(DIY) Limpeza,Pintura e Hidratação dos bancos em pele (c/fotos)

Boas pessoal.

Quando comprei o meu audi os bancos em pele estavam todos mal tratados, estava com muitas partes desgastadas, algumas zonas muito ásperas e umas partes em que a pele estava raspada. como mostra as fotos:
]
audia3019.th.jpg
[/URL][/IMG]
audia3006.th.jpg
[/URL][/IMG]
audia3016.th.jpg
[/URL][/IMG]
audia3014.th.jpg
[/URL][/IMG]

Como o google e o youtube são nossos amigos e em quem podemos encontrar muita informação então arregacei as mangas e pus mãos a obra no fim de semana.


Fase 1: Usar um aspirador para aspirar todo o pó nos bancos, uma escova de dentes para limpar toda a sujidade entranhada entre as costuras e no fim com um pano humedecido com água limpar o resto da sujidade.
audia3026.th.jpg
[/URL][/IMG]
audia3025.th.jpg
[/URL][/IMG]

Antes de avançar para a fase seguinte ficam com uma imagem dos produtos e acessórios para entrarmos em mais detalhe: eu comprei um kit de limpeza e hidratação e um kit de pintura de estofos em pele:
audia3027.th.jpg
[/URL][/IMG]

Penso que aqui a marca dos produtos a usar é pouco relevante e acho que para qualquer marca os passos a usar são os mesmo como passo a seguir a explicar.


Fase 2: com o produto de limpeza e uma escova de cerdas suaves aplicar por zonas ou mesmo borrifar sobre o banco. Este produto de limpeza ajuda a eliminar toda a sujidade e gorduras, limpando em profundidade.
audia3028.th.jpg
[/URL][/IMG]

De seguida, com um pano de microfibras (MF) passar sobre os bancos para limpar, neste caso (só nos bancos da frente deu para sujar dois panos MF):
audia3033.th.jpg
[/URL][/IMG]

Fase 3: com uma lixa fina, lixar toda a zona em que a pele esta mal tratada e de seguida passar com um pano em MF para limpar. Atenção, passar com a lixa de forma suave e sempre no mesmo sentido. Aqui nas fotos mostra mais em detalhe as zonas a onde passei:


Fase 4: passar com um produto que limpa e prepara mais a fundo a pele para receber a tinta preta. Passar em pequenas zonas com um MF e repetir caso necessário.

Fase 5: Este é o passo em que é preciso mais paciência e é um bocado mais demoroso. Depois de seco colocar tinta na esponja e aplicar uma capa uniforme e fina sobre o couro a reparar. De seguida passar com um secador para ajudar a secar mais rápido ou esperar 10 minutos para secar a tinta e verificar o resultado. Repetir o processo de tingir até que a cor fique uniforme. No meu caso decidi aplicar sobre banco todo para a dar uma aspecto de um banco novo. Ao usarem a esponja é preciso ter cuidado para não deixarem a espuma da tinta nos bancos para não deixarem uma superfície rugosa em vez de lisa. Na minha opinião quem poder usar uma pistola de pintar aconselho vivamente a usar pois penso que o resultado de todo o tinjamento fica mais uniforme em vez de usar a esponja.
audia3041.th.jpg
[/URL][/IMG]

Por fim, Fase 6: Passado 24h aplicar com um condicionador a zona com um hidratante sobre a pele, esperar entre 10 min a 30 min e passar com um pano MF para retirar o excesso. Neste caso denotei ainda o preto que ainda estava solto nos bancos. Voltar a repetir e esperar entre 30 min a 1h para ficar mais hidratada possivel, limpar o excesso.

No fim ficam com um aspecto a novo como justificam as fotos do processo final 8):

20022012951.th.jpg
[/URL][/IMG]
20022012944.th.jpg
[/URL][/IMG]
20022012945.th.jpg
[/URL][/IMG]
20022012956.th.jpg
[/URL][/IMG]
20022012955.th.jpg
[/URL][/IMG]
20022012957.th.jpg
[/URL][/IMG]

Uma observação final, na ultima foto é visível as nervuras das zonas a onde estava deteriorada a pele o que é possível corrigir esta zona usando um outro kit que repara e dá um acabamento natural da pele com se tivesse saído logo da fabrica na qual podem usar no início antes de tingir a pele.

Um abraço e bom trabalho ;)

Jorge.
 
Obrigado ;).
Como não encontrei nada aqui que me ajuda-se sobre os tratamentos do bancos e para não precisarem de procurar noutros forum's deixo aqui uma ajudinha... ate hoje os bancos continuam impecáveis, a tinta não esta a descascar e a hidratação que lhe pus mantém ainda o brilho e a pele suave. 8)
 
bom trabalho
eu também me vou jogar a uma obra parecida na minha velhinha logo que os produtos cheguem.
Mas só vou limpar e hidratar pois não é preciso reparar e/ou pintar.

Mandei vir o GT11 e o GT12 desta loja Car Leather Cleaner
Acho que é do melhor que há e os preços são muito baratos
 
Pelo que indicaste parecem ser bons esses produtos, pelo que li não deixa a pele gordurosa e brilhante (ao contrario do que eu usei) e ainda deixam um cheiro a novo na pele pelo que percebi! Depois deixa aqui o teu feedback.
 
bem malta então hoje cheguei do trabalho e pus as mãos à obra.
Ao fim de 2 horas já nem sentia as mãos de tal forma que nem conseguia agarrar a esponja lolololololololololol

Material utilizado

1 x GT12 creme de limpeza (a textura parece mel)
1 x GT11 creme hidratante
2 x panos de microfibras (1 para passar o GT12 e o outro para limpar o excedente antes de aplicar o GT11)
1 x espanador para limpar e tirar o pó dos bancos
1 x escova de unhas para passar o GT12 caso sujidade mais dificil de sair (não foi preciso)


Antes







Depois de aplicar o GT12







Depois de aplicar o GT11










Aparenta estar brilhante e é natural pois as fotos foram tiradas dentro da garagem e o flash da máquina não perdoa.
O resultado final é mesmo excelente sem dúvida alguma.
O banco que merecia mais cuidado era mesmo só o do condutor e a diferença é bastante notório logo na primeira aplicação do GT12.
A Informação que tinha é que 1 garrafinha de cada de 250ml não chegaria para 2 bancos de Rools Royce ou Bentley mas a mim limpei os bancos, portas e tablier e sobrou-me 1/2 garrafa de GT12 e 1/4 de GT11.
Deixei o aquilo a "cozer" e depois de jantar vou novamente lá abaixo com uma toalha limpar o excedente.
Espero que gostem pois eu recomendo sem reservas estes produtos.
 
Last edited by a moderator:
nãoentendo pk ke as imagens aparecem em pequenino e a 1ª em grande....
 
Sim a diferença foi bastante evidente.
Aproveitei o que sobrou para limpar as cadeiras da minha sala de jantar, são em pele branca eo resultado foi brutal. Estavam bastante encardidas do nosso suor e basicamente bastante uso e ficaram branquinhas outra vez.
Um conselho, não comprem nunca cadeiras brancas.... lololol

Sent from Odin's device!
 
Back
Top