Discos e pastilhas

Boa tarde

recentemente mudei discos e pastilhas nas quatro rodas do Audi a4 b5.
Meti discos Brembo e pastilhas ferodo atrás e a frente.
A travagem está porreira mas barulhenta, as pastilhas chiam quando faço travagem suave e estou quase a parar.
No início eram as quatro rodas, e entrou em ação a massa de cobre e uma revisão a todas as guias de pinça e as rodas da frente aparentemente estão resolvidas.
Nas de trás a chiadeira mantém-se.
Quando meti discos também meti rolamentos cónicos atrás (kit skf).
A afinação do aperto da porca descrita no manual do carro e no mínimo subjectiva, diz que deves apertar até teres que fazer alguma força para mover a anilha. E eu assim fiz. No entanto hoje quando estava a por massa de cobre nas de trás reparei que tenho uma ligeira folga na roda quando a abano com apoio nas 6h e 12h.

Poderá está folga introduzir alguma vibração na travagem causando o ruído?

Qual o método que usam para afinar este aperto?

As pastilhas de trás não tem chanfro de entrada logo são mais sensíveis a ruido( penso eu).li um comentário de um user dizendo para limar as arestas da pastilha. Como devo proceder? Chanfro com que dimensões e ângulo? E seguro fazê-lo?

Mais alguma sugestão para eliminar este ruído?

obrigado pela paciência e ajuda!

cumps
 
Limpaste bem os discos com o spray desengordurante?
Pode ser gordura, ou não terem casado bem as duas marcas, embora não seja normal.
Eu costumo usar em vez da massa de cobre a plastilube da ATE, e discos e pastilhas da mesma marca ATE.

Enviado de meu Mi Phone usando Tapatalk
 
Obrigado pelo feedback,

Concordo com ambos... se eu soubesse o que sei hoje tinha comprado tudo ATÉ visto ser a marca da pinça.
A pastilha que lá estava era textar e tinha ângulos de entrada... e essa não chiava!!!
Que me dizem de fazer o chanfro nestas pastilhas?

relativamente a limpeza foram limpos a fundo com break cleaner a quando a instalação.

E relativamente a afinação da folga da roda de trás? Alguma ajuda ou comentário? Terá alguma relação com o ruído?

obrigado
 
Vou mandar o meu bitaite..
É assim, mudaste os rolamentos.. Colocaste os rolamentos completos? Rolamento e capa?
O aperto é mais ou menos como descreveste.. Eu costumo apertar ate nao haver folga e ai desaperto um quarto de volta.. Mas é um pouco abstracto, depende sempre.
Quanto ao barulho, limar arestas das pastilhas, nao te vai adiantar de nada. Claro que essa folga agrava o barulho, meteste massa de cobre entre os cubos de roda e os discos? É ai que a massa de cobre mais diferença faz.
Eu já meti ATE no meu Toyota e eram horriveis, faziam muito barulho. Tive de as tirar e meter Galfer. Bem melhores.
Ferodo tenho no 206.. Impecaveis, nem um pio fazem.
 
Boa noite

Instalei kit completo( 2 rolamentos cónicos e 1 retentor). Os rolamentos foram metidos numa prensa e controlada a profundidade a paquímetro. Usei massa de rolamento e controlei o empeno com comparador e base magnética.
Coloquei massa de cobre entre o cubo e o disco mas só na frente, a trás não se aplica visto ser fwd e o disco apoia só nos rolamentos cónicos. Coloquei também um pouco de massa de cobre no interface roda disco. Todos os apertos a excepção do de afinação da folga foram controlados com chave dinamometrica... acho que nao me falhou nada. Mas esta é a “minha primeira vez” e quem não sabe e como quem não vê...
quando afinas esse aperto já é com a roda montada? E quando falas que não tem folga é quando a roda começa a não rodar livremente?

obrigado
 
Boa noite

Instalei kit completo( 2 rolamentos cónicos e 1 retentor). Os rolamentos foram metidos numa prensa e controlada a profundidade a paquímetro. Usei massa de rolamento e controlei o empeno com comparador e base magnética.
Coloquei massa de cobre entre o cubo e o disco mas só na frente, a trás não se aplica visto ser fwd e o disco apoia só nos rolamentos cónicos. Coloquei também um pouco de massa de cobre no interface roda disco. Todos os apertos a excepção do de afinação da folga foram controlados com chave dinamometrica... acho que nao me falhou nada. Mas esta é a “minha primeira vez” e quem não sabe e como quem não vê...
quando afinas esse aperto já é com a roda montada? E quando falas que não tem folga é quando a roda começa a não rodar livremente?

obrigado

estas a ver onde estao as roscas onde vao apertar os pernos de roda? Mete massa nessa superficie, atras do disco obviamente.
O aperto pode ser feito com a roda se assim ganhares mais sensibilidade.. Eu quando sinto que a roda comeca a ficar presa, eu alivio um quarto de volta, mais coisa menos coisa. Essa folga que sentes é significativa?
 
Na frente tenho cubo e pus massa. Atrás a roda aperta directamente no disco e ai pus massa de cobre entre a roda e o disco.
A folga é suficiente para poderes ouvir um som de bater( penso que deve ser no rolamento). Amanhã de manhã vou dar um aperto e fazer da forma como disses-te. Ensaio e digo alguma coisa.

Obrigado pela ajuda
 
Caríssimos

hoje dei aquele aperto. Afinação com roda o que torna mais trabalhoso mas consegue-se ver a folga. Ainda tive que apertar um bocado para ficar sem folga e a rodar livremente. Fui testar. De início travei suavemente com paragem e nada de chiadeira Hmmmmm! Dei uma volta de 20 km com autoestrada e travagem a fundo para aquecer e depois outra vez suave até parar, como se estivesse em fila ou para estacionar, para já nem pio... vamos ver como se porta durante a semana. assim se mantenha.
Um agradecimento a todos pela ajuda em especial ao Black Drako pela descrição do processo e paciência com aqui o rapaz.

Cumps
 
Back
Top