Boas!
Os quadrantes com o FIS (LCD central) a cores são norma nos carros que vêm com GPS de origem, seja ele um RNS-E,RNS-D ou apenas GPS no quadrante.
Contudo e apesar de parecer algo insignificante, não só têm uma definição melhor, como tem outra leitura, sobretudo com o GPS em funcionamento.
Além do mais, a nível estético fica muito melhor..... no entanto, esta mudança obriga à mudança de todo o quadrante.
Este tópico não é propriamente um DIY, mas será mais um conjunto de dicas e indicações para quem está a pensar fazer a alteração do quadrante para a versão com FIS a cores.
Basicamente será passar de:
Para:
Em primeiro lugar, há que saber que esta alteração tem de ser efectuada num concessionário oficial, isto porque a configuração do novo quadrante obriga a que este incorpore o imobilizador do carro em que está a ser montado, e segundo se sabe, esta operação exige que a máquina estja ligada a uma Base de dados na Alemanha... :shock:
Outra coisa a reter, é que a Audi não vai acertar Km's (nem para mais, nem para menos), pelo que os km's que estiverem marcados no novo quadrante são os que ficam. A audi faz um registo de que foi feita a alteração de quadrante na viatura e com quantos km's ficou a marcar....
Um outro aspecto importante que acabei por descobri na altura que efectuei a mudança, é que durante o modelo B6 houve uma alteração na forma como o quadrante recebe o sinal da velocidade. Assim:
Até 8E-3-100 000 (unidade 100.000 do MY 2003) - Sinal da velocidade é recebido via Gala
A partir 8E-3-100 001 (unidade 100.001 do MY 2003) - Sinal da velocidade é recebido via CAN
Dessa forma, convém escolher o quadrante ideal para cada carro... assim sendo fica aqui uma lista de quadrantes com FIS a cores:
Até 8E-3-100 000
8E0 920 930 EX - Diesel
8E0 920 930 HX - Gasolina
8E0 920 930 JX - Diesel
8E0 920 930 KX - Gasolina
A partir 8E-3-100 001
8E0 920 930 TX - Diesel
8E0 920 930 R - Diesel
8E0 920 931 X - Gasolina
8E0 920 931 AX - Gasolina (versão S4)
8E0 920 931 A - Gasolina (versão S4)
8E0 920 930 T - Diesel
é sempre possível por a funcionar um quadrante preparado para CAN num carro anterior a 8E-3-3-100 001, assim como por um quadrante preparado para GALA num carro posterior a 8E-3-3-100 001, mas obriga a um pouco de trabalho extra... o ideal é comprar logo o quadrante indicado usando as listagens colocadas anteriormente.
Passo a informar que na altura da mudança (Fev.2008), paguei pelo serviço na Audi (mudança de quadrante, configuração do quadrante e chaves) cerca de 65€, o que correspondeu a 1,5H de mão de obra.
Sempre que surgir alguma informação relevante irei adicionar a este tópico! 8)
Os quadrantes com o FIS (LCD central) a cores são norma nos carros que vêm com GPS de origem, seja ele um RNS-E,RNS-D ou apenas GPS no quadrante.
Contudo e apesar de parecer algo insignificante, não só têm uma definição melhor, como tem outra leitura, sobretudo com o GPS em funcionamento.
Além do mais, a nível estético fica muito melhor..... no entanto, esta mudança obriga à mudança de todo o quadrante.
Este tópico não é propriamente um DIY, mas será mais um conjunto de dicas e indicações para quem está a pensar fazer a alteração do quadrante para a versão com FIS a cores.
Basicamente será passar de:
Para:
Em primeiro lugar, há que saber que esta alteração tem de ser efectuada num concessionário oficial, isto porque a configuração do novo quadrante obriga a que este incorpore o imobilizador do carro em que está a ser montado, e segundo se sabe, esta operação exige que a máquina estja ligada a uma Base de dados na Alemanha... :shock:
Outra coisa a reter, é que a Audi não vai acertar Km's (nem para mais, nem para menos), pelo que os km's que estiverem marcados no novo quadrante são os que ficam. A audi faz um registo de que foi feita a alteração de quadrante na viatura e com quantos km's ficou a marcar....
Um outro aspecto importante que acabei por descobri na altura que efectuei a mudança, é que durante o modelo B6 houve uma alteração na forma como o quadrante recebe o sinal da velocidade. Assim:
Até 8E-3-100 000 (unidade 100.000 do MY 2003) - Sinal da velocidade é recebido via Gala
A partir 8E-3-100 001 (unidade 100.001 do MY 2003) - Sinal da velocidade é recebido via CAN
Dessa forma, convém escolher o quadrante ideal para cada carro... assim sendo fica aqui uma lista de quadrantes com FIS a cores:
Até 8E-3-100 000
8E0 920 930 EX - Diesel
8E0 920 930 HX - Gasolina
8E0 920 930 JX - Diesel
8E0 920 930 KX - Gasolina
A partir 8E-3-100 001
8E0 920 930 TX - Diesel
8E0 920 930 R - Diesel
8E0 920 931 X - Gasolina
8E0 920 931 AX - Gasolina (versão S4)
8E0 920 931 A - Gasolina (versão S4)
8E0 920 930 T - Diesel
é sempre possível por a funcionar um quadrante preparado para CAN num carro anterior a 8E-3-3-100 001, assim como por um quadrante preparado para GALA num carro posterior a 8E-3-3-100 001, mas obriga a um pouco de trabalho extra... o ideal é comprar logo o quadrante indicado usando as listagens colocadas anteriormente.
Passo a informar que na altura da mudança (Fev.2008), paguei pelo serviço na Audi (mudança de quadrante, configuração do quadrante e chaves) cerca de 65€, o que correspondeu a 1,5H de mão de obra.
Sempre que surgir alguma informação relevante irei adicionar a este tópico! 8)