Peço desde já desculpa pela qualidade das fotos, mas apesar da ideia do DIY estar há muito em mente, o trabalho em si foi decidido no momento e usei o que tinha á mão, ou seja, um telemóvel antigo com câmera VGA... #-o
Mas dá para entender.
Este procedimento foi feito num VW Passat 3B, mas creio ser exactamente igual para a maioria dos modelos VAG com fixadores de tapetes por encaixe num pequeno perno de secção circular.
Material:
- Tapetes adequados ao modelo em questão, neste caso uns tapetes específicos para o Passat 3B/3BG (em princípio com contorno igual aos do Skoda Superb I)
- Kit de fixadores de tapetes original - 3D0 898 501 B41 (part-number na VW) -> +/-16€
Ferramenta:
- algo para marcar o furo (eu usei uma tesoura convencional, mas uma sovela seria o mais indicado).
- Uma faca com lâmina larga.
Em alternativa, um caroteador do género dos usados para aplicar sensores de estacionamento deve funcionar bem (verificar diâmetro)
Kit de fixadores:
Marcação dos furos.
É simples através de tacto localizar os pontos de fixação na alcatifa.
Convém colocar os tapetes na posição correcta antes de marcar o furo e fazer um furo de cada vez, de forma a ser possível fazer ajustes caso algum fique mais descentrado ao alargar o buraco para os ilhós/fixadores.
Alargamento do furo.
Uma dica: Não usem facas de lâmina serrilhada pois o furo fica mais irregular. 8)
A meio do trabalho troquei para uma faca afiada sem serrilha.
Estas duas peças conctituem um fixador.
Fica a que não tem inscrições virada para cima e a outra para baixo (logicamente).
Furo já com diâmetro suficiente.
Não parece, mas convém que fique justo (ver foto seguinte).
Colocação da metade com o encaixe mais largo (externo) no furo.
Como podem ver, foi simples "atacar" os bordos do furo á volta do ilhó usando as costas da lâmina de uma faca (com a peça e o tapete sobre uma superfície plana e dura).
Colocação da outra metade do fixador.
Basta encaixar e fazer pressão distribuída a toda a volta o melhor possível.
Aspecto final. Parte superior (visível no lugar).
Parte inferior.
Dá a impressão de ter uma peça por dentro, mas não, a peça inferior é que entra dentro da superior. Aquela espécie de anilha que se vê ao centro faz parte da própria metade inferior.
Resultado final.
Colocados no local.
Existem vários pontos de fixação, que no meu carro são 2 de cada lado, apenas nos tapetes da frente.
Mais uma vez, desculpem a qualidade das fotos...
Espero que seja útil.
Mas dá para entender.
Este procedimento foi feito num VW Passat 3B, mas creio ser exactamente igual para a maioria dos modelos VAG com fixadores de tapetes por encaixe num pequeno perno de secção circular.
Material:
- Tapetes adequados ao modelo em questão, neste caso uns tapetes específicos para o Passat 3B/3BG (em princípio com contorno igual aos do Skoda Superb I)
- Kit de fixadores de tapetes original - 3D0 898 501 B41 (part-number na VW) -> +/-16€
Ferramenta:
- algo para marcar o furo (eu usei uma tesoura convencional, mas uma sovela seria o mais indicado).
- Uma faca com lâmina larga.
Em alternativa, um caroteador do género dos usados para aplicar sensores de estacionamento deve funcionar bem (verificar diâmetro)
Kit de fixadores:
Marcação dos furos.
É simples através de tacto localizar os pontos de fixação na alcatifa.
Convém colocar os tapetes na posição correcta antes de marcar o furo e fazer um furo de cada vez, de forma a ser possível fazer ajustes caso algum fique mais descentrado ao alargar o buraco para os ilhós/fixadores.
Alargamento do furo.
Uma dica: Não usem facas de lâmina serrilhada pois o furo fica mais irregular. 8)
A meio do trabalho troquei para uma faca afiada sem serrilha.
Estas duas peças conctituem um fixador.
Fica a que não tem inscrições virada para cima e a outra para baixo (logicamente).
Furo já com diâmetro suficiente.
Não parece, mas convém que fique justo (ver foto seguinte).
Colocação da metade com o encaixe mais largo (externo) no furo.
Como podem ver, foi simples "atacar" os bordos do furo á volta do ilhó usando as costas da lâmina de uma faca (com a peça e o tapete sobre uma superfície plana e dura).
Colocação da outra metade do fixador.
Basta encaixar e fazer pressão distribuída a toda a volta o melhor possível.
Aspecto final. Parte superior (visível no lugar).
Parte inferior.
Dá a impressão de ter uma peça por dentro, mas não, a peça inferior é que entra dentro da superior. Aquela espécie de anilha que se vê ao centro faz parte da própria metade inferior.
Resultado final.
Colocados no local.
Existem vários pontos de fixação, que no meu carro são 2 de cada lado, apenas nos tapetes da frente.
Mais uma vez, desculpem a qualidade das fotos...
Espero que seja útil.