tamanho convém ser o mesmo para ser só tirar um e meter outro....

Estive a dar uma vista de olhos nas marcas do costume e não encontrei nada com medidas decentes.
Brembro, vmaxx, ate, tarox...

Dei com uma marca chinesa no site da aliexpress que aparentemente é a solução mas nesse site tem pouquíssima informação das características. Nem o peso vem especificado.

Rotores-De-Freio-362-32-Jekit-mm-com-bon-s-de-centro-e-adaptador-para-JK9040.jpg


Link para o local: https://pt.aliexpress.com/item/32850430378.html

Neste link não consigo descobrir os nossos modelos: https://www.bremboparts.com/africa/en/products/innovation/two-pieces-discs

E por curiosidade, também se arranja pinças em alumínio?
Essa questão é facil.
Ou optas por discos de fibra de carbono, ou esquece o resto.
Isto porque são conjuntos de altas temperaturas de funcionamento, e não vejo o aluminio como material premium para a função. Aliás, basta comparares com os sistemas premium.
Tambem andei a ver para o meu, mas cheguei a conclusão que não vale o esforço, nem o custo. No maximo discos maiores e eventualmente pinças com bombito duplo. De resto, compensa um bom set de jantes de magnésio. Aí sim. Mas lá vão 1500€ e as vezes mais por umas.
 
Last edited:
Pinças de aluminio?! Oaluminio nao aguenta altas temperaturas.
Uma culaça em aluminio se sobreaquecer empena logo! Nem tens nenhum ganho com pinças em aluminio ou algo mais leve..
 
Last edited:
Qual é a ideia de meter discos do chinês em vez de colocar uns tarox/ stoptech por exemplo?

Enviado do meu CLT-L09 através do Tapatalk
 
O site do chinês era para exemplificar :)
Não estava a encontrar nada cá mas entretanto já descobri da AP Racing. Só ainda não sei se dá para substituição directa do disco, sem a pinça.

Segundo este video do youtube (minuto 6:27) a diferença de peso (quando o disco é em duas peças com o centro em alumínio) é ainda considerável (4Kg a menos por roda). É peso para se notar a diferença em estrada!

Pinças eu acho que não li mal, em alumínio (possivelmente com algum tratamento) deve ser o patamar intermédio pois top é em cerâmica mas aí os valores são outros (o que não se justifica para um carro que não é um super desportivo).

Se os discos custarem na casa dos 200€, o dobro duns ATE, acho que se justifica o preço. Tenho de encontrar quem comercialize isso para tirar duvidas.
https://www.essexparts.com/essex-designed-ap-racing-competition-brake-kit-front-cp8350299brzfrsgt86

Entretanto opiniões, sugestões e experiências são bem vindas :)
 
Essa não percebi.
O alumínio é usado para fazer blocos de motor...
Não aguenta altas temperaturas?

a ordem de grandeza das temperaturas de um motor nada tem a ver com as temperaturas que um disco de travao pode atingir numa travagem.
Um motor que atinja temperaturas de.. 200 graus maximo..
Um disco de liga de aço em fadiga de travegem pode ficar incamdescente.. Estamos a falar de varias centenas de graus..
 
O site do chinês era para exemplificar :)
Não estava a encontrar nada cá mas entretanto já descobri da AP Racing. Só ainda não sei se dá para substituição directa do disco, sem a pinça.

Segundo este video do youtube (minuto 6:27) a diferença de peso (quando o disco é em duas peças com o centro em alumínio) é ainda considerável (4Kg a menos por roda). É peso para se notar a diferença em estrada!

Pinças eu acho que não li mal, em alumínio (possivelmente com algum tratamento) deve ser o patamar intermédio pois top é em cerâmica mas aí os valores são outros (o que não se justifica para um carro que não é um super desportivo).

Se os discos custarem na casa dos 200€, o dobro duns ATE, acho que se justifica o preço. Tenho de encontrar quem comercialize isso para tirar duvidas.
https://www.essexparts.com/essex-designed-ap-racing-competition-brake-kit-front-cp8350299brzfrsgt86

Entretanto opiniões, sugestões e experiências são bem vindas :)

O peso das pinças de travão não influencia o peso das rodas.
Quanto aos centros dos discos serem mais leves.. 4 kg parece-me muito exagerado.. Mas..
 
]
O site do chinês era para exemplificar :)
Não estava a encontrar nada cá mas entretanto já descobri da AP Racing. Só ainda não sei se dá para substituição directa do disco, sem a pinça.

Segundo este video do youtube (minuto 6:27) a diferença de peso (quando o disco é em duas peças com o centro em alumínio) é ainda considerável (4Kg a menos por roda). É peso para se notar a diferença em estrada!

Pinças eu acho que não li mal, em alumínio (possivelmente com algum tratamento) deve ser o patamar intermédio pois top é em cerâmica mas aí os valores são outros (o que não se justifica para um carro que não é um super desportivo).

Se os discos custarem na casa dos 200€, o dobro duns ATE, acho que se justifica o preço. Tenho de encontrar quem comercialize isso para tirar duvidas.
https://www.essexparts.com/essex-designed-ap-racing-competition-brake-kit-front-cp8350299brzfrsgt86

Entretanto opiniões, sugestões e experiências são bem vindas :)
Continuo a dizer (e cuudado com os tunning duvidoso, mesmo de grandes marcas (lucro é ordem do dia)), só discos de carbono são para mim logicamente bons. O disco em carbono nao transfere tanto calor para o centro do disco, logo, se este for de liga de aluminio, o mesmo resiste. Depois o proprio aluminio de alta temperatura, é mais leve, mas pouco mais. Ja trabalhei em ligas e aquilo não é o que se pensa.
Derrete dinheiro nas jantes ultra leves.
O ponto mais afastado do centro da roda, é o que mais influencia. Ou seja, jante e pneu.
 
Last edited:
Meu deus... disco do alliexpress????

as medidas estão lá... 362 mm x 32mm dava na minha travagem lol mas acho que nem dado :D

Isso são os chamados discos flutuantes, diminuem mais as vibrações e dissipam melhor o calor, e são mais leves claro... convém ver se são direcionais também... ou seja cada disco tem o seu lado de montagem!

e sim li a parte do site chines para exemplificar lol :D

mas que disco pretendes no teu? medidas?
há de tudo lá fora... fazem tudo o que quiseres os preços é que não são nada amigos da carteira!
 
Reparei que tb mudaste de discos.
Alterar para um setup igual ao teu obrigará a mudar as jantes de 18"? Em relação aos meus actuais que são de 320mm irá aumentar ou diminuir ao peso ?

A alterar pareceu-me que o teu setup poderá ser o mais equilibrado pois penso que se mudar para os discos do RS5 que usa flutuantes, quando chegar a altura da manutenção para troca de discos e pastilhas serão necessário uns 2k€.
 
Reparei que tb mudaste de discos.
Alterar para um setup igual ao teu obrigará a mudar as jantes de 18"? Em relação aos meus actuais que são de 320mm irá aumentar ou diminuir ao peso ?

A alterar pareceu-me que o teu setup poderá ser o mais equilibrado pois penso que se mudar para os discos do RS5 que usa flutuantes, quando chegar a altura da manutenção para troca de discos e pastilhas serão necessário uns 2k€.

sinceramente não sei se em 18” cabem as minhas pinças... mas acho que sim! O problema é o tamanho da jante! Eu estou a usar 19 9j et33 e a pinça ficou a 1mm lol :D agora já está a 5mm ou mais... gastou a pastilha!
Optei por aquelas porque são mesmo 100% plug and play sem qualquer invenção e apesar do tamanho a pinça é toda em alumínio e é leve e não enferruja claro!
Os discos optei por uns rs4 b5 por causa do ET ser igual para b6, mais uma vez sem invenções!

vais sempre aumentar o peso, na altura fiz contas em relação aos meus 288mm e aumentei apenas 2kg ( 1kg em cada roda) o que não é nada! Ajudou o facto da pinça ser mais leve e em alumínio e os discos serem flutuantes e pesarem muito menos que os discos normais! Para teres uma ideia os mesmo discos sem serem flutuantes para as minhas pinças pesavam mais 4kg cada um! Eram mais de 8kg no total.

nas fotos consegues ver também os discos não flutuantes, bem mais pesados, acabei por os vender e colocar os rs4

falas em 2k? Se colocares os rs5? Este set gastas 500 euros para discos e pastilhas, é muito caro na mesma mas faz uma diferença de 1.5k em relação ao set que pensavas!


459379CD-07C1-4679-849A-F9087CB9B7F8.jpeg C61FE73C-C864-4ADC-AE0B-78A3D369F7CB.jpeg 662B87D4-692E-4DE1-9641-B8F29876877A.jpeg D8BC1424-9ECB-4682-B577-8C6EFC7FA840.jpeg 54145D12-CC64-4BCC-87CF-C61FD0C3CBF3.jpeg CF2DBD81-DCA5-4A2C-BED3-B4ED4AA4A2C8.jpeg CC0FEF3D-72B2-4584-B5DB-702A8990C944.jpeg 5BE4BD0D-4D45-4B35-B5B4-485D2B62AD22.jpeg
 
@Vitor Costa Retomo este tópico porque em Junho vou fazer a troca do fluido aos travoes e o mais certo é eles me sugerirem a troca dos discos (dá a entender que estou a precisar de uns novos).

Se calhar vou equacionar mudar para um setup mais leve (o meu interesse é tirar peso e manter pelo menos o mesmo poder de travagem - o que tenho já chega, nao preciso de mais.)

Tu disseste que aumentaste o peso em 1kg por roda pois subiste de 288mm. Eu tenho 320mm e devo ter uma pinça maior o que às tantas até já é mais pesado que esse kit da rs4 b5.

Sabes onde posso arranjar um kit desses? Qual o melhor local para procurar isso? Só preciso mesmo de procurar a pinça, certo?
Discos e pastilhas que recomendas comprar? Esses discos flutuantes são de que marca? O peso varia de marca para marca?

PS - E e necessário ter muito cuidado com as pinças pois nem todas as RS4 são em alumínio, certo? As de alumínio devem ser mais difíceis de encontrar, ou estou a dizer asneira?
 
Back
Top