Ora bem, mais uma vez, uma mod que à primeira vista parecia um troca directa, ou seja, trocar as minhas ópticas Xénon OEM pelas S4 Bi-Xénon, também OEM, revelou-se um pouco mais complicada que o que seria de esperar.
Tudo isto porque uma das ópticas S4 que comprei não trazia balastro, o que não seria problema já que a minha B6 já tinha Xénon OEM e assim seria só montar o balastro que já tinha na nova óptica.
O problema é que os balastros são diferentes e o meu balastro não encaixava na óptica Bi-Xénon.
Material necessário:
- X-acto
- Folha de serrote de cortar ferro
- Silicone transparente ou preto
Deixo também alguma informação relativamente aos balastros e aos cabos adaptadores entre eles:
3D0 907 391 B - Balastro (Pelo ETKA, os dois modelos de balastro têm o mesmo Part number, pelo que suspeito que o mais fino é uma versão mais recente do mais grosso)
8E0 971 671 A - Cabo adaptador para instalar o balastro mais grosso em ópticas que só suportam o mais fino (Por sorte, uma das minhas ópticas já tinha um destes)
8E0 971 671 - Cabo adaptador para instalar o balastro mais fino em ópticas que só suportam o mais grosso
Ficam então aqui algumas fotos do que tive de fazer para conseguir adaptar um dos balastros, já que o outro, como a óptica Bi-Xénon já trazia, não foi necessário adaptar.
- Diferenças entre os balastros:
Como facilmente se pode ver, o Balastro da óptica Bi-Xénon é mais fino que o da óptica Xénon.
Também as fichas de ligação de um e de outro são diferentes e por isso é necessário aquele cabo adaptador que referi antes e que se vê na imagem.
As únicas fichas que diferem são as que ligam a óptica ao balastro. As que ligam o balastro à lâmpada são iguais quer num quer noutro.
- Terá de se adaptar então a peça onde aparafusa o balastro de maneira a este encaixar, cortando um pouco o plástico, na zona assinalada, com a folha de serrote e aparando depois o corte com o x-acto para ficar com melhor aspecto:
- Peça já cortada:
- Depois de cortar a peça, fica um buraco nesta zona que é necessário tapar com silicone para evitar entrada de humidade:
- Aqui já tapado com silicone:
- E pronto, depois de efectuada toda esta operação é só aparafusar o balastro à peça:
Depois disto é só montar a peça na óptica, ligar os cabos e a óptica fica pronta para instalar na viatura.
Peço desculpa pela má qualidade das fotos, mas foram tiradas com o telemóvel e na garagem, mas penso que dá para ver bem todos os pormenores que interessam.
Tudo isto porque uma das ópticas S4 que comprei não trazia balastro, o que não seria problema já que a minha B6 já tinha Xénon OEM e assim seria só montar o balastro que já tinha na nova óptica.
O problema é que os balastros são diferentes e o meu balastro não encaixava na óptica Bi-Xénon.
Material necessário:
- X-acto
- Folha de serrote de cortar ferro
- Silicone transparente ou preto
Deixo também alguma informação relativamente aos balastros e aos cabos adaptadores entre eles:
3D0 907 391 B - Balastro (Pelo ETKA, os dois modelos de balastro têm o mesmo Part number, pelo que suspeito que o mais fino é uma versão mais recente do mais grosso)
8E0 971 671 A - Cabo adaptador para instalar o balastro mais grosso em ópticas que só suportam o mais fino (Por sorte, uma das minhas ópticas já tinha um destes)
8E0 971 671 - Cabo adaptador para instalar o balastro mais fino em ópticas que só suportam o mais grosso
Ficam então aqui algumas fotos do que tive de fazer para conseguir adaptar um dos balastros, já que o outro, como a óptica Bi-Xénon já trazia, não foi necessário adaptar.
- Diferenças entre os balastros:
Como facilmente se pode ver, o Balastro da óptica Bi-Xénon é mais fino que o da óptica Xénon.
Também as fichas de ligação de um e de outro são diferentes e por isso é necessário aquele cabo adaptador que referi antes e que se vê na imagem.
As únicas fichas que diferem são as que ligam a óptica ao balastro. As que ligam o balastro à lâmpada são iguais quer num quer noutro.
- Terá de se adaptar então a peça onde aparafusa o balastro de maneira a este encaixar, cortando um pouco o plástico, na zona assinalada, com a folha de serrote e aparando depois o corte com o x-acto para ficar com melhor aspecto:
- Peça já cortada:
- Depois de cortar a peça, fica um buraco nesta zona que é necessário tapar com silicone para evitar entrada de humidade:
- Aqui já tapado com silicone:
- E pronto, depois de efectuada toda esta operação é só aparafusar o balastro à peça:
Depois disto é só montar a peça na óptica, ligar os cabos e a óptica fica pronta para instalar na viatura.
Peço desculpa pela má qualidade das fotos, mas foram tiradas com o telemóvel e na garagem, mas penso que dá para ver bem todos os pormenores que interessam.
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