Disparo tardio da ventoinha do radiador?

Boa tarde audistas e cia!

À cerca de 3 meses tive a necessidade de trocar a junta da cabeça e radiador do carro (Audi 80, 1.6TD, 1989) e o que é certo é que a temperatura desde ai manteve-se sempre regular (baixa) chegando apenas a atingir os 90º em casos extremos de andamento do carro mas baixava logo muito rapidamente. Desde ai ouvia a ventoinha a disparar bem cedo o que impedia que a temperatura subisse demasiado. Ultimamente reparo que o carro vai muito mais depressa aos 90º, que a temperatura anda mais alta do que o costume, que a ventoinha só dispara em cima dos 90º e que demora muito a baixar de temperatura, sendo que por vezes o que ajuda a baixar é colocar o carro em ponto morto para não ir em esforço do motor nas descidas...

Será que já se passa alguma coisa no circuito de refrigeração outra vez? não tem fugas nem nada do género...

Obrigado pela ajuda

Cumprimentos
 
Normalmente numa descida para descer rápido a temperatura engato o carro, assim a bomba de água faz circular mais fluído entre o motor e o radiador. O facto de disparar perto dos 90 nao é normal, pelo menos costume ser mais perto dos 100 do que outra coisa...
 
Normalmente numa descida para descer rápido a temperatura engato o carro, assim a bomba de água faz circular mais fluído entre o motor e o radiador. O facto de disparar perto dos 90 nao é normal, pelo menos costume ser mais perto dos 100 do que outra coisa...


Perto dos 100 ja tinha a junta nas couves..
 
andar desengatado é péssimo é todos os aspectos.
e penso que esta o carro desengatado a caixa não oleada e podes estragar algo. sei que o termo não é correto mas fica a intenção
 
Nao tinhas nada a junta nas couves, vais a ver a ventoinha so entra em funcionamento aos 97 ou coisa do genero...

A caixa não oleada?? Não percebi essa...
 
andar desengatado é péssimo é todos os aspectos.
e penso que esta o carro desengatado a caixa não oleada e podes estragar algo. sei que o termo não é correto mas fica a intenção
Simplesmente o carro gasta mais(não corta o consumo) , onde ja vi caixas a irem a vida por estarem desengatadas era nos Camiões da Scania salvo erro, num carro nunca vi...mas não digo que seja impossível...

Normalmente a ventoinha, dispara ligeiramente acima dos 90 (A certos carros que disparam aos 100! No casos dos Opel's!)
e esse motor (1.6 TD) é o melhor motor para queimar juntas...tinha o mesmo no meu Jetta Mk2...aos 100 mil levou uma, e depois de o vender com 190kkm...quando chegou aos 200 começou a bazar novamente)
 
Partir uma caixa por andar desengatado?? Na...nem aqui nem na china, a caixa continua com oleo e as engrenagens continuam a chapinar o oleo...

A ventoinha disparar depende do carro, na minha 80 dispara bem depois dos 95...
 
Nao tinhas nada a junta nas couves, vais a ver a ventoinha so entra em funcionamento aos 97 ou coisa do genero...

A caixa não oleada?? Não percebi essa...

a ventoinha entra em funcionamento um pouco antes dos 90. depois de ter trocado a junta entrava ainda mais cedo

- - - - - - - - - -

Simplesmente o carro gasta mais(não corta o consumo) , onde ja vi caixas a irem a vida por estarem desengatadas era nos Camiões da Scania salvo erro, num carro nunca vi...mas não digo que seja impossível...

Normalmente a ventoinha, dispara ligeiramente acima dos 90 (A certos carros que disparam aos 100! No casos dos Opel's!)
e esse motor (1.6 TD) é o melhor motor para queimar juntas...tinha o mesmo no meu Jetta Mk2...aos 100 mil levou uma, e depois de o vender com 190kkm...quando chegou aos 200 começou a bazar novamente)

a mim noto diferenças nos consumos engatado e desengatado, desengatado gasta menos (já fiz várias tentativas de comparação)

esta junta tem 4000 km's no máximo talvez 5000
 
Back
Top