Boas...
Sei que já existe um DIY numa A4 mas nunca é demais relembrar visto que houve um user que tinha duvidas no modelo A3 8L... então o que é preciso?
- Embalagem de Mistolin (à venda no Continente, Pingo Doce etc...)
- Silicone de alta temperatura (+300º) (à venda lojas de peças auto)
- Junta do colector de admissão (Audi Vw, Skoda)
- Escovilhão de aço - (à venda na IZI, Mestre Maco / Drogarias)
- Luvas de borracha - (Algo que só escrevo agora, estou arrependido de não ter comprado LOL)
- 3 medidas de chaves sextavada interior (Corpo da EGR, Valvula da EGR, Colector de admissão)
- Alicate para abrir as abraçadeiras do tubo que liga do IC à EGR
- Supressor de EGR (Torneiro / alguem que trabalhe bem em soldadura)
- Junta cega para o colector de escape (Torneiro / alguem que trabalhe bem em soldadura)
Supressor de EGR e a respectiva junta cega
Estado da EGR... ( a foto não é minha mas estava muito semelhante)
Colector de escape fora... que está fixado com 6 parafusos que ficam ao pe do resguardo do colector de escape. convém retirar o tubo do filtro de ar que se encontra lá perto para maior mobilidade... tem 2 fixações ao pé da EGR uma fixação do lado esquerdo outra em cima... não esquecer também da sonda do colector que fica praticamente ao lado da EGR.
Está na hora de dar uso às luvas e com um escovilhão de aço retiram o máximo de carvão que conseguirem, para a proxima etapa ficar mais facilitada... devo dizer que estava com uma camada de aproximadamente 3/4 mm de carvão...
Aqui está o milagre em liquido... se forem perfeccionistas comprem 2 embalagens... sai a 2 euros e picos cada embalagem... aplicar directamente nos interior do colector... ao aplicar irão ver logo o carvão a descolar e a escorrer... no meu caso fiz o seguinte... tapei os 4 buracos do colector com uns panos velhos e enchi de Mistolin pelo bocal da admissão até chegar cá a cima tapei com mais um bocado de pano e deixei repousar cerca de 15 minutos (não precisa de mais) abanei o liquido lá de dentro e passei com uma agulheta de agua de pressão
PS: se quiserem ser MUITO perfeccionistas fazem o mesmo processo mas irão verificar que com 1 passagem é o suficiente...
Resultado
Visto que tinha mais acesso que o costume... resolvi trocar os velhinhos tubos de vaco por uns mais resistentes e com protecção no meio da borracha deve-se lixar um pouco o colector e colocar a respectiva junta... e aparafusar...
Supressor já montado, lamento não ter fotos de colocar o silicone na junta cega do colector de escape e no supressor mas é extremamente simples... é colocar uma dose bem dada para que o silicone deva sair ao aparafusar que aí garante-se que está tudo vedado.. retira-se o excesso et voilá!
Ao inibir a EGR vamos ficar com 2 tbos suprimidos... o de cima que foi inibido e escondido com 1 parafuso e silicone e o que se encontrava em baixo... levou 1 parafuso e silicone e ficou ligado à ranhura de que costuma colocar o manómetro do turbo...
Após isto tudo convém ligar ao vag-com e desligar a EGR electronicamente, visto que já está fisicamente a nível de erros convém... é o proximo passo que ainda não o fiz...
Lamento não ter tirado fotos de cada detalhe... pois a sujidade das mãos não ajudou nada...
Fui testar e... parece que está mais solto... ou poderá apenas ser ilusão de ter tirado tanta porcaria... a nível de consumos não posso dizer pois ainda só fiz 20 km depois posso dar novidades
Quem quiser fazer esta mod e tenha alguma duvida mandem PM
Cumps!
Sei que já existe um DIY numa A4 mas nunca é demais relembrar visto que houve um user que tinha duvidas no modelo A3 8L... então o que é preciso?
- Embalagem de Mistolin (à venda no Continente, Pingo Doce etc...)
- Silicone de alta temperatura (+300º) (à venda lojas de peças auto)
- Junta do colector de admissão (Audi Vw, Skoda)
- Escovilhão de aço - (à venda na IZI, Mestre Maco / Drogarias)
- Luvas de borracha - (Algo que só escrevo agora, estou arrependido de não ter comprado LOL)
- 3 medidas de chaves sextavada interior (Corpo da EGR, Valvula da EGR, Colector de admissão)
- Alicate para abrir as abraçadeiras do tubo que liga do IC à EGR
- Supressor de EGR (Torneiro / alguem que trabalhe bem em soldadura)
- Junta cega para o colector de escape (Torneiro / alguem que trabalhe bem em soldadura)
Supressor de EGR e a respectiva junta cega
Estado da EGR... ( a foto não é minha mas estava muito semelhante)
Colector de escape fora... que está fixado com 6 parafusos que ficam ao pe do resguardo do colector de escape. convém retirar o tubo do filtro de ar que se encontra lá perto para maior mobilidade... tem 2 fixações ao pé da EGR uma fixação do lado esquerdo outra em cima... não esquecer também da sonda do colector que fica praticamente ao lado da EGR.
Está na hora de dar uso às luvas e com um escovilhão de aço retiram o máximo de carvão que conseguirem, para a proxima etapa ficar mais facilitada... devo dizer que estava com uma camada de aproximadamente 3/4 mm de carvão...
Aqui está o milagre em liquido... se forem perfeccionistas comprem 2 embalagens... sai a 2 euros e picos cada embalagem... aplicar directamente nos interior do colector... ao aplicar irão ver logo o carvão a descolar e a escorrer... no meu caso fiz o seguinte... tapei os 4 buracos do colector com uns panos velhos e enchi de Mistolin pelo bocal da admissão até chegar cá a cima tapei com mais um bocado de pano e deixei repousar cerca de 15 minutos (não precisa de mais) abanei o liquido lá de dentro e passei com uma agulheta de agua de pressão
PS: se quiserem ser MUITO perfeccionistas fazem o mesmo processo mas irão verificar que com 1 passagem é o suficiente...
Resultado
Visto que tinha mais acesso que o costume... resolvi trocar os velhinhos tubos de vaco por uns mais resistentes e com protecção no meio da borracha deve-se lixar um pouco o colector e colocar a respectiva junta... e aparafusar...
Supressor já montado, lamento não ter fotos de colocar o silicone na junta cega do colector de escape e no supressor mas é extremamente simples... é colocar uma dose bem dada para que o silicone deva sair ao aparafusar que aí garante-se que está tudo vedado.. retira-se o excesso et voilá!
Ao inibir a EGR vamos ficar com 2 tbos suprimidos... o de cima que foi inibido e escondido com 1 parafuso e silicone e o que se encontrava em baixo... levou 1 parafuso e silicone e ficou ligado à ranhura de que costuma colocar o manómetro do turbo...
Após isto tudo convém ligar ao vag-com e desligar a EGR electronicamente, visto que já está fisicamente a nível de erros convém... é o proximo passo que ainda não o fiz...
Lamento não ter tirado fotos de cada detalhe... pois a sujidade das mãos não ajudou nada...
Fui testar e... parece que está mais solto... ou poderá apenas ser ilusão de ter tirado tanta porcaria... a nível de consumos não posso dizer pois ainda só fiz 20 km depois posso dar novidades
Quem quiser fazer esta mod e tenha alguma duvida mandem PM
Cumps!
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