[DIY] - Limpeza do colector de admissão e colocar supressor de EGR A3 8L

Boas...
Sei que já existe um DIY numa A4 mas nunca é demais relembrar visto que houve um user que tinha duvidas no modelo A3 8L... então o que é preciso?

- Embalagem de Mistolin (à venda no Continente, Pingo Doce etc...)
- Silicone de alta temperatura (+300º) (à venda lojas de peças auto)
- Junta do colector de admissão (Audi Vw, Skoda)
- Escovilhão de aço - (à venda na IZI, Mestre Maco / Drogarias)
- Luvas de borracha - (Algo que só escrevo agora, estou arrependido de não ter comprado LOL)
- 3 medidas de chaves sextavada interior (Corpo da EGR, Valvula da EGR, Colector de admissão)
- Alicate para abrir as abraçadeiras do tubo que liga do IC à EGR
- Supressor de EGR (Torneiro / alguem que trabalhe bem em soldadura)
- Junta cega para o colector de escape (Torneiro / alguem que trabalhe bem em soldadura)


Supressor de EGR e a respectiva junta cega
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Estado da EGR... ( a foto não é minha mas estava muito semelhante)
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Colector de escape fora... que está fixado com 6 parafusos que ficam ao pe do resguardo do colector de escape. convém retirar o tubo do filtro de ar que se encontra lá perto para maior mobilidade... tem 2 fixações ao pé da EGR uma fixação do lado esquerdo outra em cima... não esquecer também da sonda do colector que fica praticamente ao lado da EGR.
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Está na hora de dar uso às luvas e com um escovilhão de aço retiram o máximo de carvão que conseguirem, para a proxima etapa ficar mais facilitada... devo dizer que estava com uma camada de aproximadamente 3/4 mm de carvão...
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Aqui está o milagre em liquido... se forem perfeccionistas comprem 2 embalagens... sai a 2 euros e picos cada embalagem... aplicar directamente nos interior do colector... ao aplicar irão ver logo o carvão a descolar e a escorrer... no meu caso fiz o seguinte... tapei os 4 buracos do colector com uns panos velhos e enchi de Mistolin pelo bocal da admissão até chegar cá a cima tapei com mais um bocado de pano e deixei repousar cerca de 15 minutos (não precisa de mais) abanei o liquido lá de dentro e passei com uma agulheta de agua de pressão
PS: se quiserem ser MUITO perfeccionistas fazem o mesmo processo mas irão verificar que com 1 passagem é o suficiente...
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Resultado ;)
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Visto que tinha mais acesso que o costume... resolvi trocar os velhinhos tubos de vaco por uns mais resistentes e com protecção no meio da borracha :) deve-se lixar um pouco o colector e colocar a respectiva junta... e aparafusar...
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Supressor já montado, lamento não ter fotos de colocar o silicone na junta cega do colector de escape e no supressor mas é extremamente simples... é colocar uma dose bem dada para que o silicone deva sair ao aparafusar que aí garante-se que está tudo vedado.. retira-se o excesso et voilá!
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Ao inibir a EGR vamos ficar com 2 tbos suprimidos... o de cima que foi inibido e escondido com 1 parafuso e silicone e o que se encontrava em baixo... levou 1 parafuso e silicone e ficou ligado à ranhura de que costuma colocar o manómetro do turbo...
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Após isto tudo convém ligar ao vag-com e desligar a EGR electronicamente, visto que já está fisicamente a nível de erros convém... é o proximo passo que ainda não o fiz...


Lamento não ter tirado fotos de cada detalhe... pois a sujidade das mãos não ajudou nada...

Fui testar e... parece que está mais solto... ou poderá apenas ser ilusão de ter tirado tanta porcaria... a nível de consumos não posso dizer pois ainda só fiz 20 km :) depois posso dar novidades

Quem quiser fazer esta mod e tenha alguma duvida mandem PM

Cumps!
 
Last edited:
Boas... peço desculpa pela ausência do tópico...
Ao ficares com uma fuga nos tubos de vaco, depende do tubo mas o que te poderá acontecer é perderes pressão e já ouvi quem dissesse que o carro custaria um pouco mais a pegar... eu resolvi renovar porque já não estava a gostar de ver alguns já gretados e com o revestimento já parecendo um farrapo...os superficiais muda-se bem o mais difícil é o que vai da N75 ao turbo que só se consegue colocar se te meteres debaixo do carro ou no elevador... por acaso é o que me falta colocar lol

abraço
 
Excelente DIY...
estava mesmo a pensar fazer uma mod deste genero.
Agora já tenho umas bases...
Só precisava era de um supressor de EGR como o teu.... onde arranjas-te isso?
Eu já desliguei a minha EGR com o VAG-Com, mas ainda não a removi a EGR nem coloquei junta cega...
Para ser sincero, já se nota alguma coisa mas muito piquinina... segundo o que li, para 100% fechadinho, só com junta cega...
 
alguem me pode indicar onde esta aqui no forum i link em que diz como se elimina electronocamente com o vag a EGR?
e ja agora o tao famoso manual do vag que ensina a fazer montes de coisas?



Cumpssssss :lol:
 
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